Pesquisar No Site
Prefeitura apresenta ações de empregabilidade para PcD em Café Empresarial da ACE

Prefeitura apresenta ações de empregabilidade para PcD em Café Empresarial da ACE
O Café Empresarial, realizado mensalmente pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE) contou, nesta quinta-feira (21), com a exposição de um programa conduzido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
O secretário da pasta, Amauri Toledo, e a técnica Maria Elvira da Silva Alves, tiveram a oportunidade de apresentar aos empresários da cidade as ações que permitem a contratação de Pessoas com Deficiência (PcD).

#PraTodosVerem: Amauri Toledo e Maria Elvira estão à frete do salão da ACE e falam com comerciantes (Foto: Mara Cirino/PMC)
“Temos um banco de dados com os nossos PcDs, seus currículos e habilidades, além de laudo médico comprobatório de doença e elas podem ser inseridas ou reinseridas no mercado de trabalho para maior qualidade vida”, explicou Maria Elvira.
Ela ainda destacou a necessidade da inclusão dos deficientes e a importância para que se sintam úteis e para a autoestima. “Temos vários casos de deficiência que não atrapalham na realização de atividades. Cada deficiente tem habilidades diferentes e podem ser inseridas diferentes atribuições”.
Maria Elvira reforçou ainda que ações semelhantes são realizadas para a inserção de idoso no mercado de trabalho e que cada um também tem sua habilidade.
Já o secretário Amauri Toledo aproveitou também para explicar aos comerciantes qual o papel da Sepedi, as parcerias e ações envolvendo PcD e idosos. “Vocês sabiam que 20% da nossa população é formada por idosos? Que de 11 mil antes da pandemia da Covid-19 hoje temos mais de 25 mil na cidade? Por isso temos ações e atendimentos específicos para esse grupo, conforme orientação do prefeito Aguilar Junior”, argumentou.
Para sensibilizar os empresários, a Sepedi deve estar mais presente nos próximos Cafés Empresariais da ACE para tirar dúvidas dos participantes e abrir o leque de atendimento.
Veja Também Recentes

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes