Pesquisar No Site

Começa nesta sexta-feira o Caraguá Beer Festival 2021

Publicado em: 19/11/2021
Destaques
Começa nesta sexta-feira o Caraguá Beer Festival 2021
Começa nesta sexta-feira o Caraguá Beer Festival 2021

A Praça da Cultura (Avenida da Praia), no centro, recebe nesta sexta-feira (19) a edição 2021 do Caraguá Beer Festival. Mais de 12 mil pessoas são esperadas nos três dias de evento de cerveja e chopp artesanais que segue até domingo (20).

#PraCegoVer: Duas torneiras estão em close (Foto: Luis Gava/PMC)

Os expositores, entre cervejeiros e comerciantes do setor alimentício, dão os últimos retoques para que a festa possa ser aberta por volta das 18h, já com apresentação da banda de ‘classic rock’ Tamoios.

O comerciante Camilo Neder, do Café Prosa e Poesia, está feliz com sua segunda participação no evento. Para ele, o Beer Festival tem a característica de atrair um público diferenciado, que pede algo mais refinado, procura ouvir uma boa música e apreciar cerveja de alta qualidade.

Como vencedor do Caraguá A Gosto 2021, ele teve direito a um estande e destaca que a participação é muito importante para colocar a marca do seu comércio para o mundo. “Teremos a oportunidade de conhecer novos fornecedores de cerveja e estar reunido com amigos”.

Antonio Dirceu Pigatto Azevedo, presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Caraguatatuba (ACEAC), também se diz encantado com o Beer Festival. A entidade tem 12 membros e representa as marcas Cervejaria Mangona, Pigatto´s Beer, Empório Napa Beer, Cervejaria Guanandi, Robusta Cervejaria e Latitude 23, todas presentes no evento no estande disponibilizado pela Prefeitura de Caraguatatuba.

“Estamos felizes com o evento, tanto que após a última edição fundamos nossa associação para conseguir insumos com maior qualidade e menores preços, além de trocarmos receitas e experiências. No Beer Festival mostramos o nosso produto e a excelente qualidade das cervejas de Caraguatatuba”.

Pelos atuais padrões, ele ensina que uma cerveja pilsen pode ficar pronta em até 8 horas de preparação, não importa se 20 ou 200 litros. No processo, tem a moagem do malte e o pré-cozimento, quando se transforma em mosto. A partir daí há a filtragem, o resfriamento e a fermentação, quando é adicionada a levedura e, efetivamente, se transforma em cerveja. Depois de cinco dias de descanso da receita pronta, ela é esfriada, decantada e feito o descarte ou envasamento em garrafas, barris ou recipientes pet.

Cervejas tipo lager tem um processo maior que pode chegar a 28 dias, no mínimo, mas as mais apuradas podem levar meses nesse processo de apuração antes de serem envasadas.

#PraCegoVer: Área do espaço onde será o Beer Festival em arrumação (Foto: Luis Gava/PMC)

Após essa breve explicação, a dica é ir ao local do evento para curtir os três dias de festa que terá ainda uma vasta programação com músicos locais. Junto com a cerveja artesanal, uma Praça de Alimentação foi montada para a apreciação de aperitivos, lanches, churrasco e até doces.

O prefeito Aguilar Junior destaca que este evento visa contribuir com a retomada econômica, já que é direcionado a uma demanda cada vez mais crescente e consolidada e faz parte do Calendário Oficial de Eventos, com expressiva adesão e crescimento.

Ele disse ainda que serão seguindo todos os protocolos sanitários, como aferição de temperatura e álcool em gel, além do uso de máscara quando a pessoa estiver circulando pelo recinto.

A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, também está animada e acredita na venda de mais de 15 mil litros cervejas em três dias de festa. “Somente os produtores locais conseguem fazer mais de 3 mil litros e os de outras cidades garantem saciar a sede dos nossos visitantes”.

Além das cervejarias locais, estão confirmadas a presença de representantes de São José dos Campos, Jacareí, São Sebastião, Sapucaí-Mirim e Botucatu. Haverá ainda os trucks beers de São José dos Campos, Piracaia, Taubaté, Jacareí, Suzano, Campos do Jordão e Jundiaí.

Transporte

Lembrando que quem quiser participar do Beer Festival e não se preocupar em dirigir, a Prefeitura de Caraguatatuba deixou pontos de táxi na porta do evento e na Praça Diógenes Ribeiro de Lima. Transporte por aplicativos regulamentados também podem embarcar e desembarcar passageiro no local.

Programação musical

Sexta-feira (19)

18h – Banda Tamoios – Classic Rock
20h – Banda Jack´s – Classic Rock
22h – Zamba  – Rock a Música Eletrônica

Sábado (20)

13h – Zé Andrade – Sertanejo
14h – Choro Cinema Mudo – Choro
16h – Lua e Rodrigo – MPP e Smba
18h – Fernanda Letúria – Pop Rock
20h – Strong Folk – Rock e Pop
22h – Conexão Central

Domingo (21)

14h – Projeto Difusa – Clássico e Pop
16h – The Dukes – Rock
18h – Joe Tenta! – Rock
20h – Conexão Sertaneja

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos têm até quinta-feira (11) para se inscrever na eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (Conjuve) – gestão 2024/2026. Serão eleitos oito membros titulares e oito suplentes de seis segmentos da sociedade civil. A inscrição pode ser feita das 8h30 às

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (24) uma palestra aos alunos da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, para tratar de temas sempre em pauta nas escolas, como a prática de bullyng, uso de drogas e de cigarro eletrônico. Mais de 180 alunos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 25/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024