Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba demonstra benefícios do Cadastur e do 156 no 3º Café Empresarial da Associação Comercial

Prefeitura de Caraguatatuba demonstra benefícios do Cadastur e do 156 no 3º Café Empresarial da Associação Comercial
Prefeitura de Caraguatatuba demonstra benefícios do Cadastur e do 156 no 3º Café Empresarial da Associação Comercial

A Associação Comercial de Caraguatatuba reuniu empresários e empreendedores para estreitar relacionamentos, trocar experiências, apresentar empresas e serviços, no 3º Café Empresarial, na sexta-feira (8).

#PraCegoVer: Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba. A gerente da Central 156, Iácara Faria, está de pé abaixo do palco. Ela fala ao microfone sobre o serviço. Ao fundo, na parede há uma tela onde está projetada informações sobre o funcionamento da Central 156. Na plateia, à frente, há várias pessoas entre homens e mulheres, sentados. (Divulgação/PMC)

No encontro, o secretário de Comunicação Social, Rodrigo Tavano, explicou o funcionamento do Cadastur. Um programa do governo federal, que é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo com o objetivo de promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

Conforme a Lei 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para:         acampamentos turísticos, agências de Turismo, meios de hospedagem,     organizadoras de evento, parques temáticos e transportadoras de turistas. É também para exercer a profissão de guia de turismo, de acordo com a Lei 8.623/1993.

Vantagens do cadastramento: acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal. O cadastro é válido por dois anos no caso das pessoas jurídicas, e cinco anos para os guias de turismo.

#PraCegoVer: Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba. O secretário de Comunicação, Rodrigo Tavano, está de pé abaixo do palco. Ele fala ao microfone sobre a importância do cadastramento no Cadastur. Na plateia, à frente, há várias pessoas entre homens e mulheres, sentados.

“É importante o empresariado do setor turístico se inscrever para que possamos elaborar projetos e angariar verbas para o desenvolvimento do Turismo no município. É simples, rápido e gratuito. Basta entrar no endereço eletrônico https://cadastur.turismo.gov.br. Quem preferir, pode se dirigir à Secretaria de Turismo para tirar dúvidas e efetuar o registro”, disse Tavano.

O secretário de Comunicação, no evento representando o prefeito Aguilar Junior, ressaltou ainda a importante da parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Associação Comercial. “Agradecemos ao presidente, Sávio Luiz dos Santos, que em breve, concluirá seu mandato, pela colaboração e cooperação em vários projetos com a Prefeitura que renderam bons frutos para o município”, afirmou.

Durante o encontro, o empresariado local também pode se informar sobre o funcionamento da Central 156. A gerente da Central 156, Iácara Faria, esclareceu sobre o serviço.

“O 156 não é uma ouvidoria. É um canal de comunicação entre a gestão pública e os munícipes. São mais de 1 mil serviços cadastrados para serem solicitados e com garantia de que todo cidadão terá uma resposta. As pessoas podem pedir informações sobre tributos municipais,  cursos e parcerias oferecidos pela Prefeitura, serviços diversos como manutenção, limpeza, pode, etc.. Até o momento temos em torno de 3.800 pedidos protocolados e destes, 2.500 finalizados e atendidos”, destacou.

Para usar o serviço há três opções: o número telefônico 156, o portal na internet 156.caraguatatuba.sp.gov.br ou baixar o aplicativo 156, onde as solicitações, reclamações e sugestões serão registradas.

Durante o evento, representantes da Band Vale, WRD Brasil Pabx Virtual, Phocus Educação Corporativa, Auto Escola Objetivo suas empresas e serviços. Coordenadoras do Projeto “Eu faço para você”, que confecciona gratuitamente máscaras faciais, feitas de tecido, para proteção de pacientes em diversos tratamentos médicos, também falaram sobre as ações.

O evento foi finalizado com uma palestra com Eduardo Hilário, gestor do posto do Sebrae em Caraguatatuba. Na oportunidade, ele fez um balanço e evolução das atividades do Sebrae no município, iniciada em 2007 com a implantação do posto até o presente ano.

 

Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Rio da Paca recebe nova base e ações de limpeza para prevenção de enchentes
Rio da Paca recebe nova base e ações de limpeza para prevenção de enchentes

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza a limpeza e manutenção em uma vala de drenagem ligada ao Rio da Paca, localizada no bairro Tinga. Mais de 45 metros lineares da rede recebe a limpeza da Sesep que trabalhou com o objetivo de prevenir

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 30/06/2020
Secretaria de Saúde alerta para que gestantes, puérperas, crianças, e adultos entre 55 e 59 anos se vacinem contra gripe até dia 24
Secretaria de Saúde alerta para que gestantes, puérperas, crianças, e adultos entre 55 e 59 anos se vacinem contra gripe até dia 24

Caraguatatuba segue empenhada em atingir a meta recomendada pelo Estado de imunizar crianças de seis meses até cinco anos e 11 meses, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto e adultos entre 55 e 59 anos, contra a gripe (H1N1). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, já foram aplicadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/07/2020
Fundo Social de Caraguatatuba certifica alunos do curso de pizzaiolo
Fundo Social de Caraguatatuba certifica alunos do curso de pizzaiolo

O Fundo Social de Caraguatatuba entregou nesta segunda-feira (29/6), 12 certificados de conclusão do curso de pizzaiolo promovido de 02 a 06 de março. A capacitação foi uma parceria com o Governo do Estado e o Centro Paula Souza e por conta do início da quarentena da Covid-19, a cerimônia

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 29/06/2020
CIAM de Caraguatatuba continua atendimento de casos de violência contra mulher
CIAM de Caraguatatuba continua atendimento de casos de violência contra mulher

O confinamento imposto pelos governos estaduais e municipais diante a pandemia do novo coronavírus evidenciou ainda mais os casos de violência doméstica no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em abril, início da pandemia, as denúncias de

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 14/07/2020
Prefeitura reforça sinalização para ciclistas e pedestres na Ponte do Porto Novo
Prefeitura reforça sinalização para ciclistas e pedestres na ponte do Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, reforçou nesta sexta-feira (19/06) a sinalização para ciclistas e pedestres na ponte do Porto Novo, localizada na região sul do município. A nova sinalização facilitará a identificação da faixa de ciclovia e da área reservada

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 19/06/2020