Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba demonstra benefícios do Cadastur e do 156 no 3º Café Empresarial da Associação Comercial

Prefeitura de Caraguatatuba demonstra benefícios do Cadastur e do 156 no 3º Café Empresarial da Associação Comercial
Prefeitura de Caraguatatuba demonstra benefícios do Cadastur e do 156 no 3º Café Empresarial da Associação Comercial

A Associação Comercial de Caraguatatuba reuniu empresários e empreendedores para estreitar relacionamentos, trocar experiências, apresentar empresas e serviços, no 3º Café Empresarial, na sexta-feira (8).

#PraCegoVer: Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba. A gerente da Central 156, Iácara Faria, está de pé abaixo do palco. Ela fala ao microfone sobre o serviço. Ao fundo, na parede há uma tela onde está projetada informações sobre o funcionamento da Central 156. Na plateia, à frente, há várias pessoas entre homens e mulheres, sentados. (Divulgação/PMC)

No encontro, o secretário de Comunicação Social, Rodrigo Tavano, explicou o funcionamento do Cadastur. Um programa do governo federal, que é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo com o objetivo de promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

Conforme a Lei 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para:         acampamentos turísticos, agências de Turismo, meios de hospedagem,     organizadoras de evento, parques temáticos e transportadoras de turistas. É também para exercer a profissão de guia de turismo, de acordo com a Lei 8.623/1993.

Vantagens do cadastramento: acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal. O cadastro é válido por dois anos no caso das pessoas jurídicas, e cinco anos para os guias de turismo.

#PraCegoVer: Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba. O secretário de Comunicação, Rodrigo Tavano, está de pé abaixo do palco. Ele fala ao microfone sobre a importância do cadastramento no Cadastur. Na plateia, à frente, há várias pessoas entre homens e mulheres, sentados.

“É importante o empresariado do setor turístico se inscrever para que possamos elaborar projetos e angariar verbas para o desenvolvimento do Turismo no município. É simples, rápido e gratuito. Basta entrar no endereço eletrônico https://cadastur.turismo.gov.br. Quem preferir, pode se dirigir à Secretaria de Turismo para tirar dúvidas e efetuar o registro”, disse Tavano.

O secretário de Comunicação, no evento representando o prefeito Aguilar Junior, ressaltou ainda a importante da parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Associação Comercial. “Agradecemos ao presidente, Sávio Luiz dos Santos, que em breve, concluirá seu mandato, pela colaboração e cooperação em vários projetos com a Prefeitura que renderam bons frutos para o município”, afirmou.

Durante o encontro, o empresariado local também pode se informar sobre o funcionamento da Central 156. A gerente da Central 156, Iácara Faria, esclareceu sobre o serviço.

“O 156 não é uma ouvidoria. É um canal de comunicação entre a gestão pública e os munícipes. São mais de 1 mil serviços cadastrados para serem solicitados e com garantia de que todo cidadão terá uma resposta. As pessoas podem pedir informações sobre tributos municipais,  cursos e parcerias oferecidos pela Prefeitura, serviços diversos como manutenção, limpeza, pode, etc.. Até o momento temos em torno de 3.800 pedidos protocolados e destes, 2.500 finalizados e atendidos”, destacou.

Para usar o serviço há três opções: o número telefônico 156, o portal na internet 156.caraguatatuba.sp.gov.br ou baixar o aplicativo 156, onde as solicitações, reclamações e sugestões serão registradas.

Durante o evento, representantes da Band Vale, WRD Brasil Pabx Virtual, Phocus Educação Corporativa, Auto Escola Objetivo suas empresas e serviços. Coordenadoras do Projeto “Eu faço para você”, que confecciona gratuitamente máscaras faciais, feitas de tecido, para proteção de pacientes em diversos tratamentos médicos, também falaram sobre as ações.

O evento foi finalizado com uma palestra com Eduardo Hilário, gestor do posto do Sebrae em Caraguatatuba. Na oportunidade, ele fez um balanço e evolução das atividades do Sebrae no município, iniciada em 2007 com a implantação do posto até o presente ano.

 

Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu novo processo seletivo para a contratação de professores nos polos esportivos da cidade. O Projeto Nova Onda, por meio do Instituto Social Boa Esperança, está à frente da contratação dos profissionais. Os educadores físicos interessados em participar

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024