Pesquisar No Site

Caraguatatuba conquista sua melhor posição no Município VerdeAzul desde sua adesão há 7 anos

Caraguatatuba conquista sua melhor posição no Município VerdeAzul desde sua adesão há 7 anos

Caraguatatuba obteve a 12ª classificação no Ranking Ambiental 2017 do Estado de São Paulo, subindo 17 posições desde o ano passado e recebendo mais uma vez o certificado de Município VerdeAzul.

Caraguatatuba conquista sua melhor posição no Município VerdeAzul desde sua adesão há 7 anos (Fotos: Luis Gava/PMC)

Fotos: Luis Gava/PMC

O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

O anúncio dos municípios premiados foi feito nesta quarta-feira (13), no Palácio Bandeirantes, em São Paulo, durante a comemoração de 10 anos do Programa Município VerdeAzul (PMVA). A classificação deste ano foi para 48 municípios que conseguiram atingir nota superior a 80 pontos. Caraguatatuba atingiu 89,19 pontos.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), Marcel Giorgeti, considera uma grande vitória a posição alcançada. “Foi a melhor pontuação do município desde a sua adesão ao programa, há sete anos”. Em 2016, Caraguatatuba ficou em 29ª posição e em 2015, na 51ª posição.

O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pela cidade. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.

Com o resultado positivo no ranking, os planos da Smaap são de pleitear junto ao FECOP recursos para a aquisição de equipamentos que possam ajudar no trabalho de controle da poluição, como trituradores de poda, lixeiras e eco-pontos. “Vamos estudar as prioridades antes de fazer a solicitação”, planeja o secretário.

Programa MVA

O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.

A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 1º Encontro de Startups do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe 1º Encontro de Startups do Litoral Norte

O Governo Municipal de Caraguatatuba, em parceria com o Sebrae-SP, realiza o 1º Encontro de Startups do Litoral Norte, nos dias 10 e 11 deste mês, na Secretaria de Turismo. O encontro conta ainda com o apoio do Senai e do UpLab e proporcionará aos participantes uma imersão com visitas

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/06/2025
MACC recebe representantes das Comunidades Caiçaras na 23ª Semana Nacional de Museus
MACC recebe representantes das Comunidades Caiçaras na 23ª Semana Nacional de Museus

Dentro da programação da 23ª Semana Nacional de Museus, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) realizou na última semana, de 12 a 16/5, diversas atividades culturais. O Museu recebeu representantes das Comunidades Caiçaras de Caraguatatuba para rodas de conversa com a população. Participaram Ladsla Coelho Crispim, do

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 19/05/2025
Caraguatatuba oferece 109 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba oferece 91 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 91 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (26), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 26/05/2025
Sebrae de Caraguatatuba realiza capacitação sobre comportamento empreendedor e técnicas de apresentação de negócios
Sebrae de Caraguatatuba realiza capacitação sobre comportamento empreendedor e técnicas de apresentação de negócios

O Sebrae de Caraguatatuba realiza na próxima terça-feira (27), uma capacitação voltada a microempreendedores e interessados em impulsionar seus negócios com mais estratégia e confiança. Como parte da Semana do MEI, a programação incluiu o encontro “Comportamento Empreendedor e o Poder do Pitch”. A capacitação ocorre das 19h às 21h,

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/05/2025
Caraguatatuba é contemplada com oito câmeras de monitoramento do Programa Muralha Paulista
Caraguatatuba é contemplada com oito câmeras de monitoramento do Programa Muralha Paulista

Caraguatatuba recebe nos próximos meses oito câmeras de monitoramento dentro do Programa Muralha Paulista, instituído pelo Decreto nº 68.828, de 4 de setembro de 2024,do governo do estado de São Paulo. A política pública de segurança estadual visa monitorar os deslocamentos dos criminosos no território paulista com o aumento da

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 21/05/2025