Pesquisar No Site

Associação de Apoio e Desenvolvimento do Autista promove Passeio Solidário no sábado

Associação de Apoio e Desenvolvimento do Autista promove Passeio Solidário no sábado
Associação de Apoio e Desenvolvimento do Autista promove Passeio Solidário no sábado

No sábado (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Associação de Apoio e Desenvolvimento do Autista (ADA), com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, Associação Comercial e Empresarial, Sabesp e comerciantes locais, promove o ‘Passeio Solidário’, às 16h, com saída ao lado do restaurante Guaruçá, em direção ao Centro, na Praça da Cultura.

A ADA reúne, hoje, 200 autistas e suas famílias que fazem essa caminhada desde 2016 com o objetivo de aproximar a sociedade acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), preconceitos, informações, particularidades, acolhimento e inclusão.

#PraCegoVer: Ilustração. Fundo amarelo claro. Frase em azul Passeio Solidário em prol da ADA (A em vermelho, D em azul e A em amarelo mais forte) embaixo escrito em preto Associação de Apoio e Desenvolvimento do Autista. Ao lado direito da sigla ADA um coração em formato de um quebra-cabeças montado nas cores vermelho, azul, verde e amarelo. Abaixo, um desenho de pés com tênis caminhando, um cachorro na coleira, patins, skate e uma cadeira de rodas. Abaixo escrito 2 de abril de 2022, 16h. Saída ao lado do restaurante Guaruçá.

“Nosso movimento é feito por pais e mães que querem conscientizar a sociedade sobre o TEA. Muitos de nós já ouvimos a frase “nem parece que ele ou ela é autista”. O autismo não é uma síndrome com características físicas especificas, por essa razão precisamos que as pessoas tenham consciência que nem toda condição ou deficiência é visível. Nem toda ‘birra’ é falta de educação. É preciso ouvir, entender, compreender e considerar a pessoa autista na individualidade. Nosso lema na Associação é: o conhecimento combate o preconceito”, declarou a presidente da ADA, Bárbara Almeida, mãe de Maria Eduarda, 20 anos, e Rafael, 10 anos, ambos autistas.

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amauri Toledo, disse que “a adesão ao Passeio Solidário pela Prefeitura de Caraguatatuba e por entidades da sociedade civil é importante para fortalecer a luta pelo conhecimento e contra o preconceito em relação à pessoa com TEA”.

Este ano, a caminhada terá camisetas personalizadas, que estão sendo vendidas na Associação por R$ 40 para quem puder contribuir. Os interessados em adquirir a camisa devem entrar em contato pelo telefone/whatsapp (12)98181-2773. O valor arrecadado com as vendas será revertido para apoio às famílias assistidas pela ADA.

O que é o Transtorno do Espectro Autista

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento, que como toda deficiência, não tem cura, mas pode ter seus sintomas suavizados com um acompanhamento adequado e precoce do paciente. Não há uma causa bem estabelecida, estudos apontam que fatores ambientais e genéticos podem estar envolvidos.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.

O TEA é observado logo nos primeiros anos de vida, mas os sintomas nem sempre são os mesmos para todos. Podem se manifestar da seguinte forma: movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos (por exemplo, estereotipias motoras simples, alinhar brinquedos ou girar objetos, ecolalia, frases idiossincráticas).

Ainda insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de comportamento verbal ou não verbal (como sofrimento extremo em relação a pequenas mudanças; dificuldades com transições, padrões rígidos de pensamento, rituais de saudação, necessidade de fazer o mesmo caminho ou ingerir os mesmos alimentos diariamente).

Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade ou foco (por exemplo, forte apego ou preocupação com objetos incomuns, interesses excessivamente circunscritos ou perseverativos). Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente (como indiferença aparente a dor/temperatura, reação contrária a sons ou texturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzes ou movimento).

Infelizmente, muitas pessoas são diagnosticadas tardiamente, sendo o diagnóstico realizado, em média, quando a criança apresenta entre 4 e 5 anos. O diagnóstico tardio é prejudicial para ela, uma vez que as terapias são importantes para o seu desenvolvimento completo.

A pessoa com TEA apresenta diferentes graus, sendo possível encontrar pessoas com quadros considerados leves e pessoas com quadros mais graves. O nível de apoio a cada uma delas deverá ser correspondente a esse grau de gravidade.

Lei Municipal

No ano de 2020, foi sancionada a Lei nº 13.977, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A lei ficou conhecida como ‘Lei Romeo Mion’, em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion, que possui o TEA.

Ano passado, foi criada a Ciptea municipal, pela Lei 2.558/2021, de autoria do vereador Cristian Bota, baseada na Lei Federal 13.977.

Esse documento é emitido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), tem validade em todo território nacional e visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e cultura, conforme artigo 3º da Lei 13.977/2020.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece oficinas e palestras para crianças em situação de vulnerabilidade
Caraguatatuba oferece oficinas e palestras para crianças em situação de vulnerabilidade

Iniciativa é desenvolvida em parceria pelo Programa Saúde em Primeiro Lugar e Instituto Surfé O programa Saúde em Primeiro Lugar, em parceria com o Instituto Surfé, está desenvolvendo um trabalho significativo em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, ao proporcionar um ciclo de palestras voltado para meninos e meninas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 07/05/2024
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia

Capacidade inicial é de cerca de 30 atendimentos mês O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, lançou em abril o novo serviço de cirurgia oftalmológica, com o objetivo de oferecer mais comodidade à população local e agilizar a fila de espera de quem aguarda por

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
3º Geek Games reúne mais de 12 mil pessoas nos quatro dias de evento
3º Geek Games reúne mais de 12 mil pessoas nos quatro dias de evento

O 3º Geek Games em Caraguatatuba foi um sucesso. Este ano o evento foi realizado com um dia a mais na programação e superou as expectativas. Mais de 12 mil pessoas passaram pela Praça da Cultura, no Centro, nos quatro dias de festival. O maior encontro regional teve a presença

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 06/05/2024
Conselheiros de Caraguatatuba participam do XXVIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação
Conselheiros de Caraguatatuba participam do XXVIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação

Conselheiros representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-FUNDEB) e membros da Secretaria de Educação de Caraguatatuba participaram na última semana do XXVIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de São Paulo. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 07/05/2024
Caraguá recebe Circuito Sesc de Artes 2024 dia 19 de maio
Caraguá recebe Circuito Sesc de Artes 2024 dia 19 de maio

Caraguatatuba recebe no domingo (19/5), o Circuito Sesc de Artes 2024. A programação é gratuita, para todos os públicos e acontece na Praça da Cultura, das 14h às 18h. São atividades nas áreas de artes visuais e tecnologia, cinema, mediações de leitura e espetáculos de circo, dança, música e teatro.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 08/05/2024