Pesquisar No Site

Caraguatatuba finaliza curso de Decoração de Festa para moradores do Nova Caraguá II

Publicado em: 21/02/2022
Caraguatatuba finaliza curso de Decoração de Festa para moradores do Nova Caraguá II
Caraguatatuba finaliza curso de Decoração de Festa para moradores do Nova Caraguá II

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, finalizou na sexta-feira (18), o curso de Decoração de Festa para moradores do Nova Caraguá II. Ao todo, cerca de 20 munícipes participam do curso.

#PraCegoVer: Professora posa junto com os alunos segurando o certificado de conclusão do curso de Decoração de Festa (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A ação faz parte do Ciclo de Cursos do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II, núcleo residencial do Travessão, região sul de Caraguatatuba.

No primeiro dia de aula, os alunos tiveram uma apresentação sobre o curso e o planejamento sobre como decorar uma festa corretamente. No decorrer do curso os moradores do Nova Caraguá II aprenderam sobre a confecção de sua própria decoração, confecção específica de enfeites para mesas e, por fim, como executar um projeto completo de festa.

A professa Vanessa Faleiros Moro, que ministrou as aulas, nos informou que “a importância desse curso foi fazer os alunos aprenderem sobre os diversos tipos de técnicas que podem gerar renda com festas ou através do artesanato em si. Então, além de decorar uma festa, no final do curso o aluno também estará apto para arrumar a decoração para outros eventos como, por exemplo, uma decoração para a Páscoa ou para o Dia dos Namorados”.

#PraCegoVer: Mesa e painel de fundo arrumados para evento de começo de 2022 com tema de girassóis (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A aluna Maria Aparecida Salermo nos contou que “eu achei o curso maravilho, eu aprendi coisas nesse curso que eu nunca tinha aprendido na minha vida. Abriu mais o meu entendimento e eu também adorei a professora e só tenho a agradecer a Prefeitura por nos proporcionar esse curso tão bom”.

Já Maria Aparecida Nascimento achou que “o curso foi muito bem aproveitado, nós aprendemos muito bem a como fazer uma festa. Agora podemos fazer nossa própria festa, teve muito companheirismo entre os alunos e agradeço a todos que puderam proporcionar esse curso para nós”.

O secretário da Secretaria de Habitação, Carlinhos da Farmácia, avalia a importância do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial para os moradores do Nova Caraguá II. “O PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) é muito importante para a melhoria das condições de vida dos seus participantes e tem como objetivo melhorar a convivência familiar e comunitária”, ressaltou.

“Uma ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social”, finalizou o secretário.

Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II

O Empreendimento Nova Caraguá II, atendeu 730 famílias com imóveis novos através do Programa Minha Casa Minha Vida. Mas o Programa vai além da construção de moradias, ele desenvolve atividades programadas no PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias a cerca de suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.

Entre as principais ações deste Projeto Social está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária. Outra ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.

O Projeto vem oferecendo cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias do Empreendimento na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Hospital Regional do Litoral Norte abre processo seletivo para 30 cargos
Hospital Regional do Litoral Norte abre processo seletivo para 30 cargos

O Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França, unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba, abre processo seletivo para formação de cadastro reserva em 30 diferentes cargos. As inscrições ficarão abertas nos dias 04, 05, 06 e 07 de março, das 9h às 15h, na Rua Prudência

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/03/2024
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público

O Champs Open Internacional de Beach Tennis agitou o último final de semana em Caraguatatuba com grandes nomes da modalidade em todo o país e alguns dos principais destaques do mundo. Com a arena completamente lotada na Praia do Indaiá, a cidade se despediu das disputas entre os gigantes do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol registra 26 gols em oito jogos
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol registra 26 gols em oito jogos

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo teve uma rodada movimentada no final de semana com 26 gols em oito jogos, média de mais de três gols por jogo. No campo Toca do Gato, no Golfinhos, quatro jogos eliminatórios foram realizados. O EC Primavera venceu o Vasco Caraguá

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 18/03/2024