Pesquisar No Site

Comunidade e poder público constroem juntos o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê

Destaques
P_20181208_112214
Comunidade e poder público constroem juntos o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê

#PraCegoVer Participantes sentados assistem a apresentação do cronograma de trabalho para construção do Plano de Manejo do Parque. (Foto: Luis Gava/PMC)

Na manhã do último sábado, dia 08 de dezembro, foi realizada a Oficina de Apresentação de Trabalho para construção do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), na EMEF Carlos Altero Ortega, no Porto Novo.

O encontro, aberto ao público, teve por objetivo nivelar o entendimento sobre a elaboração do plano de manejo do PNMJ, apresentar o plano de trabalho e trocar informações sobre aspectos socioambientais e econômicos importantes da região, especialmente do ponto de vista dos participantes locais.

Antes do início da oficina, foram apresentados os membros do conselho gestor do parque. Ao total são 14 cadeiras, sendo sete representantes do poder público e sete da sociedade civil. Também foi realizada a primeira deliberação que definiu o logotipo do Parque. Apesar de ser consultivo, o conselho deve aprovar o documento final do Plano de Manejo.

Durante a oficina, que durou cerca de 3 horas, a empresa Ambiens, responsável pelos estudos e elaboração do plano, realizou a apresentação do cronograma de trabalho e suas fases e iniciou uma dinâmica de grupo com os presentes para levantar as expectativas e ideias da comunidade e conselho com relação ao manejo do parque. Ao final, os participantes sentaram em roda para partilhar e comentar todos os pontos discutidos, com destaque para o incentivo à pesquisa, turismo, desenvolvimento socioambiental e educação ambiental, temas bastante enfatizados por todos.

Conhecido na comunidade por seu trabalho à frente da ONG ACAJU, Pedro Paes Sobrinho é membro do conselho e participante assíduo dos eventos que discutem melhorias para o Juqueriquerê. “Eu já participei de muitos encontros como esse porque quero o melhor para o parque e o rio. Se estou aqui hoje é porque acredito que agora vou ver as coisas acontecerem”, destacou.

Para o secretário da pasta, Marcel Luiz Giorgeti, foi uma excelente oportunidade para troca de experiências e dar sequência às etapas do plano. “Conversamos com a comunidade e ouvimos aqueles que vivem no entorno do Parque, assim como fizemos com os estudos para revitalização do Rio Juqueriquerê. O prefeito Aguilar Junior quer que este seja um governo cada vez mais participativo, onde o poder público e comunidade se unem para um bem comum”, destacou.

#PraCegoVer Participantes se reúnem em grupos para discutir aspectos do uso do parque. Na mesa, eles têm um cartaz e canetinhas para anotar os pontos importantes. (Foto: Mayara Peixoto/PMC)

Plano de Manejo para o PNMJ

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê foi criado através do Decreto Nº 47, de 28 de março de 2012. Segundo a Lei Federal nº 9.985/2000, regulamentada pelo Decreto n° 4.340/2002, o Parque Natural Municipal é uma Unidade de Proteção Integral, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos em lei, e tem como objetivo a preservação da natureza, o turismo de base ecológica e a realização de pesquisas científicas.

O Plano de Manejo tem por objetivo ordenar o território e orientar as ações de gestão para que os objetivos de criação da Unidade de Conservação sejam cumpridos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba
Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira (26) reparos na rede de águas pluviais que corta a Avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na região entre os bairros Indaiá e Aruan. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que fará a troca da tubulação

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 26/03/2024
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nos próximos dias os trabalhos de desmobilização, incluindo avaliação ambiental e destinação correta dos resíduos acumulados na ATT (Área de Transbordo e Triagem), localizada no bairro do Barranco Alto, Região Sul do município. A ação faz parte do cumprimento da sentença exarada da Ação Civil

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024