Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe limpeza de praia no mangue do Camaroeiro neste domingo com comemoração especial
Caraguatatuba recebe limpeza de praia no mangue do Camaroeiro neste domingo com comemoração especial
Entre várias atividades planejadas para este domingo (27) em Caraguatatuba, o dia será marcado também pela ação ambiental de limpeza de praia no mangue do Camaroeiro. O evento começa às 8h, com concentração na Rua Sebastião Izidoro, e segue até às 12h.

#PraTodosVerem: Voluntários e equipes do Guardião da Costeira realiza limpeza no mangue do Camaroeiro (Foto: Luis Gava/PMC)
A atividade é organizada pelo “Guardião da Costeira”, Gigliard Ferreira, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A participação é voluntária e aberta a todos os interessados.
A edição será ainda mais especial, pois celebra os nove anos de trabalho de Gigliard Ferreira, que atua de forma voluntária na preservação das áreas costeiras da cidade. O evento reforça a importância do trabalho conjunto entre a comunidade e o poder público na conservação das áreas naturais de Caraguatatuba.
Com anos de atuação na área, Gigliard se consolidou como uma referência em preservação ambiental. Há anos, dedica-se à identificar e remover materiais tóxicos ao meio ambiente, como plásticos, isopor, metais e outros resíduos, que frequentemente são descartados indevidamente por banhistas ou chegam ao mar e às encostas por meio de correntes fluviais e outros processos também frutos de descartes irregulares.
Em suas ações, reforça constantemente a importância da conservação dos ecossistemas locais e dos impactos que o descarte inadequado de resíduos pode causar na biodiversidade e na saúde ambiental.
A limpeza de praias ajuda a manter os ecossistemas costeiros equilibrados. Além de contribuir na preservação da fauna e flora locais, a ação também melhora a qualidade de vida da população, pois ajuda a reduzir a poluição das águas e do solo.
O engajamento da comunidade é fundamental, especialmente quando se trata do cuidado ao mangue, muito comumente dito como o “berçário da vida marinha”, um dos ecossistemas mais produtivos e ricos da natureza.
Secretaria de Comunicação Social – 24/7/2025
Veja Também Recentes
CaraguaPrev faz prova de vida dos aniversariantes de julho até dia 31
Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de julho podem fazer o recadastramento anual obrigatório até dia 31, das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev
Aloha Spirit 2026 espera mais de 4 mil pessoas em Caraguatatuba e segue com inscrições para corrida de rua
Caraguatatuba recebe, entre os dias 14 e 16 de agosto, mais uma etapa do Aloha Spirit, festival que reúne competições de esportes aquáticos, corrida de rua e atrações culturais. O evento será na Praia do Centro e deve atrair atletas e visitantes de diversas regiões do Brasil e do exterior.
“Encontro de Ilustradores” marca Quarta Literária no mês de julho
A próxima Quarta Literária da Kaká já tem data marcada. O encontro será realizado no dia 29 de julho (quarta-feira), às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, localizada na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever. Com o
Trabalho ostensivo da Guarda Municipal reforça segurança e culmina na prisão de foragido da Justiça
Na tarde de sexta-feira (24), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, durante patrulhamento preventivo na região sul do município, receberam informações do Centro de Operações Integradas (COI) sobre a circulação de um veículo cujo condutor possuía mandado de prisão em aberto. Diante das informações, a equipe intensificou o
Eleitos novos Conselheiros Representantes da Sociedade Civil do Comdefi gestão 2026/2029
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi) realizou eleição para Conselheiros Representantes da Sociedade Civil, gestão 2026/2029, terça-feira (14), e contou com 324 eleitores votantes. No segmento das Associações Civis que atuam no atendimento e defesa das Pessoas com Deficiências (PcD) foram eleitas a APAE – Associação
