Pesquisar No Site
Workshop define problemas comuns de Meio Ambiente das cidades do Litoral Norte
Workshop define problemas comuns de Meio Ambiente das cidades do Litoral Norte
Caraguatatuba promoveu nesta quinta-feira (20), workshop para detalhar os problemas comuns enfrentados pelas quatro cidades do Litoral Norte, referente a questões ambientais.
O evento, uma iniciativa da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão, por meio do Governo do Estado, contou com representantes de todas as prefeituras da região, e, também, do município de Ilha Comprida, Litoral Sul do estado.

Workshop de Meio Ambiente (Foto: Claudio Gomes/PMC)
A intenção foi conhecer os detalhes dos problemas levantados por cada cidade e verificar a possibilidade de aplicar o conceito do Satoumi (que representa o ideal de convivência entre seres humanos e natureza), na região.
O conceito consiste basicamente em um modelo ideal de sociedade sustentável, com o desenvolvimento de projetos voltados a integração de todo sistema.
Para isso, durante o encontro, as cidades apresentaram resumidamente as dificuldades encontradas, concluído que as questões relativas a destinação de resíduos, coleta seletiva e educação ambiental, são ineficientes e amadoras, acarretando ainda custo alto para os municípios.
De acordo com Marcel Giorgeti, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, somente Caraguatatuba transborda cerca de 1,5 tonelada de resíduos todos os meses para o aterro sanitário de Jambeiro. “Esta é uma realidade de todo o litoral, já que não há na região nenhum aterro licenciado para a destinação do lixo”, ressaltou.
Ainda de acordo com ele, outro agravante, é a coleta seletiva que, considerando a particularidade de cada cidade, todas tem uma realidade amadora. “Hoje do lixo coletado em Caraguatatuba, 31% é reciclável, contudo, deste percentual apenas 2% é reciclado efetivamente”, esclareceu.

Workshop de Meio Ambiente (Foto: Claudio Gomes/PMC)
Para o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Leandro Saadi, com essa realidade comum, o ideal é investir na educação ambiental implementando projetos que envolvam toda a sociedade.
O representante do governo do Estado, Antonio de Pádua Chagas, responsável pela interface com a Jica, esclareceu que a partir de agora, com o diagnóstico dos problemas comuns das cidades, a Agência irá compilar todos os dados e elaborar um programa que possa ser aplicado em toda região.
Segundo ele, até a próxima terça-feira (25) todos os dados serão enviados para análises no Japão e posteriormente será apresentado aos municípios um prognóstico para avaliação.
A intenção, conforme ele, é incentivar um trabalho integrado na região, por meio de convênio, intercâmbios profissionais e serviços, sobre tecnologia avançada nas questões voltadas para os resíduos e qualidade da água.
O vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, cap. Campos Junior, representou o prefeito Aguilar Junior durante o encontro.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba conta com 123 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 123 vagas de emprego nesta segunda-feira (5), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Caraguatatuba é selecionada para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae 2026
Caraguatatuba foi selecionada para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae 2026, que será realizada de 19 a 22 de outubro, no pavilhão de exposições São Paulo Expo, na capital paulista. Durante todo o evento, a participação ocorrerá no espaço Crie Políticas Públicas, integrado à Arena Cidade Empreendedora – Cidades
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe novo treinamento da Geopixel Monitor para observação meteorológica em tempo real
Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participou de um treinamento na terça-feira (29), em sua sede, para conhecer novas funcionalidades da plataforma Geopixel Monitor, utilizada pelo município desde 2022. Esta plataforma realiza o monitoramento e alerta de eventos extremos em tempo real para o município, por meio da coleta de
Caraguatatuba abre inscrições para 32 bolsas de estudo e prazo vai até 31 de outubro
Estão abertas as inscrições do processo seletivo da Prefeitura de Caraguatatuba para concessão e renovação de 32 bolsas de estudos no Colégio Módulo. As oportunidades são destinadas a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica do município, com descontos de 33,33%, 50% e 100%. Quem optar pela inscrição presencial pode entregar a documentação
CAPSi de Caraguatatuba promove atividades lúdicas durante Mês das Crianças e reforça que “brincar também é cuidar”
Acolhimento, afeto, criatividade e momentos de descontração fizeram parte das ações do Mês das Crianças no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de Caraguatatuba. A iniciativa proporcionou experiências lúdicas aos pacientes acompanhados pelo serviço e reforçou a importância do brincar e dos vínculos afetivos no cuidado com a saúde mental