Pesquisar No Site
Prefeitura prossegue com instalação de mais de 100 lombadas para diminuir a velocidade no trânsito
Prefeitura prossegue com instalação de mais de 100 lombadas para diminuir a velocidade no trânsito
A prefeitura de Caraguatatuba prossegue com os trabalhos de instalação de lombadas em toda a cidade. Somente no final de semana foram instaladas sete, nos bairros Jardim Gaivotas e uma no Indaiá e para hoje (21/01) estão programadas mais uma para o Indaiá e três para o bairro Vapapesca, na região Sul da cidade.
No Gaivotas, a rua Pica Pau recebeu três lombadas, sendo que duas delas foram instaladas nas extremidades da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira. No mesmo bairro, a rua Pavão de Ouro também recebeu a benfeitoria.
No Indaiá, até o final da tarde de hoje, serão instaladas três lombadas na avenida Alagoas. Entre hoje e amanhã, estão programadas mais uma lombada para a rua Belém, no Indaiá e mais três para a avenida Josefa Gonçalves de Almeida, no Vapapesca, região Sul.
O objetivo é aumentar a segurança no trânsito e para isso, Caraguatatuba deverá receber nos próximos meses mais de 100 lombadas, que estão sendo instaladas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão nos diversos pontos mais críticos da cidade.
As lombadas são colocadas em ruas e avenidas onde há a necessidade de reduzir a velocidade dos veículos, nos casos em que estudos técnicos de engenharia de tráfego demonstram risco potencial de acidentes cujo fator determinante é o excesso de velocidade praticado no local e onde outras alternativas de engenharia de tráfego são ineficazes.
Juntamente com as lombadas, são instaladas também as sinalizações no entorno, ou seja, as placas indicando a velocidade máxima permitida e de indicação da lombada.
O vice-prefeito e secretário da pasta, Campos Júnior, destaca que as lombadas atendem a solicitações de munícipes. “Mas é importante destacar que existem outros recursos para disciplinar o trânsito. Quando esses recursos não são eficazes, recorremos à última alternativa que é a instalação da lombada. Para isso, são feitos estudos prévios que apontam qual a melhor alternativa para tornar mais seguro o trânsito em determinados pontos da cidade”.
Veja Também Recentes
Pré-conferências de Saúde abrem espaço para participação popular em Caraguatatuba
Moradores de Caraguatatuba e profissionais da área da saúde podem participar das pré-conferências municipais, que começam na próxima segunda-feira (25), para discutir propostas e prioridades para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Os encontros são abertos à população em geral e não exigem vínculo com o Sistema
Programa Profissionaliza Caraguá conclui mais duas turmas de funilaria com certificação do Senai
A Secretaria Municipal de Governo, por meio do Programa Profissionaliza Caraguá, entregou certificado de conclusão de curso aos alunos de mais duas turmas do curso de Aperfeiçoamento Profissional de Funilaria de Brilho, oferecido gratuitamente aos munícipes com idade mínima de 16 anos e com o 7º ano do Ensino Fundamental
Secretaria de Governo promove mais de 30 atendimentos na unidade móvel do Sebrae para orientar empreendedores de Caraguatatuba
A presença de uma unidade móvel do Sebrae na Praça do Caiçara em Caraguatatuba na quarta-feira (27), possibilitou o atendimento de mais de 30 micro e pequenos empreendedores do município que buscaram informação sobre formalização de negócio, abertura de empresa, declaração de imposto de renda, linhas de crédito, entre outros
Mulheres empreendedoras do Litoral Norte recebem dicas para concorrerem ao prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Quais negócios podem concorrer ao Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios 2026, como efetuar a inscrição, documentação, como realizar uma apresentação eficiente e eficaz por meio de um vídeo de dois minutos, necessário neste processo, foram os assuntos abordados na oficina “Trajetórias de Valor”, ministrada pelos analistas de Negócios do Sebrae
Fundacc lança primeiros editais da PNAB 2026 em Caraguatatuba
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) lançou na última segunda-feira (25/5), os primeiros editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo II, marcando o início das ações da política cultural federal no município, em 2026. Entre as principais novidades deste ciclo está a