Pesquisar No Site
Secretários participam de audiência de revisão do PPA 2023-2025 e elaboração da LDO 2023 no Massaguaçu

Secretários participam de audiência de revisão do PPA 2023-2025 e elaboração da LDO 2023 no Massaguaçu
Moradores do bairro Massaguaçu, na região norte de Caraguatatuba, que participaram da audiência pública da revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2023 a 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2023 tiveram a oportunidade de tirar dúvidas diretamente com os secretários.
Esta foi a segunda de uma série de três audiências realizadas pela Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento com o objetivo de elaborar as peças e elencar as prioridades para os próximos anos.

#PraCegoVer: Grupo de moradores anota as dúvidas e sugestões em formulário (Foto: Mara Cirino/PMC)
O secretário da pasta, Carlos Focesi, destacou que as audiências foram antecipadas para dar tempo das propostas serem inseridas e votadas para a aplicação já a partir de 2023. “Isso não significa que todas serão inclusas, mas que haverá tempo para definir quais as mais significativas, e tendo a participação da comunidade”.
Por isso, um dos participantes da audiência foi Paulo Roberto dos Santos, presidente da Associação dos Proprietários do Recanto Verde Mar. Ele aproveitou a presença do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, para ver a possibilidade de implantação de um Parque Linear no bairro.
“Já temos lugar e até recursos guardados para topografia, projeto urbanístico e queremos essa parceria com a Prefeitura”, disse Santos.
Também moradora na região, Denny Barbosa, presidente da Associação Comunitária Jardim do Sol, Garden Mar, Havaí, Verde Mar e Jardim Mariela, aproveitou para saber sobre o Plano de Turismo para a região.
A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, explicou sobre o andamento da revisão do Plano Diretor do Turismo (PDTur) e que o próximo passo são audiências públicas para revalidar as ações e buscar mais sugestões.
Ainda foram tiradas dúvidas sobre pavimentação, obras de drenagem, retorno de serviços de saúde, até então suspensos devido à pandemia da Covid, e sobre a área ambiental.
A terceira e última audiência pública da revisão do PPA de 2023 a 2025 e a elaboração da LDO para o exercício de 2023 será nesta quarta-feira (6), às 19h, na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá.
O PPA estima aplicar para os anos de 2023 a 2025, cerca de R$ 2,662 bilhões (estimativa da Lei 2578/2021) nos eixos temáticos: Otimização da Gestão Pública, Desenvolvimento da Infraestrutura Urbana, Melhoria da Qualidade do Ensino para Formação do Cidadão, Valorização e Bem-Estar do Povo Caiçara; Acessibilidade e Turismo; Segurança e Proteção ao Cidadão; entre outros.
Audiência pública eletrônica
Os materiais do PPA 2023-2025 e da LDO 2023 também ficarão disponíveis para audiência pública eletrônica no site www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc até a próxima segunda-feira (11/4) e a população tem a oportunidade de encaminhar sugestões através de formulário específico também disponibilizado.
As audiências atendem as exigências do Art. 165 da Constituição Federal, Artigo 48 da Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), Lei 4.320/1964 (Lei de Contabilidade Pública/Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal) e Lei Orgânica Municipal (Artigos 3º das disposições transitórias, 49 e 63).
A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 163 (piso superior), no Centro. O horário de atendimento ao público é das 8h30 às 16h30. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail orcamento@caraguatatuba.sp.gov.br.
Veja Também Recentes

Oficina “Crônicas – Histórias do Cotidiano” abre programação literária de junho
A Comissão Municipal Setorial de Literatura realiza no dia 4/6 (quarta-feira), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina “Crônicas – Histórias do Cotidiano” com a escritora Mariana Bueno. A entrada é gratuita e a classificação é livre. A escritora conta com dois livros de crônicas publicados – “Eu

Caraguatatuba abre inscrições para curso de Mecânica Automotiva Básica gratuito
Estão abertas as inscrições para curso de Mecânica Automotiva Básica em Caraguatatuba. Serão disponibilizadas 20 vagas, no turno da tarde, das 13h às 17h, para curso presencial de qualificação profissional do Qualifica SP – Novo Emprego. Podem se inscrever candidatos que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados

Ações da Guarda Civil Municipal resultam em apreensão por tráfico captura de foragido e indiciamento por agressão em Caraguatatuba
Três ocorrências distintas mobilizaram equipes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba na última semana. No bairro Morro do Algodão, durante patrulhamento, os agentes flagraram dois indivíduos em atitude suspeita. Um deles entregava um papelote branco a outro homem de bicicleta. Ao avistarem a viatura, ambos tentaram fugir. Durante a fuga,

Comissão de Literatura realiza oficina gratuita de Poesia no Macc
A Comissão Municipal Setorial de Literatura promove no dia 29/5 (quinta-feira), das 18h30 às 20h30, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), uma oficina gratuita de Poesia com as escritoras Miriam Bilhó e Rosana Marques Paulon. Não é necessário realizar inscrição. Voltada para iniciantes e também para quem

Fundo Social de Caraguatatuba realiza primeira reunião do Conselho Deliberativo com apresentação de ações e metas
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou, na segunda-feira (26), a primeira reunião do Conselho Deliberativo, com a presença da primeira dama e presidente do Fundo Social, Dra, Talita Carneiro. No encontro, Dra. Talita agradeceu a presença e o engajamento dos conselheiros que aceitaram compor o grupo. Na sequência, foram apresentados