Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba inicia Plano Preventivo de chuvas de verão e ressaca

Publicado em: 01/12/2021
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas de até 150 mm no final de semana
Defesa Civil de Caraguatatuba inicia Plano Preventivo de chuvas de verão e ressaca

O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e o Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R) têm início nesta quarta-feira (1º/12) e vigora até o dia 31 de março de 2021. Em geral, ele ocorre neste período devido às chuvas de verão e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, o PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos.

Nesta quarta-feira, ele esteve reunido com toda a equipe para reforçar as ações e alerta para os próximos meses. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.

Importante destacar que durante o PPDC a estrutura da Prefeitura fica toda mobilizada. Os decretos de implantação do PPDC e do PPDC-R 2021/2022 devem ser publicados nos próximos dias pelo prefeito Aguilar Junior, mas a partir de hoje as secretarias já estão de prontidão.

Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, basta cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.

Assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.

Em Caraguatatuba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém instalado uma estação (raio de 20 Km de alcance) para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas).

Ressaca

O Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R) foi criado em função do aumento do número, da frequência e da magnitude de eventos meteorológico-oceanográficos extremos, como ressacas do mar e as marés altas anômalas, assim como o período chuvoso previsto para os próximos meses, com possibilidade de eventuais riscos à população fixa e flutuante do município, e a necessidade de serem tomadas medidas preventivas pela administração municipal.

#PraCegoVer: Imagem aérea mostra água do mar invadindo a praia do Centro de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

O PPDC-R é operado segundo critérios técnicos previstos pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – Casa Militar do Estado de São Paulo (CEPDEC), com base na legislação estadual, monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias em encostas, bem como pela mitigação de riscos através da remoção das pessoas residentes ou instaladas nessas áreas e abrigo das famílias que se encontrem ameaçadas, além de especial atenção às áreas onde ocorrem alagamentos e inundações, devido às ressacas e maré alta.

Todas as instituições afins, da prefeitura, junto com a Polícia Militar e voluntários, ficam em estado de prontidão neste período para atendimento de ocorrências. Em caso de emergência o munícipe pode ligar para o telefone 199 da Defesa Civil.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba disponibiliza 97 vagas de emprego nesta segunda-feira
PAT de Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta quarta-feira

Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (19). Ao todo, estão disponíveis 102 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/08/2026
Zona Sul de Caraguatatuba recebe Ato Cívico de 7 de Setembro e Ação Solidária
Zona Sul de Caraguatatuba recebe Ato Cívico de 7 de Setembro e Ação Solidária

Caraguatatuba celebra a Independência do Brasil na próxima segunda-feira (7) com Ato Cívico e Ação Solidária na região Sul da cidade. A programação começa às 8h, no Núcleo Esportivo Municipal “Lourenço José dos Santos” (Coliseu), no Perequê-Mirim, e une civismo, valorização da identidade local e serviços e atendimentos à população.

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 04/09/2026
Educação promove Mostra Mentes Brilhantes com finais de projetos científicos da Rede Municipal
Educação promove Mostra Mentes Brilhantes com finais de projetos científicos da Rede Municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta segunda-feira (24) o edital da Mostra “Mentes Brilhantes” 2026, iniciativa da Secretaria de Educação voltada aos estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal. A proposta reúne atividades de iniciação científica, matemática, sustentabilidade e gamificação, com incentivo à criatividade e ao protagonismo dos alunos. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 25/08/2026
Pista Ton Ferreira revitalizada recebe 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Pista Ton Ferreira revitalizada recebe 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX

Caraguatatuba recebe, nos dias 12 e 13 de setembro, a 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, na Pista de Bicicross Ton Ferreira, no bairro Indaiá. A competição deve reunir cerca de 400 pilotos de diferentes regiões do Estado de São Paulo. Para receber a etapa estadual, a pista passou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 21/08/2026
Inscrições do Concurso Público do CaraguaPrev terminam no fim de setembro
Inscrições do Concurso Público do CaraguaPrev terminam no fim de setembro

As inscrições do Concurso Público nº 01/2026 para o preenchimento de sete cargos de ensino fundamental, médio, técnico e superior do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) podem ser feitas até o dia 29 de setembro, às 23h59, pelo site https://www.vunesp.com.br/CRGP2401. Os salários variam de R$ 1.706,94 a

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 17/08/2026