Pesquisar No Site
IBGE oferece 18 vagas de recenseadores para Caraguatatuba em seleção gratuita
IBGE oferece 18 vagas de recenseadores para Caraguatatuba em seleção gratuita
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu um processo seletivo simplificado complementar (PSS) para contratação temporária de 48.535 recenseadores do Censo 2022, em todo o Brasil. Ao todo, 18 vagas foram distribuídas entre as regiões Sul (7), Central e Norte de Caraguatatuba (11). As inscrições sem cobrança de taxa seguem até a próxima quarta-feira (15/6), no Portal do IBGE, por meio do formulário virtual.
A função exige nível fundamental completo e a seleção vai ser feita por análise curricular. “Os candidatos devem preencher o formulário com os dados relativos à formação e essa análise de títulos será classificatória. Quando forem convocados, eles precisam comprovar a titulação”, explica o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros.

#PraCegoVer: Logotipo do Censo 2022 (Divulgação/Agência IBGE Notícias)
“O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que no PSS complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição”, completou Malheiros.
A remuneração do recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio do funcionário, unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. É possível calcular uma estimativa de remuneração neste simulador. A carga horária mínima a ser cumprida é de 25h semanais. O contrato tem previsão de até três meses.
A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de junho. As contratações serão efetuadas nos termos da Lei Federal 8.745/1993, que permite a admissão de pessoal por tempo determinado a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
Atualmente, a estimativa do IBGE é que Caraguatatuba possua 125.194 habitantes. O Censo 2010 registrou 100.840 pessoas residentes no município
Censo Demográfico 2022
No processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destinou 123 vagas de recenseador, duas de agente censitário municipal (ACM) e 10 de agente censitário supervisor (ACS) para as regiões Sul, Central e Norte de Caraguatatuba. As funções atraíram 310 inscritos no total. As provas para os cargos de recenseador agente censitário municipal e agente censitário supervisor foram aplicadas pela Fundação Getúlio Vargas no dia 10 de abril, em todo o país.
O IBGE vai contratar, temporariamente,183.021 recenseadores, 5.450 agentes censitários municipais (ACM) e 18.420 agentes censitários supervisores (ACS), observando no número de vagas reservado para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas pretas e pardas (PPP), em todo o país. As inscrições para o processo seletivo simplificado ocorreram entre os dias 15 de dezembro e 21 de janeiro. A coleta de dados nos domicílios brasileiros começa no dia 1º de agosto.
Veja Também Recentes
Prefeitura divulga programação de julho da Operação Cata-Treco com mais de 30 bairros de Caraguatatuba
A Operação Cata-Treco da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba percorre ruas de 33 bairros entre os dias 1º e 31 de julho. A iniciativa auxilia a população no descarte correto de móveis velhos, colchões, eletrodomésticos inservíveis e outros objetos de grande porte. O cronograma (sujeito a alterações)
Arraiá da Paróquia Santa Terezinha começa na sexta-feira com tradição, fé e cultura em Caraguatatuba
A Paróquia Santa Terezinha, localizada no bairro Martim de Sá, realiza o 26º Arraiá a partir desta sexta-feira (3/7) até o dia 26 de julho, com comidas típicas, show de prêmios, festas e missas para fiéis, moradores e visitantes. A festa integra a Rota das Quermesses, iniciativa que reúne as
Videoteca Lúcio Braun exibe documentário premiado na 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos nesta sexta
A Videoteca Lúcio Braun, no centro de Caraguatatuba, exibe nesta sexta-feira (26), às 19h, o documentário “Pau d’Arco” (2025), dirigido pela jornalista e documentarista Ana Aranha. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso antecipadamente. A sessão integra a programação da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos,
Exposição de Antonio Carelli reúne grandes nomes da arte em noite de abertura no museu
Os curadores da exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” reuniram na noite de abertura, na última sexta-feira (3), amigos e artistas que acompanharam e trabalharam com o mestre durante sua permanência em Caraguatatuba; Mieko Ukeseki e Mario, de Cunha (SP), Fabio Sapede, gravador, e Carminha Sapede, encadernadora,
CaraguaPrev faz prova de vida dos aniversariantes de julho até dia 31
Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de julho podem fazer o recadastramento anual obrigatório até dia 31, das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev