Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba demonstra benefícios do Cadastur e do 156 no 3º Café Empresarial da Associação Comercial

Prefeitura de Caraguatatuba demonstra benefícios do Cadastur e do 156 no 3º Café Empresarial da Associação Comercial
Prefeitura de Caraguatatuba demonstra benefícios do Cadastur e do 156 no 3º Café Empresarial da Associação Comercial

A Associação Comercial de Caraguatatuba reuniu empresários e empreendedores para estreitar relacionamentos, trocar experiências, apresentar empresas e serviços, no 3º Café Empresarial, na sexta-feira (8).

#PraCegoVer: Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba. A gerente da Central 156, Iácara Faria, está de pé abaixo do palco. Ela fala ao microfone sobre o serviço. Ao fundo, na parede há uma tela onde está projetada informações sobre o funcionamento da Central 156. Na plateia, à frente, há várias pessoas entre homens e mulheres, sentados. (Divulgação/PMC)

No encontro, o secretário de Comunicação Social, Rodrigo Tavano, explicou o funcionamento do Cadastur. Um programa do governo federal, que é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo com o objetivo de promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

Conforme a Lei 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para:         acampamentos turísticos, agências de Turismo, meios de hospedagem,     organizadoras de evento, parques temáticos e transportadoras de turistas. É também para exercer a profissão de guia de turismo, de acordo com a Lei 8.623/1993.

Vantagens do cadastramento: acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal. O cadastro é válido por dois anos no caso das pessoas jurídicas, e cinco anos para os guias de turismo.

#PraCegoVer: Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba. O secretário de Comunicação, Rodrigo Tavano, está de pé abaixo do palco. Ele fala ao microfone sobre a importância do cadastramento no Cadastur. Na plateia, à frente, há várias pessoas entre homens e mulheres, sentados.

“É importante o empresariado do setor turístico se inscrever para que possamos elaborar projetos e angariar verbas para o desenvolvimento do Turismo no município. É simples, rápido e gratuito. Basta entrar no endereço eletrônico https://cadastur.turismo.gov.br. Quem preferir, pode se dirigir à Secretaria de Turismo para tirar dúvidas e efetuar o registro”, disse Tavano.

O secretário de Comunicação, no evento representando o prefeito Aguilar Junior, ressaltou ainda a importante da parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Associação Comercial. “Agradecemos ao presidente, Sávio Luiz dos Santos, que em breve, concluirá seu mandato, pela colaboração e cooperação em vários projetos com a Prefeitura que renderam bons frutos para o município”, afirmou.

Durante o encontro, o empresariado local também pode se informar sobre o funcionamento da Central 156. A gerente da Central 156, Iácara Faria, esclareceu sobre o serviço.

“O 156 não é uma ouvidoria. É um canal de comunicação entre a gestão pública e os munícipes. São mais de 1 mil serviços cadastrados para serem solicitados e com garantia de que todo cidadão terá uma resposta. As pessoas podem pedir informações sobre tributos municipais,  cursos e parcerias oferecidos pela Prefeitura, serviços diversos como manutenção, limpeza, pode, etc.. Até o momento temos em torno de 3.800 pedidos protocolados e destes, 2.500 finalizados e atendidos”, destacou.

Para usar o serviço há três opções: o número telefônico 156, o portal na internet 156.caraguatatuba.sp.gov.br ou baixar o aplicativo 156, onde as solicitações, reclamações e sugestões serão registradas.

Durante o evento, representantes da Band Vale, WRD Brasil Pabx Virtual, Phocus Educação Corporativa, Auto Escola Objetivo suas empresas e serviços. Coordenadoras do Projeto “Eu faço para você”, que confecciona gratuitamente máscaras faciais, feitas de tecido, para proteção de pacientes em diversos tratamentos médicos, também falaram sobre as ações.

O evento foi finalizado com uma palestra com Eduardo Hilário, gestor do posto do Sebrae em Caraguatatuba. Na oportunidade, ele fez um balanço e evolução das atividades do Sebrae no município, iniciada em 2007 com a implantação do posto até o presente ano.

 

Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024