Pesquisar No Site
Começa nesta sexta-feira o Caraguá Beer Festival 2021

Começa nesta sexta-feira o Caraguá Beer Festival 2021
A Praça da Cultura (Avenida da Praia), no centro, recebe nesta sexta-feira (19) a edição 2021 do Caraguá Beer Festival. Mais de 12 mil pessoas são esperadas nos três dias de evento de cerveja e chopp artesanais que segue até domingo (20).

#PraCegoVer: Duas torneiras estão em close (Foto: Luis Gava/PMC)
Os expositores, entre cervejeiros e comerciantes do setor alimentício, dão os últimos retoques para que a festa possa ser aberta por volta das 18h, já com apresentação da banda de ‘classic rock’ Tamoios.
O comerciante Camilo Neder, do Café Prosa e Poesia, está feliz com sua segunda participação no evento. Para ele, o Beer Festival tem a característica de atrair um público diferenciado, que pede algo mais refinado, procura ouvir uma boa música e apreciar cerveja de alta qualidade.
Como vencedor do Caraguá A Gosto 2021, ele teve direito a um estande e destaca que a participação é muito importante para colocar a marca do seu comércio para o mundo. “Teremos a oportunidade de conhecer novos fornecedores de cerveja e estar reunido com amigos”.
Antonio Dirceu Pigatto Azevedo, presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Caraguatatuba (ACEAC), também se diz encantado com o Beer Festival. A entidade tem 12 membros e representa as marcas Cervejaria Mangona, Pigatto´s Beer, Empório Napa Beer, Cervejaria Guanandi, Robusta Cervejaria e Latitude 23, todas presentes no evento no estande disponibilizado pela Prefeitura de Caraguatatuba.
“Estamos felizes com o evento, tanto que após a última edição fundamos nossa associação para conseguir insumos com maior qualidade e menores preços, além de trocarmos receitas e experiências. No Beer Festival mostramos o nosso produto e a excelente qualidade das cervejas de Caraguatatuba”.
Pelos atuais padrões, ele ensina que uma cerveja pilsen pode ficar pronta em até 8 horas de preparação, não importa se 20 ou 200 litros. No processo, tem a moagem do malte e o pré-cozimento, quando se transforma em mosto. A partir daí há a filtragem, o resfriamento e a fermentação, quando é adicionada a levedura e, efetivamente, se transforma em cerveja. Depois de cinco dias de descanso da receita pronta, ela é esfriada, decantada e feito o descarte ou envasamento em garrafas, barris ou recipientes pet.
Cervejas tipo lager tem um processo maior que pode chegar a 28 dias, no mínimo, mas as mais apuradas podem levar meses nesse processo de apuração antes de serem envasadas.

#PraCegoVer: Área do espaço onde será o Beer Festival em arrumação (Foto: Luis Gava/PMC)
Após essa breve explicação, a dica é ir ao local do evento para curtir os três dias de festa que terá ainda uma vasta programação com músicos locais. Junto com a cerveja artesanal, uma Praça de Alimentação foi montada para a apreciação de aperitivos, lanches, churrasco e até doces.
O prefeito Aguilar Junior destaca que este evento visa contribuir com a retomada econômica, já que é direcionado a uma demanda cada vez mais crescente e consolidada e faz parte do Calendário Oficial de Eventos, com expressiva adesão e crescimento.
Ele disse ainda que serão seguindo todos os protocolos sanitários, como aferição de temperatura e álcool em gel, além do uso de máscara quando a pessoa estiver circulando pelo recinto.
A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, também está animada e acredita na venda de mais de 15 mil litros cervejas em três dias de festa. “Somente os produtores locais conseguem fazer mais de 3 mil litros e os de outras cidades garantem saciar a sede dos nossos visitantes”.
Além das cervejarias locais, estão confirmadas a presença de representantes de São José dos Campos, Jacareí, São Sebastião, Sapucaí-Mirim e Botucatu. Haverá ainda os trucks beers de São José dos Campos, Piracaia, Taubaté, Jacareí, Suzano, Campos do Jordão e Jundiaí.
Transporte
Lembrando que quem quiser participar do Beer Festival e não se preocupar em dirigir, a Prefeitura de Caraguatatuba deixou pontos de táxi na porta do evento e na Praça Diógenes Ribeiro de Lima. Transporte por aplicativos regulamentados também podem embarcar e desembarcar passageiro no local.
Programação musical
Sexta-feira (19)
18h – Banda Tamoios – Classic Rock
20h – Banda Jack´s – Classic Rock
22h – Zamba – Rock a Música Eletrônica
Sábado (20)
13h – Zé Andrade – Sertanejo
14h – Choro Cinema Mudo – Choro
16h – Lua e Rodrigo – MPP e Smba
18h – Fernanda Letúria – Pop Rock
20h – Strong Folk – Rock e Pop
22h – Conexão Central
Domingo (21)
14h – Projeto Difusa – Clássico e Pop
16h – The Dukes – Rock
18h – Joe Tenta! – Rock
20h – Conexão Sertaneja
Veja Também Recentes

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Sarau “Difusão Literária” prevê lançamento de livros entre outras atrações neste sábado em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc realiza neste sábado (3/5), das 15h às 18h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, o sarau “Difusão Literária”. A entrada é franca e a classificação é livre. A programação prevê o lançamento dos livros “O ventre construído”, de Vanessa da Conceição; e

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse