Pesquisar No Site

Secretários de Caraguatatuba visitam UTGCA e alinham dinâmicas de trabalho

Visita_UTGCA_01_GG
Secretários de Caraguatatuba visitam UTGCA e alinham dinâmicas de trabalho

Uma comitiva formada por secretários e vereadores de Caraguatatuba visitaram esta semana a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) Monteiro Lobato, com objetivo de alinhar as dinâmicas de trabalho e comunicação entre os órgãos.

A comitiva foi recebida pelo gerente da unidade, Alisson Cardoso, que apresentou os trabalhos de operação desenvolvidos internamente, além do programa que integra o poder público e a comunidade do entorno.

A  UTGCA ocupa uma área de 1 milhão de m² e tem capacidade  pra processar diariamente até 20 milhões de m³ de gás natural, oriundos de várias plataformas interligadas à Plataforma de Mexilhão (PMXL -1),  que chegam a unidade por meio do Gasoduto de Mexilhão (Gasmex).

Secretários de Caraguatatuba visitam UTGCA e alinham dinâmicas de trabalho

Secretários de Caraguatatuba visitam UTGCA e alinham dinâmicas de trabalho (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)

De acordo com Cardoso, a UTGCA opera no município desde março de 2011 e hoje conta com cerca de 800 trabalhadores. Destes, 40% são servidores de carreira da Petrobras.

A unidade, segundo ele, se tornou essencial para viabilizar a produção de petróleo e gás natural no pré-sal da Bacia de Santos, o que a coloca como base estratégica para o país, contribuindo para a oferta de gás ao mercado brasileiro.

A Unidade de Tratamento completou cinco anos de produção em 2016,  com uma marca de 18,51 bilhões de m³ de gás natural processado, 10,60 milhões de barril de óleo equivalente (boe) de C5+,  e 4,93 de boe de GLP. Este volume de GLP representa cerca de 32 milhões de botijões de gás de 13Kg ( gás de cozinha), conforme explicou o gerente da unidade.

Além dos trabalhos de produção e armazenamentos, a UTGCA desenvolve também programas junto a comunidade. Entre eles, o APELL, que prepara a comunidade para situações de emergências; o programa de Educação Ambiental que promove oficinas de fortalecimento social, metida mitigadora estabelecida pelo IBAMA, e o programa de Comunicação Social, que promove diálogos abertos com a comunidade, também exigido pelo IBAMA, para o licenciamento ambiental do empreendimento.

De acordo com a comitiva que representou o prefeito Aguilar Junior, a visita técnica servirá como base para a elaboração de um canal de comunicação entre a Petrobras e a Prefeitura.

Para eles, o objetivo é manter a comunidade informada sobre o empreendimento, bem como desenvolver ações que se revertam em benefícios para a população e para o município de Caraguatatuba.

A comitiva foi formada pelo vice-prefeito e  secretário de Transito, Segurança e Defesa Civil, Capitão Campos Junior, pelo secretário de Obras, Leandro Borella, de Meio Ambiente, Marcel Giorgeti, e de  Administração Ricardo Romera, Pela Câmara Municipal participaram o presidente do Legislativo, Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato Aguilar, e o vereador João Silva de Paula Ferreira, o De Paula.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Servidoras da Prefeitura de Caraguatatuba recebem dicas de prevenção aos cânceres de mama e colo do útero
Servidoras da Prefeitura de Caraguatatuba recebem dicas de prevenção aos cânceres de mama e colo do útero

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com Unimed de São José dos Campos, realizou duas palestras de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer Colo do Útero na última segunda-feira (26/10), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 28/10/2026
Prefeitura intensifica combate ao descarte irregular e adota tolerância zero em Caraguatatuba
Prefeitura intensifica combate ao descarte irregular e adota tolerância zero em Caraguatatuba

Duas residências foram flagradas descartando lixo irregularmente e autuadas em R$ 3.162,60, nos bairros Porto Novo e Jardim Aruan. A Prefeitura de Caraguatatuba também recuperou duas áreas degradadas pelo descarte clandestino de resíduos no Jardim Califórnia. Tendo em vista os casos recorrentes na cidade, o governo municipal intensificou a fiscalização

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/10/2026
Miss e Mister 60+ celebram beleza, vitalidade e protagonismo da pessoa idosa em Caraguatatuba
Miss e Mister 60+ celebram beleza, vitalidade e protagonismo da pessoa idosa em Caraguatatuba

Neusa Tibana, 75 anos, e Pedro Luís Pedrini, 61 anos, são os novos Miss e Mister 60+ de Caraguatatuba. Os títulos foram conquistados na noite de sexta-feira (2), durante o tradicional desfile de gala realizado na Praça da Cultura, que encerrou a Semana de Valorização da Pessoa Idosa do município.

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Destaque Mulheres Empreendedoras 2026 do Litoral Norte lota Teatro Mario Covas em Caraguatatuba
Destaque Mulheres Empreendedoras 2026 do Litoral Norte lota Teatro Mario Covas em Caraguatatuba

O evento “Elas Movem O Litoral – Destaque Mulheres Empreendedoras 2026” conferiu certificados a mais de 300 empresárias de diversos ramos de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, no Teatro Mario Covas, que se sobressaem mo mercado. A celebração foi realizada pelo Conselho Integrado Nacional de Estética e Beleza (Cineb)

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 18 - Igualdade Étnico-Racial ODS 5 - Igualdade de gênero ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Sem categoria Publicado em 28/10/2026
Caraguá Woman de Futsal reúne oito equipes Sub-18 e Adulto neste fim de semana
Caraguá Woman de Futsal reúne seis equipes Sub-18 e Adulto neste fim de semana

O futsal feminino será destaque neste fim de semana em Caraguatatuba com a realização do Caraguá Woman de Futsal Sub-18 e Adulto, no Centro Integrado de Ações Socioeducativas (CIASE) Travessão. A competição integra as ações do projeto Caraguá Agita Esportes e conta com seis equipes em busca do título. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/10/2026