Pesquisar No Site

Caraguatatuba tem abertura da 20º Olimpíadas das APAES, na segunda-feira, na Praça de Eventos do Porto Novo

Caraguatatuba tem abertura da 20º Olimpíadas das APAES, na segunda-feira, na Praça de Eventos do Porto Novo
Caraguatatuba tem abertura da 20º Olimpíadas das APAES, na segunda-feira, na Praça de Eventos do Porto Novo

A cidade de Caraguatatuba recebe do dia 18 a 23 de julho o maior evento esportivo do movimento Apaeano: a 20º edição das Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual. A competição é promovida pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), com o apoio da APAE e Prefeitura de Caraguatatuba. A abertura será realizada nesta segunda-feira, a partir das 19h, na Praça de Eventos do Porto Novo.

A cerimônia terá como atrações apresentação do Grupo Ciganas Lorenzei – Quero Bailar, da Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba (Fundacc) e apresentação de dança dos alunos da APAE de Caraguatatuba, com o tema ‘A Criação do Mundo’.

A abertura das olimpíadas contará ainda com a entrada das 16 delegações que disputarão os jogos, acendimento da tocha olímpica e, como encerramento, a apresentação da banda de Caraguatatuba, The Duke.

#PraTodosVerem: Atletas se enfrentam em partida de basquete em edição das Olimpíadas realizada em Franca, em 2018 (Foto: Divulgação/Eco Ambiental)

“É com muito orgulho que Caraguatatuba recebe, pela primeira vez, um evento que promove, além de competição esportiva, inclusão e superação. Nossa cidade recebe de braços abertos todos os atletas. Aproveitem também nossas praias e pontos turísticos. Bons jogos!”, enaltece o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

Ainda como forma de divulgação do evento, a APAE de Caraguatatuba promove neste sábado (16), a ‘Carrelímpiadas’. A saída será às 18h, na sede da APAE.

“A Prefeitura de Caraguatatuba se mostrou muito solicita ao nosso pedido e sabemos que por ser uma cidade litorânea, ela possui uma boa infraestrutura para receber nossos atletas. Temos certeza que teremos um evento recheado de muita garra e emoção”, afirma Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP.

O evento deverá envolver cerca de 800 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes, nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, futebol society, natação, tênis de mesa, vôlei adaptado, dama e dominó.

“É com muita alegria que estamos aplicando todos os esforços para garantir um evento espetacular! A nossa maior expectativa é fazer com que esse evento seja inesquecível na vida de cada participante”, comenta Sonia Maria Vitor, presidente da APAE Caraguatatuba.

As Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual tem por objetivo favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua inclusão na sociedade por meio da prática esportiva adequada às suas necessidades e a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vive, dessa forma contribuindo para o exercício da cidadania.

Programação animada

As competições serão realizadas em diversos espaços da cidade de Caraguatatuba, sendo as modalidades coletivas no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Centro de Esportes Benedito Lippi, na Arena Caiçara, no colégio Módulo e no CIASE Sumaré.

O Cemug também será palco do atletismo, da natação e do tênis de mesa, emquanto o Shopping Serramar receberá os atletas da dama e dominó, além de ser também um ambiente para recreação e inclusão.

Além das competições, os atletas poderão usufruir de momentos de muita diversão, o que possibilitará que vivenciem novas e alegres experiências. “Caraguatatuba foi escolhida por ser uma cidade litorânea, assim podemos oferecer uma experiência única aos usuários, pois muitos deles não conhecem a praia. Posso adiantar que será um evento que irá para além do esporte. Estamos preparando diversas atividades culturais e de lazer, festa de confraternização e uma abertura memorável”, antecipa Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP.

Após a realização da 20º Olimpíadas Especiais das APAES – edição estadual, a FEAPAES-SP, junto com sua coordenadoria estadual de educação física, desporto e lazer, organiza e identifica os usuários e equipes (atletas, técnicos e acompanhantes), seguindo assim o edital e suas classificações para a formação da delegação que representará o stado de São Paulo na Olimpíada Nacional das APAES, que será realizada no final do segundo semestre de 2022, em Aracaju (SE).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Porto Novo Night Run Caraguatatuba será realizada em dezembro
Porto Novo Night Run Caraguatatuba será realizada em dezembro

A Praça de Eventos do Porto Novo recebe, no dia 5 de dezembro de 2026, a segunda edição da Corrida de Rua Porto Novo Night Run Caraguatatuba. A prova terá percursos de 5 km e 10 km, nas categorias feminino e masculino. Com largada prevista para as 18h, o evento

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 04/09/2026
Cocanha Open de Beach Tennis espera mais de 300 inscritos neste fim de semana
Cocanha Open de Beach Tennis espera mais de 300 inscritos neste fim de semana

A Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, recebe neste fim de semana, dias 22 e 23 de agosto, a 6ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis. A partir das 8h, atletas de diferentes cidades do Estado de São Paulo entram em quadra em busca dos melhores resultados em uma programação

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 20/08/2026
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba de agosto
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba de agosto

O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba foi marcado pela formalização de 478 dos 965 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de agosto. Desse montante, 487 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O órgão de defesa do consumidor recebeu 199 queixas

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 09/09/2026
Rua da Família encerra temporada 2026 com esporte, cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo
Rua da Família encerra temporada 2026 com esporte, cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste domingo (30) a última edição da temporada do programa Rua da Família, levando esporte, cultura, lazer e serviços gratuitos para a Avenida da Praia, no Centro. A programação ocorre das 8h às 12h com participação aberta a moradores, turistas e visitantes. Durante a manhã,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/08/2026
Jogos Regionais das Apaes promovem esporte integração e inclusão em Caraguatatuba
Jogos Regionais das Apaes promovem esporte integração e inclusão em Caraguatatuba

O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba, recebe, entre os dias 24 e 26 de setembro, os Jogos Regionais das Apaes 2026. A competição deve reunir atletas de diferentes unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e promover a inclusão, a integração e a convivência

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/08/2026