Pesquisar No Site
Banco de Leite Humano de Caraguatatuba beneficia 586 crianças através de doações

Banco de Leite Humano de Caraguatatuba beneficia 586 crianças através de doações
No Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado neste dia 19 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça o trabalho prestado pelo Banco de Leite Humano do Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI).
Desde sua inauguração em 2018, já foram 393 doadoras cadastradas, sendo 593 litros de leite doados e 586 crianças beneficiadas.

#PraCegoVer: Lactaristas sentadas em círculo durante treinamento em sala do CEAMI; enfermeira está em pé falando às participantes (Foto: Luís Gava/PMC)
A data foi instituída pela Lei nº 13.227/2015 e representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, além de incentivar o aleitamento materno.
O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.
Diversas ações estão sendo realizadas pela equipe do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba para reforçar a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano. Palestras estão sendo promovidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) às gestantes referenciadas e aos pais de alunos dos Centros de Educação Infantil (CEI) durante a Semana do Bebê e do Brincar.

#PraCegoVer: Enfermeira em pé na recepção de UBS durante palestra; pessoas estão sentadas prestando atenção (Foto: Divulgação/PMC)
O Banco de Leite Humano também realiza um treinamento para 15 lactaristas da Casa de Saúde Stella Maris explicando o manuseio correto do leite e a importância de sempre incentivar o aleitamento materno dentro da maternidade.
A técnica em nutrição da Casa de Saúde Stella Maris, Larissa Baraúna, explica que o conhecimento é adquirido no dia a dia, mas participar do treinamento foi extremamente útil para aplicar de fato a técnica com os bebês. “Conhecer o espaço do Banco de Leite superou as expectativas. Não imaginava que tinha toda essa estrutura e controle de qualidade”, relatou.
Seja uma doadora
As interessadas em doar podem procurar a unidade do Banco de Leite CEAMI, localizado dentro do prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré. O horário de funcionamento da unidade é das 7h às 17h. O telefone para dúvidas é o (12) 3897-3510.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba prende suspeitos por furto tráfico e ato infracional em diversas ocorrências
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no último fim de semana uma intensa atuação com prisões por furto, tráfico de drogas e apreensão de menores envolvidos com entorpecentes. As ocorrências ocorreram em diferentes bairros da cidade. Suspeito é preso em flagrante por furto no Indaiá No sábado (14),

Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba
Uma “Casa de Repouso”, que funcionava sem alvará, na Praia da Palmeiras, e abrigava dez pessoas idosas e duas pessoas com deficiência (PcD), foi fechada após denúncia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência d do Idoso (Sepedi).

Manifestum Mostra de Danças é atração no Teatro Mario Covas nesta sexta-feira
A Manifestum Escola de Dança, de Caraguatatuba, realiza nesta sexta-feira (27/6), às 20h, no Teatro Mario Covas, a primeira edição da Manifestum Mostra de Danças. O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência artística completa, partindo da concepção coreográfica até a performance no palco. Está prevista a apresentação

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições na próxima terça-feira
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, por meio do projeto MM Macc Museu Vivo, com fomento do ProAC e da Lei Aldir Blanc (PNAB), apresenta a partir da próxima terça-feira (1º/7), três novas exposições – “Além do Olhar”, “Transformar – Alice Dolfini” e “José Moraes, o artista e

Programa Servidor em Foco promove ação com equipes do CRAS Olaria e CREAS
As equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Olaria e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Caraguatatuba participaram, na última quinta-feira (22), de mais um encontro do programa Servidor em Foco, iniciativa que visa promover um ambiente de trabalho mais saudável, acolhedor