Pesquisar No Site

Secretários participam de audiência de revisão do PPA 2023-2025 e elaboração da LDO 2023 no Massaguaçu

Secretários participam de audiência de revisão do PPA 2023-2025 e elaboração da LDO 2023 no Massaguaçu
Secretários participam de audiência de revisão do PPA 2023-2025 e elaboração da LDO 2023 no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu, na região norte de Caraguatatuba, que participaram da audiência pública da revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2023 a 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2023 tiveram a oportunidade de tirar dúvidas diretamente com os secretários.

Esta foi a segunda de uma série de três audiências realizadas pela Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento com o objetivo de elaborar as peças e elencar as prioridades para os próximos anos.

#PraCegoVer: Grupo de moradores anota as dúvidas e sugestões em formulário (Foto: Mara Cirino/PMC)

O secretário da pasta, Carlos Focesi, destacou que as audiências foram antecipadas para dar tempo das propostas serem inseridas e votadas para a aplicação já a partir de 2023. “Isso não significa que todas serão inclusas, mas que haverá tempo para definir quais as mais significativas, e tendo a participação da comunidade”.

Por isso, um dos participantes da audiência foi Paulo Roberto dos Santos, presidente da Associação dos Proprietários do Recanto Verde Mar. Ele aproveitou a presença do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, para ver a possibilidade de implantação de um Parque Linear no bairro.

“Já temos lugar e até recursos guardados para topografia, projeto urbanístico e queremos essa parceria com a Prefeitura”, disse Santos.

Também moradora na região, Denny Barbosa, presidente da Associação Comunitária Jardim do Sol, Garden Mar, Havaí, Verde Mar e Jardim Mariela, aproveitou para saber sobre o Plano de Turismo para a região.

A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, explicou sobre o andamento da revisão do Plano Diretor do Turismo (PDTur) e que o próximo passo são audiências públicas para revalidar as ações e buscar mais sugestões.

Ainda foram tiradas dúvidas sobre pavimentação, obras de drenagem, retorno de serviços de saúde, até então suspensos devido à pandemia da Covid, e sobre a área ambiental.

A terceira e última audiência pública da revisão do PPA de 2023 a 2025 e a elaboração da LDO para o exercício de 2023 será nesta quarta-feira (6), às 19h, na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá.

O PPA estima aplicar para os anos de 2023 a 2025, cerca de R$ 2,662 bilhões (estimativa da Lei 2578/2021) nos eixos temáticos: Otimização da Gestão Pública, Desenvolvimento da Infraestrutura Urbana, Melhoria da Qualidade do Ensino para Formação do Cidadão, Valorização e Bem-Estar do Povo Caiçara; Acessibilidade e Turismo; Segurança e Proteção ao Cidadão; entre outros.

Audiência pública eletrônica

Os materiais do PPA 2023-2025 e da LDO 2023 também ficarão disponíveis para audiência pública eletrônica no site www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc até a próxima segunda-feira (11/4) e a população tem a oportunidade de encaminhar sugestões através de formulário específico também disponibilizado.

As audiências atendem as exigências do Art. 165 da Constituição Federal, Artigo 48 da Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), Lei 4.320/1964 (Lei de Contabilidade Pública/Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal) e Lei Orgânica Municipal (Artigos 3º das disposições transitórias, 49 e 63).

A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 163 (piso superior), no Centro. O horário de atendimento ao público é das 8h30 às 16h30. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail orcamento@caraguatatuba.sp.gov.br.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (3) com o Cartório de Registro de Imóveis visando otimizar os serviços prestados à população. O encontro reuniu especialistas da Secretaria de Urbanismo com o oficial de registro de imóveis, Dr. Diego Selhane Perez, juntamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America

Representantes da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba estão nesta semana com exposição e divulgação na feira WTM Latin America, em São Paulo. O evento é voltado à indústria de viagens e turismo e o município tem um espaço no estande do Governo do Estado de São Paulo, junto com outras

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) dá sequência ao Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba com a realização das etapas das provas práticas, perícia médica (PCD) e entrevista de heteroidentificação (negros e pardos) das funções dos Editais 01 e 03 a partir desta semana. As provas práticas de 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 16/04/2024