Pesquisar No Site

Exposição ‘Origens Nativo’ resgata cultura indígena e homenageia Caraguatatuba em seu aniversário

Publicado em: 05/04/2017
Fotos Cláudia Ottini (1)
Exposição ‘Origens Nativo’ resgata cultura indígena e homenageia Caraguatatuba em seu aniversário

Continua em exposição até o final de maio, no saguão de entrada da Setur (Secretaria de Turismo), a exposição ‘Origens Nativos’, do grupo de ceramistas ‘Ubuntu Caraguá’, entre as comemorações do Aniversário de 160 anos de Caraguatatuba.

Exposição ‘Origens Nativo’ resgata cultura indígena

Exposição ‘Origens Nativo’ resgata cultura indígena (Fotos: Claudia Ottini/PMC)

A exposição é um resgate da cultura e arte indígena, sendo representada em três leituras: ‘arqueologia’, ‘povos em produção’ e ‘universo cósmico’.

“Na leitura arqueologia, as peças que reproduzimos são de etnias extintas ou que pararam a produção, como Marajoara e Tapajonica (extintas), Tupi Guarani e Tupinambá (pararam produção). A partir de uma foto de uma peça ou de um fragmento (pedaço ou caco de algum objeto) criamos cerâmicas, utensílios, urnas, vasos, resgatando a história destes nativos que estão sendo esquecidos”, explica Carlo Cury (do grupo Ubuntu Caraguá).

Diferente da primeira leitura, a segunda homenageia os povos que continuam produzindo como: Karaja, Waiwai, Wayana Aparai, Terena, Asurini e Kaingang.

Já a terceira leitura retrata o ‘Universo Cósmico’, que são os rituais fúnebres, religiosos e comemorativos feitos pelas diversas etnias indígenas.

“Nesta leitura prestamos uma homenagem para as 305 etnias existentes, que estão ficando cada vez mais invisíveis aos olhos do homem-branco. Estas esculturas mostram o lado místico do índio, suas crenças, seus medos, monstros e personagens criados por eles”, conta Cláudia Canova (do grupo Ubuntu Caraguá).

A exposição ‘Origens Nativo’ é itinerante, esta há dois anos na estrada, visitando os municípios paulistas e esta em sua ‘segunda fase’, sendo a primeira fase homenagem aos negros, a segunda aos índios e a terceira fase homenageará os caiçaras e sua estreia será em breve, no Macc (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba).

Grupo ‘Ubuntu Caraguá’:

O ‘Ubuntu Caraguá’ é formado por cinco ceramistas: Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Mari Burattini e Zandoná. A missão do grupo é a produção de peças artísticas em cerâmica, revelando consciência sobre nossa história.

Serviço: A Secretaria de Turismo localiza-se na Rua Dr. Arthur Costa Filho, nº 25, Centro. O horário de atendimento da Secretaria e da exposição ao público é de segunda a sábado das 8h15 às 17h45, sendo nos domingos e feriados das 8h15 às 12h45.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

3º Caraguá Beer Festival é sucesso de público nos quatro dias de evento
Confira a lista dos candidatos habilitados para o Beer Festival 2021

O Caraguá Beer Festival 2021 será realizado os dias 19 e 21 de novembro na Praça da Cultura (Avenida da Praia, no Centro). Confira a lista: Tipo de Operação Nome do Estabelecimento Cidade Stand de Alimentação Kintal do Marquinhos Caraguatatuba Stand de Alimentação Gamboa Caraguatatuba Stand de Alimentação Prosa e

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 09/11/2021
Gibis da Turma da Mônica em Caraguatatuba vão parar nas escolas de Gramado e Canela (RS)
Gibis da Turma da Mônica em Caraguatatuba vão parar nas escolas de Gramado e Canela (RS)

A ida da equipe da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba à Festuris 2021 resultou em mais ações para a divulgação do município. Desta vez, o trabalho chegou nas escolas da rede municipal de ensino de Gramado e Canela (RS), onde os alunos receberam exemplares do gibi da Turma da Mônica

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 09/11/2021
Cursos do Fundo Social de Caraguatatuba qualificam alunos na área administrativa
Cursos do Fundo Social de Caraguatatuba qualificam alunos na área administrativa

Aproximadamente 60 alunos participam dos cursos na área administrativa de Cálculo da Folha de Pagamento, Gestão de Estoques e Analista de Recursos Humanos, promovidos pelo Fundo Social de Caraguatatuba em parceria com o Senai. As aulas são realizadas na regional sul, no bairro Porto Novo. As qualificações têm como principal

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 02/12/2021
Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt
Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt

Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Eduardo Corrêa da Costa Junior realizaram uma visita técnica à Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. Na ocasião, os jovens visitaram as exposições alusivas ao mês da Consciência Negra: ‘Profusão Visceral’, ‘Pretas Palavras’ e a exposição fotográfica ‘Mostra Sua Cara’, elaborada pelos estudantes

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 30/11/2021
Reclamações de bancos lideram ranking do Procon de Caraguatatuba em novembro
Reclamações de bancos lideram ranking do Procon de Caraguatatuba em novembro

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba terminou novembro com 459 procedimentos formalizados e 994 atendimentos não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outros órgãos públicos.  O balando das reclamações do último mês foi dominado por problemas com bancos e cartões de crédito, envolvendo cálculo de prestação em atraso, cobrança

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 06/12/2021