Pesquisar No Site

Caraguatatuba finaliza curso de Decoração de Festa para moradores do Nova Caraguá II

Publicado em: 21/02/2022
Caraguatatuba finaliza curso de Decoração de Festa para moradores do Nova Caraguá II
Caraguatatuba finaliza curso de Decoração de Festa para moradores do Nova Caraguá II

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, finalizou na sexta-feira (18), o curso de Decoração de Festa para moradores do Nova Caraguá II. Ao todo, cerca de 20 munícipes participam do curso.

#PraCegoVer: Professora posa junto com os alunos segurando o certificado de conclusão do curso de Decoração de Festa (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A ação faz parte do Ciclo de Cursos do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II, núcleo residencial do Travessão, região sul de Caraguatatuba.

No primeiro dia de aula, os alunos tiveram uma apresentação sobre o curso e o planejamento sobre como decorar uma festa corretamente. No decorrer do curso os moradores do Nova Caraguá II aprenderam sobre a confecção de sua própria decoração, confecção específica de enfeites para mesas e, por fim, como executar um projeto completo de festa.

A professa Vanessa Faleiros Moro, que ministrou as aulas, nos informou que “a importância desse curso foi fazer os alunos aprenderem sobre os diversos tipos de técnicas que podem gerar renda com festas ou através do artesanato em si. Então, além de decorar uma festa, no final do curso o aluno também estará apto para arrumar a decoração para outros eventos como, por exemplo, uma decoração para a Páscoa ou para o Dia dos Namorados”.

#PraCegoVer: Mesa e painel de fundo arrumados para evento de começo de 2022 com tema de girassóis (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A aluna Maria Aparecida Salermo nos contou que “eu achei o curso maravilho, eu aprendi coisas nesse curso que eu nunca tinha aprendido na minha vida. Abriu mais o meu entendimento e eu também adorei a professora e só tenho a agradecer a Prefeitura por nos proporcionar esse curso tão bom”.

Já Maria Aparecida Nascimento achou que “o curso foi muito bem aproveitado, nós aprendemos muito bem a como fazer uma festa. Agora podemos fazer nossa própria festa, teve muito companheirismo entre os alunos e agradeço a todos que puderam proporcionar esse curso para nós”.

O secretário da Secretaria de Habitação, Carlinhos da Farmácia, avalia a importância do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial para os moradores do Nova Caraguá II. “O PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) é muito importante para a melhoria das condições de vida dos seus participantes e tem como objetivo melhorar a convivência familiar e comunitária”, ressaltou.

“Uma ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social”, finalizou o secretário.

Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II

O Empreendimento Nova Caraguá II, atendeu 730 famílias com imóveis novos através do Programa Minha Casa Minha Vida. Mas o Programa vai além da construção de moradias, ele desenvolve atividades programadas no PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias a cerca de suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.

Entre as principais ações deste Projeto Social está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária. Outra ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.

O Projeto vem oferecendo cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias do Empreendimento na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Catcher Car Run reúne 241 participantes e movimenta bairro do Porto Novo em Caraguatatuba
Catcher Car Run reúne 241 participantes e movimenta bairro do Porto Novo em Caraguatatuba

A segunda edição do Catcher Car Run movimentou a Praça do Porto Novo, em Caraguatatuba, no último domingo (16), reunindo atletas de diferentes idades em uma manhã marcada pela prática esportiva e pela interação entre os participantes. Com uma proposta diferenciada, a corrida contou com 241 inscritos, entre adultos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/08/2026
Fundo Social leva caminhada do Agosto Lilás contra violência à mulher às ruas de Caraguatatuba nesta quarta-feira
Fundo Social leva caminhada do Agosto Lilás contra violência à mulher às ruas de Caraguatatuba nesta quarta-feira

O Fundo Social de Caraguatatuba convida toda a comunidade para participar, nesta quarta-feira (19), da caminhada de conscientização e combate à violência contra a mulher, dentro da programação do Agosto Lilás. A concentração será a partir das 8 horas, em frente à Secretaria de Turismo, no Centro, com um aquecimento

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 5 - Igualdade de gênero Publicado em 18/08/2026
Feira Casar em Caraguá 2026 abre inscrições para empresas e fornecedores locais
Feira Casar em Caraguá 2026 abre inscrições para empresas e fornecedores locais

A Prefeitura de Caraguatatuba abriu nesta quinta-feira (20) as inscrições para empresas interessadas em participar da Feira Casar em Caraguá 2026. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, o evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no Mirante do Camaroeiro, e pretende aproximar casais de fornecedores da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 20/08/2026
Jogos Regionais das Apaes promovem esporte integração e inclusão em Caraguatatuba
Jogos Regionais das Apaes promovem esporte integração e inclusão em Caraguatatuba

O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba, recebe, entre os dias 24 e 26 de setembro, os Jogos Regionais das Apaes 2026. A competição deve reunir atletas de diferentes unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e promover a inclusão, a integração e a convivência

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/08/2026
Prefeitura de Caraguatatuba emite convocação do Concurso de 2023 para área da Saúde
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais aprovados do Concurso de 2023 para área da Educação

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais três aprovados de duas funções do Concurso Público de 2023 para se apresentar nas próximas quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira (12, 13 e 14/8), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 10/08/2026