Pesquisar No Site

Aguilar Junior implanta novo serviço de coleta seletiva no município

coleta seletiva-01
Aguilar Junior implanta novo serviço de coleta seletiva no município

A cidade de Caraguatatuba vai poder contar com um novo serviço de coleta seletiva que irá atender todo o município a partir da próxima semana. O lançamento oficial acontece na próxima quarta-feira (23) em cerimônia que será realizada junto às cooperativas da cidade.

Ao todo, mais de 30 pessoas, entre cooperados e funcionários da Electra Pavimentação e Construção Civil Ltda, empresa responsável pela coleta, estão envolvidos neste novo sistema de gestão, que colocará Caraguatatuba entre as cidades que desenvolvem políticas públicas em resíduos sólidos, para a preservação do Meio Ambiente.

Hoje a cidade produz mais de 100 toneladas de lixo por mês. Destes, mais de 30 são de materiais recicláveis, porém, apenas nove toneladas são reutilizadas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura, Marcel Giorgeti, isso significa que, do lixo coletado em Caraguatatuba, cerca de 30% é reciclável, porém, apenas 2% é reaproveitado.

Além disso, conforme o secretário, todo lixo coletado é levado diariamente para a cidade de Jambeiro, já que não há na região nenhum aterro licenciado para a destinação dos resíduos, o que encarece significativamente o serviço.

Giorgeti ressalta que com a inovação no serviço de coleta seletiva, os gastos com os serviços  diminuirá drasticamente, uma vez que esse material segregado não será mais disponibilizado para o transbordo.

Outro ponto importante destacado por ele é que, a coleta eficiente está diretamente ligada com a questão da sustentabilidade, pois esses materiais que são considerados “lixo” podem ser reciclados.

Para o prefeito Aguilar Junior, além da questão ambiental e de limpeza pública, a medida vai reforçar os serviços dos cooperados, já que todo material coletado será entregue as cooperativas cadastradas na prefeitura que irão realizar a triagem, aumentando a eficácia do trabalho. “Sem contar a geração de renda e emprego e, principalmente o fomento social”, destacou.

O prefeito ressalta ainda que o serviço será levado a todos os bairros e a coleta será feita porta a porta, em residências, condomínios, comércios, órgãos públicos, entre outros pontos.

Além da Coleta Seletiva, também estão programadas capacitação técnica para os cooperados e atividades de educação ambiental que contemplará toda a comunidade, bem como adequação na legislação municipal.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba fará adesão ao Convênio Facilita do Governo do Estado
Caraguatatuba fará adesão ao Convênio Facilita do Governo do Estado

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, participou na última sexta-feira (15/3) do encerramento do 66º Congresso Estadual de Municípios, realizado na cidade de Campos do Jordão. O evento teve a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o secretário de Governo e Relações

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 18/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que a Coleta Seletiva estará suspensa amanhã (29), em função do feriado da Sexta-feira Santa. Do mesmo modo, os Ecopontos funcionarão em horários reduzidos, das 8h30 às 14h. No sábado os locais abrem normalmente, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público

O Champs Open Internacional de Beach Tennis agitou o último final de semana em Caraguatatuba com grandes nomes da modalidade em todo o país e alguns dos principais destaques do mundo. Com a arena completamente lotada na Praia do Indaiá, a cidade se despediu das disputas entre os gigantes do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/03/2024
Fundacc lança “Na praia com Livros e Histórias”
Fundacc lança “Na praia com Livros e Histórias”

E se na praia, além do bronze, você também pegasse livros e ouvisse boas histórias? Com o objetivo de fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias da região, a partir do dia 9 de março, a Fundacc dá início à ação cultural “Na praia com Livros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 04/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (8) para limpeza do espaço. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (11) após a conclusão dos trabalhos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/03/2024