Pesquisar No Site
Caraguatatuba inova e oferece aulas de Taekwondo adaptado para munícipes
Caraguatatuba inova e oferece aulas de Taekwondo adaptado para munícipes
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação (SECER), oferece aos munícipes 28 práticas de modalidades esportivas gratuitas. Nesta lista estão as modalidades adaptadas, voltadas para Pessoas com Deficiência (PcDs), que agora recebem uma grande novidade: o Taekwondo.

#PraCegoVer: Professores e atleta estão sentados no tatame do CEMUG realizando movimentos de Taekwondo (Foto: Luis Gava/PMC)
Agora são quatro tipos diferentes de atividades esportivas voltadas para as Pessoas com Deficiência (PCDs) disponíveis no município, sendo elas o Taekwondo, a Natação, o Atletismo e o programa Praia Acessível.
A prática dos esportes adaptados trabalha a coordenação física e motora, flexibilidade, equilíbrio e concentração dos atletas, auxiliando nas tarefas do seu cotidiano.
Ellen Cristina, 35 anos, moradora do bairro Cidade Jardim, pratica atletismo tendo as melhores marcas do Brasil e Américas e comenta como o Taekwondo está ajudando em seu dia a dia. “Eu sempre busco melhorar e dar o meu melhor nas competições e o Taekwondo vem me ajudando no Atletismo. Na luta, consigo aplicar movimento que não estou acostumada o que acaba melhorando meu desempenho nos arremessos”, conta.
De acordo com Edvaldo Ormindo, secretário de Esportes e Recreação, além de todos os benefícios, a prática dos esportes oferece à pessoa a integração social. “O esporte é mais do que saúde, ele pode ser usado como uma forma de integração e socialização, unindo mente e corpo da pessoa que pratica alguma modalidade”, explica.
Os Esportes Adaptados em Caraguatatuba estão disponíveis no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), Ciase Sumaré e Travessão, além do programa Praia Acessível, localizado na Praia do Centro.
As inscrições para essas e outras modalidades pode ser feita através do site https://novaondacaragua.com.br/fichainscricao.
Após preencher os campos solicitados e anexar os documentos, um e-mail de confirmação será enviado. Para atendimento presencial, basta se dirigir ao Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), localizado na Av. José Herculano, n° 50.
A inscrição no local é realizada das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira e é necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço, além de atestado médico original e uma foto 3×4 para realizar a inscrição.
Menores de 18 anos e pessoas com deficiência (PcD) devem estar acompanhados por um responsável legal munidos de cópias do RG e CPF.
Veja Também Recentes
Rio Juqueriquerê pode ganhar roteiro turístico voltado à tradição caiçara
A tradição caiçara, a pesca artesanal e a riqueza ambiental de Caraguatatuba podem ganhar novas oportunidades de valorização com a possível implantação de um roteiro turístico de base comunitária no Rio Juqueriquerê, na região do Porto Novo. A proposta busca aproximar os visitantes do modo de vida das comunidades pesqueiras,
Corpo de Baile de Caraguatatuba estreia espetáculo “EN_TRE” neste domingo no TMC
O Corpo de Baile de Caraguatatuba estreia neste domingo (1º/11), às 20h, no Teatro Mario Covas, o espetáculo “EN_TRE”, com concepção e direção de Elisa Venâncio e orientação artística de Kika de Souza. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados 30 minutos antes da apresentação. O espetáculo
Caraguatatuba conta com 123 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 123 vagas de emprego nesta segunda-feira (5), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Teatro Mario Covas exibe espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” no dia 24 de outubro
Dirigida pela atriz Ana Rosa e com texto de Paulo Afonso de Lima, o espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” chega ao Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, no próximo sábado (24), às 20h. Os ingressos custam a partir de R$ 50, com opção de ingresso promocional, que
Prova de vida dos aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de outubro termina no dia 31
Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), que são aniversariantes de outubro, podem fazer a prova de vida obrigatória presencialmente até o dia 29 (quinta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou até 31 de