Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba promove capacitação com técnicos dos CRAS sobre Atendimento Integral à Família

Prefeitura de Caraguatatuba promove capacitação com técnicos dos CRAS sobre Atendimento Integral à Família
A Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania promove o curso “Lugar e importância do PAIF como estratégia de trabalho da proteção social básica”, voltado para servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, pretende contribuir para a qualificação do principal serviço de Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Os objetivos dessa capacitação para as equipes técnicas dos CRAS são: Apresentar a Política Nacional de Assistência Social: LOAS/SUAS/ NOB-RH; Compreender o lugar e a agenda do CRAS no contexto da PNAS, do SUAS e da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistencias e os serviços ofertados pelo PAIF; Entender os princípios e propósitos do PAIF na defesa do atendimento integral, da prevenção e serviço de convivência e fortalecimento de vínculo no CRAS; Apresentar diferentes estratégias e Metodologias do trabalho social com famílias na lógica do PAIF; Problematizar e reconhecer a complexidade das demandas e da necessidade de organização em rede para atendê-las frente às vulnerabilidades apresentadas pelas famílias.
De acordo com Giselle de Jesus Silva, diretora da Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, haverá ênfase sobre a importância do CRAS na agenda do SUAS e apresentação estratégias de trabalhos que possibilitem atuar junto às famílias, crianças, adolescentes e idosos, tendo em vista o fortalecimento dos vínculos de cuidado, proteção e pertencimento, tanto no âmbito das famílias, bem como das comunidades em que vivem, numa perspectiva de trabalho em Redes.
“A proposta metodológica que adotamos para capacitar os profissionais na execução de trabalho com as famílias traz em si uma visão crítica e reflexiva, de cunho dialógico e libertário. Além disso, faremos uma abordagem na perspectiva do Pensamento Sistêmico, que concebe os sistemas humanos como dotados de complexidade e com grande capacidade de crescimento e evolução, cujo foco é colocado nas relações, em que o que cada um faz interfere em cada qual e vice-versa. Também se enfatiza a importância das forças e competências (resiliência), bem como da capacidade das famílias de enfrentar as situações de vulnerabilidades em que se encontram”, explicou Giselle.
A abordagem dos conteúdos será de forma dinâmica e dialógica, em que todos os participantes sejam envolvidos, fazendo relação direta entre teoria e prática, possibilitando que compartilhem suas experiência e saberes, formando assim uma comunidade de aprendizagem colaborativa.
“Além disso, utilizaremos leitura e discussão de textos e faremos uso de apresentação de vídeos apresentando situações concretas, a partir dos quais serão realizados exercícios tendo em vista pôr em prática os conteúdos aprendidos. Também será oportunizado que os participantes apresentem situações vividas para que, a partir de estudos de caso possa ser exemplificados modelos de atuações e/ ou intervenções frente a determinadas demandas que aparecem no contexto do CRAS”, acrescentou a diretora.
O curso terá 40 horas e será ministrado no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, todas as sextas-feiras, 9h às 17h.
PAIF
O PAIF é pedra fundamental, basilar da “nova” política de assistência social, que vem sendo construída no Brasil desde a publicação da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, em 2004: política pública, dever do Estado e direito de cidadania que, além de enfrentar riscos sociais, atua na sua prevenção. Inova ao materializar a centralidade e responsabilidade do Estado no atendimento e acompanhamento das famílias, de modo proativo, protetivo, preventivo e territorializado, assegurando o acesso a direitos e a melhoria da qualidade de vida.
A capilaridade da proteção social básica, sua capacidade de referenciamento e o fato de o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – localizar-se em áreas de vulnerabilidade social, ou muito próximo delas, deram legitimidade e tornou este equipamento público uma referência para a população que vive no seu território de abrangência.
O PAIF é essencial para a proteção de assistência social, uma vez que assegura espaços de convívio, informa e garante acesso aos direitos socioassistenciais, contribui para a gestão intersetorial local, para o desenvolvimento da autonomia, o empoderamento das famílias e a ampliação de sua capacidade protetiva. Fortalece, ainda, vínculos familiares e comunitários, favorecendo a ampliação de perspectivas de vida das famílias mais vulneráveis e o acesso a oportunidades.
Veja Também Recentes

Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Inscrições para curso de Libras gratuito em Caraguatatuba estão encerradas
Foram encerradas as inscrições do curso gratuito de Libras em Caraguatatuba. Mais de 100 vagas foram preenchidas em pouco mais de cinco dias, segundo a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). O curso terá início em maio, com duração de três meses. No segundo semestre,

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (24), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.