Pesquisar No Site
Exposição ‘Origens Nativo’ resgata cultura indígena e homenageia Caraguatatuba em seu aniversário

Exposição ‘Origens Nativo’ resgata cultura indígena e homenageia Caraguatatuba em seu aniversário
Continua em exposição até o final de maio, no saguão de entrada da Setur (Secretaria de Turismo), a exposição ‘Origens Nativos’, do grupo de ceramistas ‘Ubuntu Caraguá’, entre as comemorações do Aniversário de 160 anos de Caraguatatuba.

Exposição ‘Origens Nativo’ resgata cultura indígena (Fotos: Claudia Ottini/PMC)
A exposição é um resgate da cultura e arte indígena, sendo representada em três leituras: ‘arqueologia’, ‘povos em produção’ e ‘universo cósmico’.
“Na leitura arqueologia, as peças que reproduzimos são de etnias extintas ou que pararam a produção, como Marajoara e Tapajonica (extintas), Tupi Guarani e Tupinambá (pararam produção). A partir de uma foto de uma peça ou de um fragmento (pedaço ou caco de algum objeto) criamos cerâmicas, utensílios, urnas, vasos, resgatando a história destes nativos que estão sendo esquecidos”, explica Carlo Cury (do grupo Ubuntu Caraguá).
Diferente da primeira leitura, a segunda homenageia os povos que continuam produzindo como: Karaja, Waiwai, Wayana Aparai, Terena, Asurini e Kaingang.
Já a terceira leitura retrata o ‘Universo Cósmico’, que são os rituais fúnebres, religiosos e comemorativos feitos pelas diversas etnias indígenas.
“Nesta leitura prestamos uma homenagem para as 305 etnias existentes, que estão ficando cada vez mais invisíveis aos olhos do homem-branco. Estas esculturas mostram o lado místico do índio, suas crenças, seus medos, monstros e personagens criados por eles”, conta Cláudia Canova (do grupo Ubuntu Caraguá).
A exposição ‘Origens Nativo’ é itinerante, esta há dois anos na estrada, visitando os municípios paulistas e esta em sua ‘segunda fase’, sendo a primeira fase homenagem aos negros, a segunda aos índios e a terceira fase homenageará os caiçaras e sua estreia será em breve, no Macc (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba).
Grupo ‘Ubuntu Caraguá’:
O ‘Ubuntu Caraguá’ é formado por cinco ceramistas: Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Mari Burattini e Zandoná. A missão do grupo é a produção de peças artísticas em cerâmica, revelando consciência sobre nossa história.
Serviço: A Secretaria de Turismo localiza-se na Rua Dr. Arthur Costa Filho, nº 25, Centro. O horário de atendimento da Secretaria e da exposição ao público é de segunda a sábado das 8h15 às 17h45, sendo nos domingos e feriados das 8h15 às 12h45.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização