Pesquisar No Site
Plano Preventivo de Defesa Civil é debatido em Caraguatatuba

Plano Preventivo de Defesa Civil é debatido em Caraguatatuba
Com o objetivo de debater e ampliar o conhecimento a respeito do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que entrou em vigor no dia 1º de dezembro desse ano, a Prefeitura de Caraguatatuba reuniu ontem (13/12) representantes de diversas secretarias envolvidas, em caso de necessidade.

Fotos: Luís Gava/PMC
A reunião, realizada na Secretaria de Educação, foi comandada pelo vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Júnior, que abriu o encontro fazendo um breve histórico sobre a criação da Defesa Civil no Estado de São Paulo.
Segundo o secretário, hoje, com toda experiência e conhecimento sobre intensidade e acumulados de chuva, é possível preparar o município para possíveis casos de escorregamento e enchentes.
No encontro, foram tratadas questões como o papel de cada secretaria durante ocorrências, as dificuldades de a administração conter as ocupações clandestinas, o alojamento de pessoas desabrigadas, o atendimento médico e social às vítimas, entre outros aspectos.
Campos Júnior considera importante aprofundar as discussões a respeito do assunto, entre as pessoas envolvidas no PPDC. “Temos que trocar experiências e conhecer o papel de cada um, dentro de um processo que exige rápidas decisões, atendimentos de emergência”.
O comandante do 4º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros, Capitão Newton Krüger define o PPDC como sendo “uma ferramenta de convivência com o risco, existente em toda a faixa litorânea, principalmente durante o período de verão”.
Para Krüger, trabalhar com pessoas é um grande prazer ao mesmo tempo que é uma grande dificuldade. “É neste cenário de pessoas em risco e fatores como chuva, alagamentos, escorregamentos que temos que trabalhar. A questão é que sozinhos, não fazemos nada. Temos que nos organizar para fazer o melhor. Esse não é um problema da Defesa Civil. É um problema da cidade, gerenciado pela Defesa Civil”.
Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, funcionários das secretarias de Habitação, Informática, Saúde (Centro de Controle de Zoonoses), Serviços Públicos, Trânsito, integrantes da Defesa Civil. Também participaram representantes da Sabesp, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Veja Também Recentes

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta do Estado sobre fortes chuvas nesta quinta e sexta-feira
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo entre quinta-feira (24), e sexta-feira (25). As regiões com maior atenção no momento são além do Litoral Norte, a Região Metropolitana de

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta