Pesquisar No Site

Caraguatatuba inova e oferece aulas de Taekwondo adaptado para munícipes

Aula aberta de Taekwondo é neste sábado no espaço Praia Acessível, em Caraguatatuba
Caraguatatuba inova e oferece aulas de Taekwondo adaptado para munícipes

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação (SECER), oferece aos munícipes 28 práticas de modalidades esportivas gratuitas. Nesta lista estão as modalidades adaptadas, voltadas para Pessoas com Deficiência (PcDs), que agora recebem uma grande novidade: o Taekwondo.

#PraCegoVer: Professores e atleta estão sentados no tatame do CEMUG realizando movimentos de Taekwondo (Foto: Luis Gava/PMC)

Agora são quatro tipos diferentes de atividades esportivas voltadas para as Pessoas com Deficiência (PCDs) disponíveis no município, sendo elas o Taekwondo, a Natação, o Atletismo e o programa Praia Acessível.

A prática dos esportes adaptados trabalha a coordenação física e motora, flexibilidade, equilíbrio e concentração dos atletas, auxiliando nas tarefas do seu cotidiano.

Ellen Cristina, 35 anos, moradora do bairro Cidade Jardim, pratica atletismo tendo as melhores marcas do Brasil e Américas e comenta como o Taekwondo está ajudando em seu dia a dia. “Eu sempre busco melhorar e dar o meu melhor nas competições e o Taekwondo vem me ajudando no Atletismo. Na luta, consigo aplicar movimento que não estou acostumada o  que acaba melhorando meu desempenho nos arremessos”, conta.

De acordo com Edvaldo Ormindo, secretário de Esportes e Recreação, além de todos os benefícios, a prática dos esportes oferece à pessoa a integração social. “O esporte é mais do que saúde, ele pode ser usado como uma forma de integração e socialização, unindo mente e corpo da pessoa que pratica alguma modalidade”, explica.

Os Esportes Adaptados em Caraguatatuba estão disponíveis no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), Ciase Sumaré e Travessão, além do programa Praia Acessível, localizado na Praia do Centro.

As inscrições para essas e outras modalidades pode ser feita através do site https://novaondacaragua.com.br/fichainscricao.

Após preencher os campos solicitados e anexar os documentos, um e-mail de confirmação será enviado. Para atendimento presencial, basta se dirigir ao Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), localizado na Av. José Herculano, n° 50.

A inscrição no local é realizada das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira e é necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço, além de atestado médico original e uma foto 3×4 para realizar a inscrição.

Menores de 18 anos e pessoas com deficiência (PcD) devem estar acompanhados por um responsável legal munidos de cópias do RG e CPF.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Ação Cidadania no Ciasc Ponte Seca atendeu mais de 500 munícipes em diversos serviços
Ação Cidadania no Ciasc Ponte Seca atendeu mais de 500 munícipes em diversos serviços

Cerca de 500 pessoas passaram por atendimentos do Ação Cidadania, sábado (30), entre 9h e 13h, no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do bairro Ponte Seca. O evento é uma realização do Fundo Social e da Prefeitura de Caraguatatuba e tem o objetivo de facilitar o acesso

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 02/06/2026
Campanha Junho Violeta mobiliza Caraguatatuba na defesa dos direitos da pessoa idosa e a com deficiência
Campanha Junho Violeta mobiliza Caraguatatuba na defesa dos direitos da pessoa idosa e a com deficiência

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) lançaram nesta quarta-feira (3), campanha voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência – “Dignidade não tem prazo de validade”,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 03/06/2026
Caraguatatuba realiza formatura unificada para alunos dos cursos em parceria com o Senai São José dos Campos
Caraguatatuba realiza formatura unificada para alunos dos cursos em parceria com o Senai São José dos Campos

Alunos que concluíram os cursos de Aperfeiçoamento Profissional de Técnicas para Pintura Predial, Técnicas para Assentamento de Revestimentos Cerâmicos, Aperfeiçoamento Profissional de Funilaria de Brilho, oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Governo e ministrados por instrutores do Senai São José dos Campo, participaram da formatura conjunta, na quarta-feira (3), no Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 09/06/2026
Caraguatatuba conquista quatro medalhas na 2ª etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jítsu
Caraguatatuba conquista quatro medalhas na 2ª etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jítsu

A equipe de jiu-jítsu de Caraguatatuba conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na 2ª Etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jítsu, realizada em Barueri (SP), no último domingo (24). Representados pelo professor Jonata Souza, os destaques ficaram por conta de Isabelly Guerreiro e Bruno Vicente, que subiram ao

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/05/2026
IMG-20220603-WA0069
CaraguaPrev realiza prova de vida obrigatória dos segurados inativos aniversariantes de janeiro até dia 31

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes de janeiro presencialmente até dia 30 (sexta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou até dia 31 (sábado) via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/05/2026