Pesquisar No Site
No Dia Mundial sem Tabaco, Caraguatatuba destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD
No Dia Mundial sem Tabaco, Caraguatatuba destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD
Dia 31 de maio é lembrado como Dia Mundial sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes que podem ser evitadas relacionadas ao tabagismo. A Prefeitura de Caraguatatuba possui o programa ‘Mudança de Hábito’, ofertado pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) – Álcool e Drogas (AD), no bairro Perequê-Mirim.
O programa conta com um total de 14 encontros, onde são observados os casos necessários de atendimento médico e introdução de medicamentos específicos ao tratamento antitabaco para amenizar os sintomas da crise de abstinência.
O enfermeiro e coordenador do espaço, Robson Baldasso, conta que o primeiro mês de tratamento é realizado de forma intensiva com encontros semanais, tendo como referência o conteúdo da apostila encaminhada pelo Ministério da Saúde.
“Do segundo ao sexto mês de tratamento, os encontros são quinzenais e ocorrem de forma mais livre e espontânea, com estratégias para driblar os sintomas de abstinência, além de monitorar os avanços e retrocessos do grupo e estimular a perseverança”, explica o coordenador.

#PraCegoVer: Imagem com fundo azul e no centro um cigarro com um círculo vermelho de advertência para não fumar (Foto: Divulgação/PMC)
Ao parar de fumar os benefícios à saúde são quase imediatos. Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Após duas horas, não há mais nicotina circulando no sangue. Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue normaliza. De 12 a 24 horas depois, os pulmões já funcionam melhor. Após dois dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida. Depois de três semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Um ano sem tabaco, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido pela metade e após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Para participar do programa ‘Mudança de Hábito’, os interessados devem procurar o Caps-Ad, na Rua José Geraldo da Silva Filho, 297, Perequê-Mirim, e agendar uma consulta com o técnico de referência.
Pensando em ampliar o atendimento, o Ministério da Saúde estuda a possibilidade de descentralizar o programa para ser desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que mais pessoas possam ser assistidas pelo município.
Caps-Ad
Foi inaugurado em 2019, no Perequê-Mirim, para atender pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química. Atualmente, conta 251 pacientes ativos.
Veja Também Recentes
Basquete de Caraguatatuba conquista duas vitórias e garante vaga na semifinal da Série Ouro da Liga Paulista
As equipes de base do basquete de Caraguatatuba tiveram mais um fim de semana de destaque pela Liga Paulista de Basquete. As partidas foram disputadas no último domingo (7), em Diadema, e terminaram com duas vitórias e uma derrota para os times caraguatatubenses. Na categoria Sub-14, Caraguatatuba venceu a equipe
Arraiá da Paróquia Santa Terezinha começa na sexta-feira com tradição, fé e cultura em Caraguatatuba
A Paróquia Santa Terezinha, localizada no bairro Martim de Sá, realiza o 26º Arraiá a partir desta sexta-feira (3/7) até o dia 26 de julho, com comidas típicas, show de prêmios, festas e missas para fiéis, moradores e visitantes. A festa integra a Rota das Quermesses, iniciativa que reúne as
Fundo Social e Cult SP Pro abrem inscrições para curso gratuito de Produção de Tortas e Salgados
Estão abertas até o dia 5 de julho as inscrições para o curso gratuito de Produção de Tortas e Salgados, realizado pelo Fundo Social de Caraguatatuba em parceria com a Cult SP Pro. A qualificação é voltada para as pessoas que querem aprender uma nova profissão, aprimorar conhecimentos e gerar
Ações contínuas do Programa “Pontes para o Futuro” garantem segurança e ordenamento urbano em Caraguatatuba
O Programa “Pontes para o Futuro”, uma parceria entre a Concessionária Tamoios e a Prefeitura de Caraguatatuba, realizou mais uma ação na manhã da última terça-feira (9), em dois pontos estratégicos do município. A iniciativa tem como objetivo promover o ordenamento e limpeza dos espaços públicos, melhorar as condições urbanas
Caraguatatuba vence de virada e segue na briga por vaga na Série Ouro da Copa Amizade
A equipe sub-13 de voleibol de Caraguatatuba conquistou uma importante vitória no último sábado (27) pela Copa Amizade. Em Caçapava, as atletas venceram Guaratinguetá por 2 sets a 1, após uma reação marcada pela determinação dentro de quadra. Mesmo após sair atrás no placar, a equipe manteve o ritmo de