Pesquisar No Site
Caraguatatuba conquista sua melhor posição no Município VerdeAzul desde sua adesão há 7 anos

Caraguatatuba conquista sua melhor posição no Município VerdeAzul desde sua adesão há 7 anos
Caraguatatuba obteve a 12ª classificação no Ranking Ambiental 2017 do Estado de São Paulo, subindo 17 posições desde o ano passado e recebendo mais uma vez o certificado de Município VerdeAzul.

Fotos: Luis Gava/PMC
O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).
O anúncio dos municípios premiados foi feito nesta quarta-feira (13), no Palácio Bandeirantes, em São Paulo, durante a comemoração de 10 anos do Programa Município VerdeAzul (PMVA). A classificação deste ano foi para 48 municípios que conseguiram atingir nota superior a 80 pontos. Caraguatatuba atingiu 89,19 pontos.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), Marcel Giorgeti, considera uma grande vitória a posição alcançada. “Foi a melhor pontuação do município desde a sua adesão ao programa, há sete anos”. Em 2016, Caraguatatuba ficou em 29ª posição e em 2015, na 51ª posição.
O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pela cidade. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.
Com o resultado positivo no ranking, os planos da Smaap são de pleitear junto ao FECOP recursos para a aquisição de equipamentos que possam ajudar no trabalho de controle da poluição, como trituradores de poda, lixeiras e eco-pontos. “Vamos estudar as prioridades antes de fazer a solicitação”, planeja o secretário.
Programa MVA
O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.
A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.
Veja Também Recentes

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 125 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes