Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba inicia Plano Preventivo de chuvas de verão e ressaca

Defesa Civil de Caraguatatuba inicia Plano Preventivo de chuvas de verão e ressaca
O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e o Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R) têm início nesta quarta-feira (1º/12) e vigora até o dia 31 de março de 2021. Em geral, ele ocorre neste período devido às chuvas de verão e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, o PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos.
Nesta quarta-feira, ele esteve reunido com toda a equipe para reforçar as ações e alerta para os próximos meses. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.
Importante destacar que durante o PPDC a estrutura da Prefeitura fica toda mobilizada. Os decretos de implantação do PPDC e do PPDC-R 2021/2022 devem ser publicados nos próximos dias pelo prefeito Aguilar Junior, mas a partir de hoje as secretarias já estão de prontidão.
Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, basta cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.
Assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.
Em Caraguatatuba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém instalado uma estação (raio de 20 Km de alcance) para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas).
Ressaca
O Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R) foi criado em função do aumento do número, da frequência e da magnitude de eventos meteorológico-oceanográficos extremos, como ressacas do mar e as marés altas anômalas, assim como o período chuvoso previsto para os próximos meses, com possibilidade de eventuais riscos à população fixa e flutuante do município, e a necessidade de serem tomadas medidas preventivas pela administração municipal.

#PraCegoVer: Imagem aérea mostra água do mar invadindo a praia do Centro de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
O PPDC-R é operado segundo critérios técnicos previstos pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – Casa Militar do Estado de São Paulo (CEPDEC), com base na legislação estadual, monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias em encostas, bem como pela mitigação de riscos através da remoção das pessoas residentes ou instaladas nessas áreas e abrigo das famílias que se encontrem ameaçadas, além de especial atenção às áreas onde ocorrem alagamentos e inundações, devido às ressacas e maré alta.
Todas as instituições afins, da prefeitura, junto com a Polícia Militar e voluntários, ficam em estado de prontidão neste período para atendimento de ocorrências. Em caso de emergência o munícipe pode ligar para o telefone 199 da Defesa Civil.
Veja Também Recentes

Polo Cultural do Centro recebe oficina literária “Escrita Criativa Sensorial” na próxima segunda-feira
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima segunda-feira (7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina “Escrita Criativa Sensorial”, com Ethel Pontes. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. A oficina é um

Atletas de Caraguatatuba conquistam títulos no Campeonato Sul-Americano de Pesca
Os atletas de Caraguatatuba foram destaque no Campeonato Sul-Americano de Pesca, realizado em Punta del Este, no Uruguai, entre os dias 9 e 13 de junho. O evento reuniu centenas de competidores que representaram cinco países da América do Sul: Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile e contou com a

Fundacc realiza audiências públicas e consulta on-line da Política Nacional Aldir Blanc
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza as audiências públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Ciclo 2. A próxima audiência presencial será na quinta-feira (26/6), às 18h30, na EMEF Profª Antônia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu. Já foram realizadas duas audiências, de forma a oportunizar

Caraguatatuba busca eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis e Selo Prata para Hepatite B
Caraguatatuba pleiteia ao Ministério da Saúde o selo de eliminação da Transmissão Vertical do HIV, Selo Ouro da Sífilis, além do Selo Prata para Hepatite B. A certificação reconhece municípios que atingem metas específicas no enfrentamento da transmissão de infecções de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

Guarda Civil de Caraguatatuba prende suspeitos por furto tráfico e ato infracional em diversas ocorrências
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no último fim de semana uma intensa atuação com prisões por furto, tráfico de drogas e apreensão de menores envolvidos com entorpecentes. As ocorrências ocorreram em diferentes bairros da cidade. Suspeito é preso em flagrante por furto no Indaiá No sábado (14),