Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba inicia Plano Preventivo de chuvas de verão e ressaca

Defesa Civil alerta para previsão de chuvas excessivas até sábado no Litoral Norte
Defesa Civil de Caraguatatuba inicia Plano Preventivo de chuvas de verão e ressaca

O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e o Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R) têm início nesta quarta-feira (1º/12) e vigora até o dia 31 de março de 2021. Em geral, ele ocorre neste período devido às chuvas de verão e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, o PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos.

Nesta quarta-feira, ele esteve reunido com toda a equipe para reforçar as ações e alerta para os próximos meses. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.

Importante destacar que durante o PPDC a estrutura da Prefeitura fica toda mobilizada. Os decretos de implantação do PPDC e do PPDC-R 2021/2022 devem ser publicados nos próximos dias pelo prefeito Aguilar Junior, mas a partir de hoje as secretarias já estão de prontidão.

Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, basta cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.

Assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.

Em Caraguatatuba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém instalado uma estação (raio de 20 Km de alcance) para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas).

Ressaca

O Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R) foi criado em função do aumento do número, da frequência e da magnitude de eventos meteorológico-oceanográficos extremos, como ressacas do mar e as marés altas anômalas, assim como o período chuvoso previsto para os próximos meses, com possibilidade de eventuais riscos à população fixa e flutuante do município, e a necessidade de serem tomadas medidas preventivas pela administração municipal.

#PraCegoVer: Imagem aérea mostra água do mar invadindo a praia do Centro de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

O PPDC-R é operado segundo critérios técnicos previstos pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – Casa Militar do Estado de São Paulo (CEPDEC), com base na legislação estadual, monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias em encostas, bem como pela mitigação de riscos através da remoção das pessoas residentes ou instaladas nessas áreas e abrigo das famílias que se encontrem ameaçadas, além de especial atenção às áreas onde ocorrem alagamentos e inundações, devido às ressacas e maré alta.

Todas as instituições afins, da prefeitura, junto com a Polícia Militar e voluntários, ficam em estado de prontidão neste período para atendimento de ocorrências. Em caso de emergência o munícipe pode ligar para o telefone 199 da Defesa Civil.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Procon da Prefeitura de Caraguatatuba dá dicas para compra do material escolar
Procon da Prefeitura de Caraguatatuba dá dicas para compra do material escolar

Com o início de mais um ano letivo, pais e mães começam a receber a lista de material escolar da criançada. Buscando evitar aquisição de itens desnecessários ao aprendizado da garotada, o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba, órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos, fornece algumas orientações que devem ser

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 12/01/2022
Dupla de Caraguatatuba é vice-campeã de Futevôlei em Piracicaba
Dupla de Caraguatatuba é vice-campeã de Futevôlei em Piracicaba

Guilherme e Jorginho, dupla de Futevôlei de Caraguatatuba, conquistaram a 2º colocação na 1º Copa de Futevôlei beneficente – Arena Sunset, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. A competição reuniu 16 duplas de cidades como Campinas, Ubatuba, São Paulo e até mesmo do estado de Minas Gerais. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 24/01/2022
Atleta de Caraguatatuba é indicado para prêmio de Melhor Nadador brasileiro de 2021
Atleta de Caraguatatuba é indicado para prêmio de Melhor Nadador brasileiro de 2021

O atleta Henrique Figueirinha, de Caraguatatuba, foi indicado nesta semana para o prêmio ‘Best Swimming 2021’, na categoria Águas Abertas, que premia o melhor nadador na modalidade do ano. Henrique disputa o prêmio com Guilherme Costa, do Minas Tênis Clube e Luiz Felipe Loureiro, da equipe União. O resultado dos vencedores

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/12/2021
Programação musical do 'Vem Pro Som' movimenta segundo final de semana de 2022
‘Vem Pro Som’ traz diferentes estilos musicais esta semana em Caraguatatuba

A última semana do ano começa com uma programação bem variada de artistas locais que se apresentam dentro do projeto ‘Vem Pro Som’. Até quinta-feira as atrações são no Mirante do Por do Som, no Camaroeiro, a partir das 17h30, e na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no centro, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 27/12/2021
3º Concurso de Presépios
Obra ‘Tear Encantado em Jerusalém’ é a 1ª colocada no Concurso de Presépios da Fundacc

O presépio ‘Tear Encantado em Jerusalém’, de Norma Gomes da S. França, de Caraguatatuba, conquistou o 1º lugar no 3º Concurso de Presépios para o Natal promovido pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com a soma de 238 pontos, votados pela Comissão Julgadora e Voto Popular. Confeccionado

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 28/12/2021