Pesquisar No Site

Ciapi apresenta os desafios da deficiência visual e promove atividades de vivência

Ciapi apresenta os desafios da deficiência visual e promove atividades de vivência
Ciapi apresenta os desafios da deficiência visual e promove atividades de vivência

Em alusão a 7ª Semana de Prevenção às Deficiências, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) realizou nessa quinta-feira (22/08), palestra e vivência em grupo abordando o tema “Vivendo a Experiência da Deficiência Visual”.

#PraCegoVer: Grupos de pessoas dividas para começarem as atividades de vivência. Parte está em pé encostado na parede e outras estão assentadas. No centro o fisioterapeuta Mario Vitório dá algumas explicações. (Foto: Cláudio Gomes/ PMC)

A palestra, realizada na sala de cinema do CIAPI, contou com mais de 30 participantes, desde munícipes a usuários do próprio espaço e foi ministrada por três profissionais do Centro Integrado, Yasmin Ferreira (Psicóloga), Mario Vitório (Fisioterapeuta) e Elisete Queiroz (Terapeuta Ocupacional).

Cada um deles abordou com profundidade os desafios encontrados pelos deficientes visuais ao andarem pelas ruas, a função das pessoas que guiam e os tipos de aparelhos que eles usam.

O início das atividades práticas foi marcado pela divisão dos participantes em três grupos. Cada um deles viveu de forma diferente a experiência da deficiência visual.

Um grupo usou tampões para passar pela experiência da perda da visão total e tiveram que se locomover pela sala e ser guiados por outras pessoas.

#PraCegoVer: Foto mostra um homem e duas mulheres em pé, usando vendas pretas cobrindo os olhos, enquanto profissional está na frente deles auxiliando (Foto: Divulgação/ PMC)

Uma das participantes das atividades, Isabel Cristina Abreu, percebeu como é difícil ficar sem a visão. “Conduzir e ser conduzida são coisas diferentes, mas passar por ambas as situações me fez sentir insegura. Quando estava vendada, senti como se tivesse perdido minha independência”, esclareceu.

O segundo grupo passou pela vivência da perda da visão parcial, utilizando óculos com círculo preto tapando a frente para reduzir o alcance. Aqueles que colocavam os óculos, o profissional pedia para que identificassem o objeto que estavam usando (uma bola), quais as cores e onde estava.

E o terceiro grupo experimentou a baixa visão moderada, quando se enxerga as coisas até determinada distância e com baixa resolução. As pessoas também usaram óculos especiais e tinham que tentar ler algumas placas.

Todas as atividades tiveram a proposta de mostrar aos participantes a importância de respeitar, ajudar e se solidarizar com o próximo. Segundo o fisioterapeuta Mario Vitório, foi muito importante a participação de todos.

“A vivência pelo qual passaram foi também uma maneira de alertá-los para a prevenção de possíveis acidentes e para que saibam como ajudar, mantendo a paciência e a empatia”, finalizou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando serviços de limpeza e operação Bota-fora em bairros das regiões Centro e Norte do município. Entre os bairros da região Norte está o Garden Mar, que recebeu esta semana equipes da Sesep em todas as suas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 12/04/2024
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de terça-feira (02) a apreensão de um veículo, sob suspeita de ter sido furtado. Por volta das 19h30, um agente de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, ao fazer o patrulhamento na região central da cidade, avistou

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 03/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024