Pesquisar No Site
Comunidade e poder público constroem juntos o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê

Comunidade e poder público constroem juntos o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê

#PraCegoVer Participantes sentados assistem a apresentação do cronograma de trabalho para construção do Plano de Manejo do Parque. (Foto: Luis Gava/PMC)
Na manhã do último sábado, dia 08 de dezembro, foi realizada a Oficina de Apresentação de Trabalho para construção do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), na EMEF Carlos Altero Ortega, no Porto Novo.
O encontro, aberto ao público, teve por objetivo nivelar o entendimento sobre a elaboração do plano de manejo do PNMJ, apresentar o plano de trabalho e trocar informações sobre aspectos socioambientais e econômicos importantes da região, especialmente do ponto de vista dos participantes locais.
Antes do início da oficina, foram apresentados os membros do conselho gestor do parque. Ao total são 14 cadeiras, sendo sete representantes do poder público e sete da sociedade civil. Também foi realizada a primeira deliberação que definiu o logotipo do Parque. Apesar de ser consultivo, o conselho deve aprovar o documento final do Plano de Manejo.
Durante a oficina, que durou cerca de 3 horas, a empresa Ambiens, responsável pelos estudos e elaboração do plano, realizou a apresentação do cronograma de trabalho e suas fases e iniciou uma dinâmica de grupo com os presentes para levantar as expectativas e ideias da comunidade e conselho com relação ao manejo do parque. Ao final, os participantes sentaram em roda para partilhar e comentar todos os pontos discutidos, com destaque para o incentivo à pesquisa, turismo, desenvolvimento socioambiental e educação ambiental, temas bastante enfatizados por todos.
Conhecido na comunidade por seu trabalho à frente da ONG ACAJU, Pedro Paes Sobrinho é membro do conselho e participante assíduo dos eventos que discutem melhorias para o Juqueriquerê. “Eu já participei de muitos encontros como esse porque quero o melhor para o parque e o rio. Se estou aqui hoje é porque acredito que agora vou ver as coisas acontecerem”, destacou.
Para o secretário da pasta, Marcel Luiz Giorgeti, foi uma excelente oportunidade para troca de experiências e dar sequência às etapas do plano. “Conversamos com a comunidade e ouvimos aqueles que vivem no entorno do Parque, assim como fizemos com os estudos para revitalização do Rio Juqueriquerê. O prefeito Aguilar Junior quer que este seja um governo cada vez mais participativo, onde o poder público e comunidade se unem para um bem comum”, destacou.

#PraCegoVer Participantes se reúnem em grupos para discutir aspectos do uso do parque. Na mesa, eles têm um cartaz e canetinhas para anotar os pontos importantes. (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
Plano de Manejo para o PNMJ
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê foi criado através do Decreto Nº 47, de 28 de março de 2012. Segundo a Lei Federal nº 9.985/2000, regulamentada pelo Decreto n° 4.340/2002, o Parque Natural Municipal é uma Unidade de Proteção Integral, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos em lei, e tem como objetivo a preservação da natureza, o turismo de base ecológica e a realização de pesquisas científicas.
O Plano de Manejo tem por objetivo ordenar o território e orientar as ações de gestão para que os objetivos de criação da Unidade de Conservação sejam cumpridos.
Veja Também Recentes

Fundacc está com inscrições abertas até 10 de agosto para 2º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba
Foi lançado na última semana o edital para execução cultural no 2º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto (sábado e domingo), no Polo Cultural do Centro. As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de agosto. Podem ser inscritas apresentações artísticas,

Caraguatatuba recebe limpeza de praia no mangue do Camaroeiro neste domingo com comemoração especial
Entre várias atividades planejadas para este domingo (27) em Caraguatatuba, o dia será marcado também pela ação ambiental de limpeza de praia no mangue do Camaroeiro. O evento começa às 8h, com concentração na Rua Sebastião Izidoro, e segue até às 12h. A atividade é organizada pelo “Guardião da Costeira”,

Caraguatatuba convoca 110 estagiários aprovados nos processos seletivos de 2025 e 2024
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba chamou mais 110 aprovados dos Processos Seletivos Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2025 e Complementar 01/2024 se apresentar até a próxima quinta-feira (10/7), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria

GCM de Caraguatatuba intercepta veículos clonados e caso de apropriação indébita em diferentes pontos da cidade
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registrou três ocorrências relevantes entre os dias 4 e 7 de julho em crimes como clonagem de veículos, adulteração de sinais identificadores e apropriação indébita. As ações foram desencadeadas a partir de alertas emitidos pelo Centro de Operações Integradas (COI). No dia 4 de

“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” é sucesso de público
A quadra do Ciapi – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, no bairro Jardim Jaqueira, ficou pequena para tanta gente que foi prestigiar o “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, no sábado (5). A Festa Julina, realizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência