Pesquisar No Site

Secretários de Caraguatatuba visitam UTGCA e alinham dinâmicas de trabalho

Visita_UTGCA_01_GG
Secretários de Caraguatatuba visitam UTGCA e alinham dinâmicas de trabalho

Uma comitiva formada por secretários e vereadores de Caraguatatuba visitaram esta semana a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) Monteiro Lobato, com objetivo de alinhar as dinâmicas de trabalho e comunicação entre os órgãos.

A comitiva foi recebida pelo gerente da unidade, Alisson Cardoso, que apresentou os trabalhos de operação desenvolvidos internamente, além do programa que integra o poder público e a comunidade do entorno.

A  UTGCA ocupa uma área de 1 milhão de m² e tem capacidade  pra processar diariamente até 20 milhões de m³ de gás natural, oriundos de várias plataformas interligadas à Plataforma de Mexilhão (PMXL -1),  que chegam a unidade por meio do Gasoduto de Mexilhão (Gasmex).

Secretários de Caraguatatuba visitam UTGCA e alinham dinâmicas de trabalho

Secretários de Caraguatatuba visitam UTGCA e alinham dinâmicas de trabalho (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)

De acordo com Cardoso, a UTGCA opera no município desde março de 2011 e hoje conta com cerca de 800 trabalhadores. Destes, 40% são servidores de carreira da Petrobras.

A unidade, segundo ele, se tornou essencial para viabilizar a produção de petróleo e gás natural no pré-sal da Bacia de Santos, o que a coloca como base estratégica para o país, contribuindo para a oferta de gás ao mercado brasileiro.

A Unidade de Tratamento completou cinco anos de produção em 2016,  com uma marca de 18,51 bilhões de m³ de gás natural processado, 10,60 milhões de barril de óleo equivalente (boe) de C5+,  e 4,93 de boe de GLP. Este volume de GLP representa cerca de 32 milhões de botijões de gás de 13Kg ( gás de cozinha), conforme explicou o gerente da unidade.

Além dos trabalhos de produção e armazenamentos, a UTGCA desenvolve também programas junto a comunidade. Entre eles, o APELL, que prepara a comunidade para situações de emergências; o programa de Educação Ambiental que promove oficinas de fortalecimento social, metida mitigadora estabelecida pelo IBAMA, e o programa de Comunicação Social, que promove diálogos abertos com a comunidade, também exigido pelo IBAMA, para o licenciamento ambiental do empreendimento.

De acordo com a comitiva que representou o prefeito Aguilar Junior, a visita técnica servirá como base para a elaboração de um canal de comunicação entre a Petrobras e a Prefeitura.

Para eles, o objetivo é manter a comunidade informada sobre o empreendimento, bem como desenvolver ações que se revertam em benefícios para a população e para o município de Caraguatatuba.

A comitiva foi formada pelo vice-prefeito e  secretário de Transito, Segurança e Defesa Civil, Capitão Campos Junior, pelo secretário de Obras, Leandro Borella, de Meio Ambiente, Marcel Giorgeti, e de  Administração Ricardo Romera, Pela Câmara Municipal participaram o presidente do Legislativo, Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato Aguilar, e o vereador João Silva de Paula Ferreira, o De Paula.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha nesta sexta-feira
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha nesta sexta-feira

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) realiza nesta sexta-feira (22), das 8h às 12h, a ação ‘Farol do Lixo’. Um evento inovador de Turismo de Base Comunitária, que vai além da conscientização sobre o lixo nos oceanos, iluminando o caminho para um futuro sustentável. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 21/03/2024
IF de Caraguatatuba abre edital com vagas para curso de introdução ao controle tecnológico em usinas
IF de Caraguatatuba abre edital com vagas para curso de introdução ao controle tecnológico em usinas

O Instituto Federal de São Paulo, Campus Caraguatatuba, abriu Edital de Processo Seletivo para o preenchimento de vagas do Edital nº 02/2024 para o curso FIC de Introdução ao Controle Tecnológico em Usinas de Concreto. O curso ocorrerá de 18 de março a 30 de abril de 2024, de forma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 06/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 196 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 196 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 196 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 10 de consultor de vendas, nove de vendedor e sete de pedreiro. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 04/03/2024
Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri
Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri

Foram necessários somente dois dias para a Prefeitura de Caraguatatuba reconstruir a ponte de pedestres sobre o rio Guaxinduba, que liga o bairro Cantagalo à região do Colibri. Os responsáveis pela obra são as Secretarias de Obras Públicas e Serviços Públicos (Sesep), Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira (14) e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 18/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba executa 179 serviços de tapa-buracos em fevereiro
Prefeitura de Caraguatatuba executa 179 serviços de tapa-buracos em fevereiro

Mesmo no período de temporada, quando Caraguatatuba recebe milhares de turistas, a operação Tapa-buracos prosseguiu normalmente, sob responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop). Em fevereiro foram executados 179 operações Tapa-buracos, beneficiando diversos bairros. Em relatório apresentado pela empresa terceirizada, os bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/03/2024