Pesquisar No Site

Caraguatatuba tem abertura da 20º Olimpíadas das APAES, na segunda-feira, na Praça de Eventos do Porto Novo

Caraguatatuba tem abertura da 20º Olimpíadas das APAES, na segunda-feira, na Praça de Eventos do Porto Novo
Caraguatatuba tem abertura da 20º Olimpíadas das APAES, na segunda-feira, na Praça de Eventos do Porto Novo

A cidade de Caraguatatuba recebe do dia 18 a 23 de julho o maior evento esportivo do movimento Apaeano: a 20º edição das Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual. A competição é promovida pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), com o apoio da APAE e Prefeitura de Caraguatatuba. A abertura será realizada nesta segunda-feira, a partir das 19h, na Praça de Eventos do Porto Novo.

A cerimônia terá como atrações apresentação do Grupo Ciganas Lorenzei – Quero Bailar, da Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba (Fundacc) e apresentação de dança dos alunos da APAE de Caraguatatuba, com o tema ‘A Criação do Mundo’.

A abertura das olimpíadas contará ainda com a entrada das 16 delegações que disputarão os jogos, acendimento da tocha olímpica e, como encerramento, a apresentação da banda de Caraguatatuba, The Duke.

#PraTodosVerem: Atletas se enfrentam em partida de basquete em edição das Olimpíadas realizada em Franca, em 2018 (Foto: Divulgação/Eco Ambiental)

“É com muito orgulho que Caraguatatuba recebe, pela primeira vez, um evento que promove, além de competição esportiva, inclusão e superação. Nossa cidade recebe de braços abertos todos os atletas. Aproveitem também nossas praias e pontos turísticos. Bons jogos!”, enaltece o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

Ainda como forma de divulgação do evento, a APAE de Caraguatatuba promove neste sábado (16), a ‘Carrelímpiadas’. A saída será às 18h, na sede da APAE.

“A Prefeitura de Caraguatatuba se mostrou muito solicita ao nosso pedido e sabemos que por ser uma cidade litorânea, ela possui uma boa infraestrutura para receber nossos atletas. Temos certeza que teremos um evento recheado de muita garra e emoção”, afirma Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP.

O evento deverá envolver cerca de 800 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes, nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, futebol society, natação, tênis de mesa, vôlei adaptado, dama e dominó.

“É com muita alegria que estamos aplicando todos os esforços para garantir um evento espetacular! A nossa maior expectativa é fazer com que esse evento seja inesquecível na vida de cada participante”, comenta Sonia Maria Vitor, presidente da APAE Caraguatatuba.

As Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual tem por objetivo favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua inclusão na sociedade por meio da prática esportiva adequada às suas necessidades e a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vive, dessa forma contribuindo para o exercício da cidadania.

Programação animada

As competições serão realizadas em diversos espaços da cidade de Caraguatatuba, sendo as modalidades coletivas no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Centro de Esportes Benedito Lippi, na Arena Caiçara, no colégio Módulo e no CIASE Sumaré.

O Cemug também será palco do atletismo, da natação e do tênis de mesa, emquanto o Shopping Serramar receberá os atletas da dama e dominó, além de ser também um ambiente para recreação e inclusão.

Além das competições, os atletas poderão usufruir de momentos de muita diversão, o que possibilitará que vivenciem novas e alegres experiências. “Caraguatatuba foi escolhida por ser uma cidade litorânea, assim podemos oferecer uma experiência única aos usuários, pois muitos deles não conhecem a praia. Posso adiantar que será um evento que irá para além do esporte. Estamos preparando diversas atividades culturais e de lazer, festa de confraternização e uma abertura memorável”, antecipa Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP.

Após a realização da 20º Olimpíadas Especiais das APAES – edição estadual, a FEAPAES-SP, junto com sua coordenadoria estadual de educação física, desporto e lazer, organiza e identifica os usuários e equipes (atletas, técnicos e acompanhantes), seguindo assim o edital e suas classificações para a formação da delegação que representará o stado de São Paulo na Olimpíada Nacional das APAES, que será realizada no final do segundo semestre de 2022, em Aracaju (SE).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Teatro Mario Covas recebe grandes atrações em outubro
Teatro Mario Covas recebe grandes atrações em outubro

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, preparou uma programação diversificada para o mês de outubro, com espetáculos para públicos de diferentes idades e estilos. Entre os destaques estão o stand-up comedy dos humoristas Dihh Lopes e Márcio Donato, o show da turnê comemorativa pelos 60 anos do tradicional grupo Os

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública dos bairros
Prefeitura convoca mais 10 bolsistas do PEAD para limpeza e manutenção urbana dos bairros de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 10 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até a próxima quarta-feira (30/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 6 - Água potável e saneamento Publicado em 28/09/2026
Caraguatatuba recebe primeira doação do Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia cerca de 700 pessoas
Caraguatatuba recebe primeira doação do Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia cerca de 700 pessoas

O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba recebeu, na última quarta-feira (30), a primeira doação vinculada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea. A ação resultou na destinação de 1.220 quilos de alimentos para sete instituições sociais cadastradas no programa, beneficiando aproximadamente 700 pessoas

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026