Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba promove capacitação com técnicos dos CRAS sobre Atendimento Integral à Família

Prefeitura de Caraguatatuba promove capacitação com técnicos dos CRAS sobre Atendimento Integral à Família
Prefeitura de Caraguatatuba promove capacitação com técnicos dos CRAS sobre Atendimento Integral à Família

A Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania promove o curso “Lugar e importância do PAIF como estratégia de trabalho da proteção social básica”, voltado para servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, pretende contribuir para a qualificação do principal serviço de Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Os objetivos dessa capacitação para as equipes técnicas dos CRAS são: Apresentar a Política Nacional de Assistência Social: LOAS/SUAS/ NOB-RH; Compreender o lugar e a agenda do CRAS no contexto da PNAS, do SUAS e da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistencias e os serviços ofertados pelo PAIF; Entender os princípios e propósitos do PAIF na defesa do atendimento integral, da prevenção e serviço de convivência e fortalecimento de vínculo no CRAS; Apresentar diferentes estratégias e Metodologias do trabalho social com famílias na lógica do PAIF; Problematizar e reconhecer a complexidade das demandas e da necessidade de organização em rede para atendê-las frente às vulnerabilidades apresentadas pelas famílias.

De acordo com Giselle de Jesus Silva, diretora da Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, haverá ênfase sobre a importância do CRAS na agenda do SUAS e apresentação estratégias de trabalhos que possibilitem atuar junto às famílias, crianças, adolescentes e idosos, tendo em vista o fortalecimento dos vínculos de cuidado, proteção e pertencimento, tanto no âmbito das famílias, bem como das comunidades em que vivem, numa perspectiva de trabalho em Redes.

“A proposta metodológica que adotamos para capacitar os profissionais na execução de trabalho com as famílias traz em si uma visão crítica e reflexiva, de cunho dialógico e libertário. Além disso, faremos uma abordagem na perspectiva do Pensamento Sistêmico, que concebe os sistemas humanos como dotados de complexidade e com grande capacidade de crescimento e evolução, cujo foco é colocado nas relações, em que o que cada um faz interfere em cada qual e vice-versa. Também se enfatiza a importância das forças e competências (resiliência), bem como da capacidade das famílias de enfrentar as situações de vulnerabilidades em que se encontram”, explicou Giselle.

A abordagem dos conteúdos será de forma dinâmica e dialógica, em que todos os participantes sejam envolvidos, fazendo relação direta entre teoria e prática, possibilitando que compartilhem suas experiência e saberes, formando assim uma comunidade de aprendizagem colaborativa.

“Além disso, utilizaremos leitura e discussão de textos e faremos uso de apresentação de vídeos apresentando situações concretas, a partir dos quais serão realizados exercícios tendo em vista pôr em prática os conteúdos aprendidos. Também será oportunizado que os participantes apresentem situações vividas para que, a partir de estudos de caso possa ser exemplificados modelos de atuações e/ ou intervenções frente a determinadas demandas que aparecem no contexto do CRAS”, acrescentou a diretora.

O curso terá 40 horas e será ministrado no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, todas as sextas-feiras, 9h às 17h.

PAIF

O PAIF é pedra fundamental, basilar da “nova” política de assistência social, que vem sendo construída no Brasil desde a publicação da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, em 2004: política pública, dever do Estado e direito de cidadania que, além de enfrentar riscos sociais, atua na sua prevenção. Inova ao materializar a centralidade e responsabilidade do Estado no atendimento e acompanhamento das famílias, de modo proativo, protetivo, preventivo e territorializado, assegurando o acesso a direitos e a melhoria da qualidade de vida.

A capilaridade da proteção social básica, sua capacidade de referenciamento e o fato de o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – localizar-se em áreas de vulnerabilidade social, ou muito próximo delas, deram legitimidade e tornou este equipamento público uma referência para a população que vive no seu território de abrangência.

O PAIF é essencial para a proteção de assistência social, uma vez que assegura espaços de convívio, informa e garante acesso aos direitos socioassistenciais, contribui para a gestão intersetorial local, para o desenvolvimento da autonomia, o empoderamento das famílias e a ampliação de sua capacidade protetiva. Fortalece, ainda, vínculos familiares e comunitários, favorecendo a ampliação de perspectivas de vida das famílias mais vulneráveis e o acesso a oportunidades.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Prefeitura participa de plantio realizado pelo Rotary Club de Caraguatatuba
Prefeitura participa de plantio realizado pelo Rotary Club de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, participou de uma ação de plantio realizada pelo Rotary Club de Caraguatatuba na manhã desta sexta-feira (26). Apesar do tempo nublado, a atividade seguiu como o previsto. Cerca de 10 membros estiveram no entorno da pista

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 26/04/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove ação comunitária sobre Abril Azul no CRAS Sul
Prefeitura de Caraguatatuba promove ação comunitária sobre Abril Azul no CRAS Sul

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na última semana uma ação comunitária com o tema Abril Azul, em homenagem ao mês de conscientização sobre o autismo. O evento teve lugar no CRAS Sul, “Maria Luiza Bourabeby”, e contou com a participação de aproximadamente 40

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 22/04/2024