Pesquisar No Site

Saúde de Caraguatatuba terá reforço de 125 profissionais para o atendimento à população

Publicado em: 04/05/2017
DSC_0510
Saúde de Caraguatatuba terá reforço de 125 profissionais para o atendimento à população

A Prefeitura de Caraguatatuba vai ampliar suas equipes do programa – Estratégia de Saúde da Família (ESF) – responsável pelo atendimento da comunidade nos bairros da cidade.

Por determinação do prefeito Aguilar Junior, a Secretaria de Saúde contratou 7 médicos, 7 enfermeiros, 14 auxiliares de enfermagem e 7 agentes administrativos. Ampliando de 24 para 29 as equipes, em menos de quatro meses de administração.

Saúde de Caraguatatuba terá reforço de 125 profissionais para o atendimento à população

Saúde de Caraguatatuba terá reforço de 125 profissionais para o atendimento à população (Fotos: Luís Gava/PMC)

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) que receberão as novas equipes são: Perequê-Mirim, Porto Novo, Tinga, Jaraguazinho e Centro.  Além disso, as equipes do Perequê-Mirim e do Morro do Algodão serão complementadas com mais profissionais.

Cada equipe do ESF é composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e um agente administrativo.

Outra medida adotada pelo prefeito para melhorar o atendimento à população é a reorganização da Rede Básica. Enfermeiros gerentes e agentes administrativos, concursados da Prefeitura, atuarão dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No início do ano, as unidades contavam apenas com funcionários da empresa terceirizada.

E-SUS

Já o sistema E-SUS, programa que alimenta todos os dados dos pacientes do município, já começou a ser implantado nas Unidades.

De acordo com o secretário de Saúde, Amauri Toledo, os dados dos pacientes ficavam armazenados apenas na secretaria e muitas vezes não eram atualizados, ocasionando perdas de verbas do Ministério da Saúde.

“Nossa proposta é que tudo isso seja feito na UBS, que já tem o contato direto com o paciente. Todo esse trabalho será feito pelo Agente Comunitário de Saúde, que vai para a rua com um tablet e preenche os dados”, destacou Toledo.

Segundo o prefeito Aguilar Junior, nos próximos dias será publicado o edital para contratação, via processo seletivo, de 80 Agentes Comunitários de Saúde.

“Já chamamos diversos profissionais do concurso público e agora teremos o processo seletivo dos ACSs. Queremos proporcionar um bom atendimento à nossa população. Em Saúde, o dinheiro não é gasto e sim investido”, ressaltou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Campeonato Paulista de Pesca reúne 100 competidores e arrecada 120 kg de alimentos para instituições sociais
Campeonato Paulista de Pesca reúne 100 competidores e arrecada 120 kg de alimentos para instituições sociais

A praia do Massaguaçu recebeu no último final de semana, cerca de 100 competidores da 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista, organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. Além de promover o esporte, o evento também foi solidário. Foram arrecadados 50 kg

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável Publicado em 23/04/2024
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava

A equipe de Karatê de Caraguatatuba foi destaque na Copa Caçapava, realizada no último domingo (21), e encerrou o evento com uma impressionante coleção de medalhas. Os atletas garantiram um total de 15 medalhas de ouro, 8 de prata e 15 de bronze, somando incríveis 38 medalhas para o município.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está com chamamento aberto para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games, que será realizado de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. As propostas devem ser protocoladas até o dia 19 de abril, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 15/04/2024