Pesquisar No Site

Caraguatatuba tem abertura da 20º Olimpíadas das APAES, na segunda-feira, na Praça de Eventos do Porto Novo

Caraguatatuba tem abertura da 20º Olimpíadas das APAES, na segunda-feira, na Praça de Eventos do Porto Novo
Caraguatatuba tem abertura da 20º Olimpíadas das APAES, na segunda-feira, na Praça de Eventos do Porto Novo

A cidade de Caraguatatuba recebe do dia 18 a 23 de julho o maior evento esportivo do movimento Apaeano: a 20º edição das Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual. A competição é promovida pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), com o apoio da APAE e Prefeitura de Caraguatatuba. A abertura será realizada nesta segunda-feira, a partir das 19h, na Praça de Eventos do Porto Novo.

A cerimônia terá como atrações apresentação do Grupo Ciganas Lorenzei – Quero Bailar, da Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba (Fundacc) e apresentação de dança dos alunos da APAE de Caraguatatuba, com o tema ‘A Criação do Mundo’.

A abertura das olimpíadas contará ainda com a entrada das 16 delegações que disputarão os jogos, acendimento da tocha olímpica e, como encerramento, a apresentação da banda de Caraguatatuba, The Duke.

#PraTodosVerem: Atletas se enfrentam em partida de basquete em edição das Olimpíadas realizada em Franca, em 2018 (Foto: Divulgação/Eco Ambiental)

“É com muito orgulho que Caraguatatuba recebe, pela primeira vez, um evento que promove, além de competição esportiva, inclusão e superação. Nossa cidade recebe de braços abertos todos os atletas. Aproveitem também nossas praias e pontos turísticos. Bons jogos!”, enaltece o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

Ainda como forma de divulgação do evento, a APAE de Caraguatatuba promove neste sábado (16), a ‘Carrelímpiadas’. A saída será às 18h, na sede da APAE.

“A Prefeitura de Caraguatatuba se mostrou muito solicita ao nosso pedido e sabemos que por ser uma cidade litorânea, ela possui uma boa infraestrutura para receber nossos atletas. Temos certeza que teremos um evento recheado de muita garra e emoção”, afirma Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP.

O evento deverá envolver cerca de 800 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes, nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, futebol society, natação, tênis de mesa, vôlei adaptado, dama e dominó.

“É com muita alegria que estamos aplicando todos os esforços para garantir um evento espetacular! A nossa maior expectativa é fazer com que esse evento seja inesquecível na vida de cada participante”, comenta Sonia Maria Vitor, presidente da APAE Caraguatatuba.

As Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual tem por objetivo favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua inclusão na sociedade por meio da prática esportiva adequada às suas necessidades e a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vive, dessa forma contribuindo para o exercício da cidadania.

Programação animada

As competições serão realizadas em diversos espaços da cidade de Caraguatatuba, sendo as modalidades coletivas no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Centro de Esportes Benedito Lippi, na Arena Caiçara, no colégio Módulo e no CIASE Sumaré.

O Cemug também será palco do atletismo, da natação e do tênis de mesa, emquanto o Shopping Serramar receberá os atletas da dama e dominó, além de ser também um ambiente para recreação e inclusão.

Além das competições, os atletas poderão usufruir de momentos de muita diversão, o que possibilitará que vivenciem novas e alegres experiências. “Caraguatatuba foi escolhida por ser uma cidade litorânea, assim podemos oferecer uma experiência única aos usuários, pois muitos deles não conhecem a praia. Posso adiantar que será um evento que irá para além do esporte. Estamos preparando diversas atividades culturais e de lazer, festa de confraternização e uma abertura memorável”, antecipa Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP.

Após a realização da 20º Olimpíadas Especiais das APAES – edição estadual, a FEAPAES-SP, junto com sua coordenadoria estadual de educação física, desporto e lazer, organiza e identifica os usuários e equipes (atletas, técnicos e acompanhantes), seguindo assim o edital e suas classificações para a formação da delegação que representará o stado de São Paulo na Olimpíada Nacional das APAES, que será realizada no final do segundo semestre de 2022, em Aracaju (SE).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

2º Cocanha Open de Beach Tennis começa nesta sexta-feira
2º Cocanha Open de Beach Tennis começa nesta sexta-feira em Caraguatatuba

A equipe de Beach Tennis de Caraguatatuba, AceleraBT, realiza a partir desta sexta-feira (9) a 2ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. De acordo com a organização, o evento deve receber

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/09/2022
Grupo Ubuntu lança projeto junto às escolas municipais em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba
Grupo Ubuntu lança projeto junto às escolas municipais em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba

O grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, formado pelos artistas plásticos Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná, anunciou uma nova parceria com a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Turismo, Educação e FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, que resultará em um trabalho colaborativo entre o grupo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 30/09/2022
Inscrições para cursos de Técnicas de Jardinagem e Auxiliar de Climatização de Automóveis iniciam terça-feira
Inscrições para cursos de Técnicas de Jardinagem e Auxiliar de Climatização de Automóveis iniciam terça-feira

Nesta terça e quarta-feira (20 e 21), o Fundo Social de Caraguatatuba realiza inscrições para os cursos gratuitos de Técnicas de Jardinagem e Auxiliar de Climatização de Automóveis em parceria com o Senai. Ao todo, são 36 vagas e as inscrições devem ser feitas, presencialmente, na sede do Fundo Social,

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 20/09/2022
Professores da rede estadual concluem segundo módulo do ciclo de capacitação do VI Curta Caraguá
Professores da rede estadual concluem segundo módulo do ciclo de capacitação do VI Curta Caraguá

O VI Curta Caraguá, Festival de Cinema voltado a Escolas Estaduais do Litoral Norte, realizou, na última semana, o segundo módulo do ciclo de capacitação para professores da rede, que irão supervisionar a criação dos curtas-metragens junto aos alunos. Composto por quatro módulos, o segundo encontro foi ministrado pelo fotógrafo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 05/09/2022
Certificados de reservistas podem ser retirados na Junta Militar de Caraguatatuba
Certificados de reservistas podem ser retirados na Junta Militar de Caraguatatuba

Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar (certificado de reservista) dos jovens nascidos em 2004 estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba, no Sumaré. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se alistar

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 06/09/2022