Pesquisar No Site

Associação de Apoio e Desenvolvimento do Autista promove Passeio Solidário no sábado

Associação de Apoio e Desenvolvimento do Autista promove Passeio Solidário no sábado
Associação de Apoio e Desenvolvimento do Autista promove Passeio Solidário no sábado

No sábado (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Associação de Apoio e Desenvolvimento do Autista (ADA), com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, Associação Comercial e Empresarial, Sabesp e comerciantes locais, promove o ‘Passeio Solidário’, às 16h, com saída ao lado do restaurante Guaruçá, em direção ao Centro, na Praça da Cultura.

A ADA reúne, hoje, 200 autistas e suas famílias que fazem essa caminhada desde 2016 com o objetivo de aproximar a sociedade acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), preconceitos, informações, particularidades, acolhimento e inclusão.

#PraCegoVer: Ilustração. Fundo amarelo claro. Frase em azul Passeio Solidário em prol da ADA (A em vermelho, D em azul e A em amarelo mais forte) embaixo escrito em preto Associação de Apoio e Desenvolvimento do Autista. Ao lado direito da sigla ADA um coração em formato de um quebra-cabeças montado nas cores vermelho, azul, verde e amarelo. Abaixo, um desenho de pés com tênis caminhando, um cachorro na coleira, patins, skate e uma cadeira de rodas. Abaixo escrito 2 de abril de 2022, 16h. Saída ao lado do restaurante Guaruçá.

“Nosso movimento é feito por pais e mães que querem conscientizar a sociedade sobre o TEA. Muitos de nós já ouvimos a frase “nem parece que ele ou ela é autista”. O autismo não é uma síndrome com características físicas especificas, por essa razão precisamos que as pessoas tenham consciência que nem toda condição ou deficiência é visível. Nem toda ‘birra’ é falta de educação. É preciso ouvir, entender, compreender e considerar a pessoa autista na individualidade. Nosso lema na Associação é: o conhecimento combate o preconceito”, declarou a presidente da ADA, Bárbara Almeida, mãe de Maria Eduarda, 20 anos, e Rafael, 10 anos, ambos autistas.

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amauri Toledo, disse que “a adesão ao Passeio Solidário pela Prefeitura de Caraguatatuba e por entidades da sociedade civil é importante para fortalecer a luta pelo conhecimento e contra o preconceito em relação à pessoa com TEA”.

Este ano, a caminhada terá camisetas personalizadas, que estão sendo vendidas na Associação por R$ 40 para quem puder contribuir. Os interessados em adquirir a camisa devem entrar em contato pelo telefone/whatsapp (12)98181-2773. O valor arrecadado com as vendas será revertido para apoio às famílias assistidas pela ADA.

O que é o Transtorno do Espectro Autista

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento, que como toda deficiência, não tem cura, mas pode ter seus sintomas suavizados com um acompanhamento adequado e precoce do paciente. Não há uma causa bem estabelecida, estudos apontam que fatores ambientais e genéticos podem estar envolvidos.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.

O TEA é observado logo nos primeiros anos de vida, mas os sintomas nem sempre são os mesmos para todos. Podem se manifestar da seguinte forma: movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos (por exemplo, estereotipias motoras simples, alinhar brinquedos ou girar objetos, ecolalia, frases idiossincráticas).

Ainda insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de comportamento verbal ou não verbal (como sofrimento extremo em relação a pequenas mudanças; dificuldades com transições, padrões rígidos de pensamento, rituais de saudação, necessidade de fazer o mesmo caminho ou ingerir os mesmos alimentos diariamente).

Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade ou foco (por exemplo, forte apego ou preocupação com objetos incomuns, interesses excessivamente circunscritos ou perseverativos). Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente (como indiferença aparente a dor/temperatura, reação contrária a sons ou texturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzes ou movimento).

Infelizmente, muitas pessoas são diagnosticadas tardiamente, sendo o diagnóstico realizado, em média, quando a criança apresenta entre 4 e 5 anos. O diagnóstico tardio é prejudicial para ela, uma vez que as terapias são importantes para o seu desenvolvimento completo.

A pessoa com TEA apresenta diferentes graus, sendo possível encontrar pessoas com quadros considerados leves e pessoas com quadros mais graves. O nível de apoio a cada uma delas deverá ser correspondente a esse grau de gravidade.

Lei Municipal

No ano de 2020, foi sancionada a Lei nº 13.977, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A lei ficou conhecida como ‘Lei Romeo Mion’, em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion, que possui o TEA.

Ano passado, foi criada a Ciptea municipal, pela Lei 2.558/2021, de autoria do vereador Cristian Bota, baseada na Lei Federal 13.977.

Esse documento é emitido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), tem validade em todo território nacional e visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e cultura, conforme artigo 3º da Lei 13.977/2020.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de terça-feira (02) a apreensão de um veículo, sob suspeita de ter sido furtado. Por volta das 19h30, um agente de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, ao fazer o patrulhamento na região central da cidade, avistou

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 03/04/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana

Caraguatatuba está prestes a receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre nos próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200 pilotos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nos próximos dias os trabalhos de desmobilização, incluindo avaliação ambiental e destinação correta dos resíduos acumulados na ATT (Área de Transbordo e Triagem), localizada no bairro do Barranco Alto, Região Sul do município. A ação faz parte do cumprimento da sentença exarada da Ação Civil

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 01/04/2024