Pesquisar No Site
No Dia Mundial sem Tabaco, Caraguatatuba destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD

No Dia Mundial sem Tabaco, Caraguatatuba destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD
Dia 31 de maio é lembrado como Dia Mundial sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes que podem ser evitadas relacionadas ao tabagismo. A Prefeitura de Caraguatatuba possui o programa ‘Mudança de Hábito’, ofertado pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) – Álcool e Drogas (AD), no bairro Perequê-Mirim.
O programa conta com um total de 14 encontros, onde são observados os casos necessários de atendimento médico e introdução de medicamentos específicos ao tratamento antitabaco para amenizar os sintomas da crise de abstinência.
O enfermeiro e coordenador do espaço, Robson Baldasso, conta que o primeiro mês de tratamento é realizado de forma intensiva com encontros semanais, tendo como referência o conteúdo da apostila encaminhada pelo Ministério da Saúde.
“Do segundo ao sexto mês de tratamento, os encontros são quinzenais e ocorrem de forma mais livre e espontânea, com estratégias para driblar os sintomas de abstinência, além de monitorar os avanços e retrocessos do grupo e estimular a perseverança”, explica o coordenador.

#PraCegoVer: Imagem com fundo azul e no centro um cigarro com um círculo vermelho de advertência para não fumar (Foto: Divulgação/PMC)
Ao parar de fumar os benefícios à saúde são quase imediatos. Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Após duas horas, não há mais nicotina circulando no sangue. Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue normaliza. De 12 a 24 horas depois, os pulmões já funcionam melhor. Após dois dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida. Depois de três semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Um ano sem tabaco, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido pela metade e após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Para participar do programa ‘Mudança de Hábito’, os interessados devem procurar o Caps-Ad, na Rua José Geraldo da Silva Filho, 297, Perequê-Mirim, e agendar uma consulta com o técnico de referência.
Pensando em ampliar o atendimento, o Ministério da Saúde estuda a possibilidade de descentralizar o programa para ser desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que mais pessoas possam ser assistidas pelo município.
Caps-Ad
Foi inaugurado em 2019, no Perequê-Mirim, para atender pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química. Atualmente, conta 251 pacientes ativos.
Veja Também Recentes

Fundacc segue com credenciamento aberto para artistas e fazedores de Cultura
Segue aberto o credenciamento para propostas de artistas e fazedores de Cultura, com intenção de compor a programação da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com atividades e/ou criações de obras artísticas. Lançada no início de abril deste ano, as inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 4 de março

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Travessão recebe 1ª audiência pública do PPA 2026-2029 e LDO 2026 de Caraguatatuba nesta quinta-feira
A primeira audiência pública descentralizada do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para 2026 será nesta quinta-feira (24/4), às 19h, na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. A apresentação das peças orçamentárias continua nas próximas sexta e