Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba comemora Dia da Conservação da Natureza com palestra em escola municipal

Prefeitura de Caraguatatuba comemora Dia da Conservação da Natureza com palestra em escola municipal
Prefeitura de Caraguatatuba comemora Dia da Conservação da Natureza com palestra em escola municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, promoveu apresentações sobre o ‘Dia da Conservação da Natureza’, nesta quinta-feira (28), na escola EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz.

A atividade contou com a presença do secretário adjunto de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, do ‘Guardião das Costeiras’, Gigliardi Ferreira e agentes da Polícia Militar Ambiental, Cabos Igor, Aurélio e Pereira.

#PraTodosVerem: Aluno olha papel distribuído durante apresentação da equipe da Polícia Militar Ambiental (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A apresentação teve como objetivo incentivar o cuidado com o meio ambiente, os animais e a preservação da natureza como um todo. A palestra foi realizada no pátio da escola no período da manhã, para os alunos do 8° ano, e no período da tarde, para os alunos do 7º.

Dentre os temas abordados, o secretário reforçou os programas sustentáveis como a Coleta Seletiva, Ecopontos e as Cooperativas de Reciclagem. Abordou também sobre a importância de cada um fazer a sua parte, visto que a conservação da natureza é responsabilidade de todos.

“Olhando para a nossa cidade percebemos o quanto somos privilegiados pela natureza. Esse cuidado e respeito ao meio ambiente também envolve cuidar dos animais, respeitar toda vegetação que compõe nossa cidade. Isso começa comigo e com cada um de vocês. É responsabilidade de todos nós”, introduziu o secretário.

Trazendo um pouco da experiência de cuidar do meio ambiente, Gigliardi Ferreira, conhecido como ‘Guardião das Costeiras’, também bateu um papo com os alunos a respeito de conscientização, e contou que a melhor forma de conservar a natureza é mudando os velhos hábitos.

E por fim, a equipe da Polícia Militar Ambiental conversou com os alunos falando sobre os tipos comuns de crimes ambientais, como os maus tratos a animais, cuja penalidade pode acarretar em multa e reclusão, dependendo da gravidade. No final da apresentação, os alunos ainda puderam tirar dúvidas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba disputa final estadual do JOMI 2025 em São João da Boa Vista com seis modalidades
Caraguatatuba disputa final estadual do JOMI 2025 em São João da Boa Vista com seis modalidades

A delegação de Caraguatatuba embarca rumo a São João da Boa Vista para participar da final estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2025, entre os dias 23 e 28 de outubro. O município será representado por cerca de 30 integrantes, entre atletas e equipe técnica, nas modalidades de dança

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 15/10/2025
Feira das Profissões de Caraguatatuba orienta jovens sobre oportunidades no mercado de trabalho
Feira das Profissões de Caraguatatuba orienta jovens sobre oportunidades no mercado de trabalho

Centenas de adolescentes da região visitaram a Feira das Profissões 2025 na última terça-feira (14/10), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e na Escola Técnica Estadual (Etec), no Indaiá, em Caraguatatuba.  O evento ofereceu orientação profissional, experiências práticas e encaminhamentos que auxiliam na escolha de

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/10/2025
Nota Oficial
Nota Oficial

O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que, até o momento, segue sem registro de casos suspeitos de intoxicação por metanol no município. Desde a última terça-feira (7) não há nenhum atendimento por intoxicação por álcool nas unidades de saúde da cidade. Os casos apontados no painel divulgado pela Secretaria de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 10/10/2025
Caraguatatuba celebra talentos no 1º MiniFEC “Imagens que educam, vozes que transformam”
Caraguatatuba celebra talentos no 1º MiniFEC “Imagens que educam, vozes que transformam”

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de quinta-feira (9), a cerimônia de premiação do 1º MiniFEC – Mini Festival Estudantil de Cinema, promovido pela Secretaria de Educação. O evento marcou o encerramento da primeira edição do projeto, que teve como tema “Imagens que educam, vozes que transformam”

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 13/10/2025
Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Drywall
Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Drywall

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Instalação de Drywall, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O curso tem como objetivo desenvolver capacidades técnicas e socioemocionais relativas à montagem de estruturas de paredes e tetos com sistema

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/10/2025