Pesquisar No Site
Secretaria de Meio Ambiente segue com inscrições abertas para projeto ‘Tecendo em Redes’
Secretaria de Meio Ambiente segue com inscrições abertas para projeto ‘Tecendo em Redes’
A Prefeitura de Caraguatatuba segue com inscrições abertas para o projeto ‘Tecendo em Redes’, projeto social de sustentabilidade, com foco na economia circular e a integração social de pescadores locais.
O curso é promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e está aberto para todos os munícipes, em especial, para a comunidade pesqueira. Os interessados podem se cadastrar por meio do link: https://forms.gle/addzESciDVRCtHdi6.

#PraTodosVerem: Bolsa artesanal produzida pela organizadora do projeto ‘Tecendo em Redes’, Meire Paiva, com uso de redes de pesca antigas (Foto: Divulgação/PMC)
Inicialmente, são disponibilizadas 10 vagas e as aulas serão todas as quartas-feiras de agosto.
Segundo a criadora do projeto, Meire Paiva, os alunos aprenderão como reutilizar as redes de pesca e transformá-las em produtos artesanais, diminuindo assim a poluição nos mares e gerando renda aos pescadores.
“O artesanato, além de ser constituído por diversas práticas e artes manuais, também é uma importante ferramenta de reintegração. Os produtos poderão servir como fonte de renda alternativa para as famílias dos pescadores”, disse Meire.
Os inscritos aprenderão a fazer a limpeza das redes de pesca, separar as tiras do material e utilizar o tear para a confecção das peças. O produto final será a criação de diferentes estilos de bolsas.
O intuito é não haver gastos com os produtos, e para isso todas as redes utilizadas serão aquelas descartadas e doadas pelos próprios pescadores. Os participantes também irão aprender a colocar preços nos produtos para comercializá-los.
Serviço
Data: 3 de agosto (primeira aula)
Horário: 14h
Local: Rua Santos Dumont, 502 – Estrela D’Alva (Sede da Secretaria de Meio Ambiente)
Veja Também Recentes
Voleibol de Caraguatatuba conquista pódio e avança às semifinais em competições regionais
As equipes de voleibol de Caraguatatuba tiveram um fim de semana de importantes resultados em competições regionais. As atletas representaram o município na Copa Regional de Guararema e na Copa Amizade, disputada em Caçapava, com conquista de pódio e classificação para as fases decisivas. Pela Copa Regional de Guararema, a
Pirata Cup 2026 reúne jovens atletas e arrecada 300 quilos de alimentos na abertura
A terceira edição do Pirata Cup 2026 teve início no último sábado (15), no Ginásio de Esportes Benedito Lippi (Ginásio do Poiares), em Caraguatatuba. A rodada de abertura reuniu atletas, familiares, público, organizadores e apoiadores em uma programação que combinou competição esportiva, estrutura profissional e ação solidária. O torneio contou
Caraguatatuba e Estado alinham novas ações para fortalecer o Esporte na região
Na sexta-feira (21), o prefeito Mateus Silva representou Caraguatatuba em uma reunião de alinhamento com a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer do Estado de São Paulo. O encontro teve como foco o fortalecimento do diálogo entre as equipes e a busca por novas ações para o desenvolvimento esportivo do
Caraguatatuba abre nova turma do curso básico de LIBRAS gratuito
Começam na quarta-feira (19), as inscrições para o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A qualificação é oferecida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), que disponibiliza 60 vagas gratuitas. Os interessados devem efetuar a inscrição, pessoalmente, entre os dias 19 e 21
Prêmio InterInfância abre inscrições para reconhecer boas práticas na Educação Infantil de Caraguatatuba
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba abre, de 1º a 11 de setembro, as inscrições para o Prêmio InterInfância 2026, iniciativa inédita que deve reconhecer práticas desenvolvidas por professores e equipes gestoras da Educação Infantil da rede municipal. O edital com todas as regras foi publicado no Diário Oficial de