Pesquisar No Site

Agenda Cultural: Caraguatatuba conta com diversas atividades gratuitas no fim de semana

Publicado em: 08/09/2022
Agenda Cultural: Caraguatatuba conta com diversas atividades gratuitas no fim de semana
Agenda Cultural: Caraguatatuba conta com diversas atividades gratuitas no fim de semana

Nesta semana, a Agenda Cultural conta com diversas atrações, começando pelo último fim de semana de visitação da Mostra Coletiva ‘Cultura Popular, Tradições e Patrimônio Imaterial’, com obras confeccionadas por artistas de Caraguatatuba.

A exposição tem entrada gratuita e a visitação pode ser feita nesta sexta e sábado, dias 9 e 10, das 16h às 22h, no Espaço Paulo Mott, localizado à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro da cidade.

Realizada com o intuito de apoiar e fomentar diversos saberes e fazeres artesanais reconhecidos como patrimônio imaterial do município, a Mostra Coletiva contará ainda com intervenções artísticas e culturais, como a tradicional Contação de Histórias com Nhá Rita e Leco Borba na sexta-feira, às 20h, e a apresentação da banda Afênix, também às 20h, no sábado, com muito reggae, MPB e rock.

#PraTodosVerem – Nhá Rita e Leco Borba posam juntos para foto (Foto JC Curtis – Fundacc)

Ainda na sexta-feira (9), às 18h30, o Auditório Maristela de Oliveira recebe o lançamento regional do livro ‘Histórias Memoráveis – Como Pessoas Comuns Transformam Fraquezas em Forças’. Com autoria coletiva, a obra conta com trinta histórias, de momentos marcantes vividos pelos autores e compartilhados num só livro.

Com lançamento nacional realizado no mês de julho, em Alphaville, na grande São Paulo, o livro terá sua estreia regional com a participação dos autores Cecília Baptista, Jeane Queiroz, Luciano Fermino, Maeva Santiago e Regina Rocha.

De acordo com o grupo, nesta obra, o leitor vai poder se sentar em uma roda de conversa, como na infância, e “ouvir” as trinta Histórias Memoráveis que se encontram nessas páginas. “Abra bem o seu coração para conhecer alguns dos momentos que marcaram de forma única e especial a vida de cada um dos autores… e com toda a certeza serão poderosas lições de vida para que você possa se inspirar também”, disseram.

Já no sábado (10), Nhá Rita e Leco Borba apresentam a tradicional ‘Contação de Histórias Caiçaras’, às 14h30 e às 15h30, no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. A apresentação é gratuita e tem como objetivo apresentar ao público as lendas e histórias do folclore e da literatura caiçara.

Em anexo, a Videoteca Lúcio Braun recebe o projeto Cine Clube, cinema gratuito realizado aos sábados pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem – Integrantes da Banda Carlos Gomes durante concerto no aniverário da cidade em abril (Foto JC Curtis – Fundacc)

A primeira sessão do Cine Clube, às 16h, traz, em parceria com o Ponto MIS – Museu da Imagem e do Som, a animação ‘Viva: A Vida é uma Festa’. Nesta história, apesar da proibição da música por gerações de sua família, o jovem Miguel sonha em se tornar um músico talentoso como seu ídolo Ernesto de la Cruz. Desesperado para provar seu talento, Miguel se encontra na deslumbrante e colorida Terra dos Mortos. Depois de conhecer um charmoso malandro chamado Héctor, os dois novos amigos embarcam em uma jornada extraordinária para desvendar a verdadeira história por trás da história da família de Miguel.

Às 20h, é a vez do drama musical ‘O Rei do Show’. O filme acompanha a história de P. T. Barnum, um showman que tem uma tendência natural de enganar seu público e que decide montar um circo na esperança de ficar famoso. Durante sua saga há ainda uma importante questão pendente em sua vida, uma paixão cega pela cantora Jenny Lind.

Vale ressaltar que a capacidade da Videoteca Lúcio Braun é de 44 lugares, por isso, é recomendado que os interessados cheguem ao local com, no mínimo, 30 minutos de antecedência.

Além disso, às 20h30, a Banda Municipal Carlos Gomes se apresenta na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto). Com um repertório variado, o show é garantia de diversão e entretenimento para todos os públicos.

E aqueles que estiverem pelo Centro poderão visitar a 3ª Mostra da Arte e a segunda parte da Mostra Coletiva ‘Cultura Popular, Tradições e Patrimônio Imaterial’, no MACC. Ambas as exposições contam com obras de artistas locais e buscam o fomento da cultura regional.

A visitação às exposições é gratuita e pode ser realizada de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados das 12h às 17h, até o dia 17 de setembro. Escolas e projetos interessados em realizar visita técnica podem entrar em contato com o setor administrativo do MACC em horário comercial, pelo número (12) 3883-9980 ou no email: museucaragua@gmail.com.

Serviço

  • Exposição ‘Cultura Popular, Tradições e Patrimônio Material e Imaterial’

Visitação: sexta e sábado – das 16h às 22h – até 10 de setembro

Endereço: Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Centro (Paulo Mott)

  • Lançamento do livro: ‘Histórias Memoráveis – Como Pessoas Comuns Transformam Fraquezas em Forças’

Data: 09 de setembro (sexta-feira)

Horário: 18h30

Entrada Gratuita

Local: Rua Santa Cruz, 396, Centro (Auditório Maristela de Oliveira)

  • Contação de Histórias Caiçaras

Sábados – às 14h30 e às 15h30 – Entrada Gratuita

Endereço: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro (MACC)

Mais informações: (12) 3883-9980

  • Cine Clube

Sábado – às 17h e às 20h – Entrada Gratuita

Dia 03 – às 16h – Viva: A Vida é uma Festa | L – Sessão Ponto MIS

Dia 03 – às 20h – O Rei do Show | 14

Endereço: Rua Dr. Paul Harris, 1.107 – Centro (Praça do Caiçara – Atrás do MACC)

Mais informações: (12) 3897-5660

  • Banda Municipal Carlos Gomes

Sábados – às 20h30 – Entrada Gratuita

Local: Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), Centro

  • 3ª Mostra da Arte

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, das 12h às 17h

Entrada Gratuita

Endereço: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro (MACC)

Mais informações: (12) 3883-9980

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Defesa Civil de Caraguatatuba participará de oficina para Operação Estiagem 2024
Defesa Civil de Caraguatatuba participará de oficina para Operação Estiagem 2024

Agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba participarão de uma Oficina Preparatória para Operação Estiagem, a ser realizada em Tremembé, nos dias 2 e 3 de maio (quinta e sexta). A capacitação é promovida pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 29/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 216 oportunidades de emprego. Destaque para 20 vagas de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência, seis de encanador e cinco de balconista de padaria. O

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular do Brasil é promovido pelo Governo Federal para complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, a população pode obter medicamentos gratuitos nas farmácias e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024