Pesquisar No Site

Alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam de ações promovidas por profissionais do setor cultural

Publicado em: 11/11/2021
Alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam de ações promovidas por profissionais do setor cultural
Alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam de ações promovidas por profissionais do setor cultural

Alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram nos últimos dias de ações promovidas por profissionais do setor cultural do município, beneficiados pela Lei Aldir Blanc. A lei prevê ações emergenciais e auxílio financeiro ao setor cultural, buscando apoiar profissionais da área que sofreram com os impactos da pandemia. Em contrapartida aos recursos recebidos, os favorecidos desenvolvem ações educativas e culturais que beneficiem a comunidade.

#PraCegoVer: Alunos da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, em Caraguatatuba, posam para foto com o artista Carlo Cury (Reprodução/PMC)

Em parceria com a Secretaria de Educação, duas unidades escolares da rede municipal participaram dessas ações. A EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, e a EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá.

Com alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) da EMEF Dr. Carlos, profissionais do ‘Sítio Abra de Dentro’ realizaram uma vivência na natureza com a proposta de levar os alunos a uma experiência de conexão e interação com a natureza, onde pudessem compreender como fazem parte dela e o quanto todos são integrados.

A atividade foi realizada ao ar livre, no espaço da horta educativa da unidade, onde também são realizadas atividades de educação ambiental que fazem parte do currículo pedagógico do município.

Já a turminha de alunos do ensino fundamental II (6º a 9º ano) da EMEF Luiz Ribeiro, teve a oportunidade de participar de uma visita monitorada ao Ateliê do ceramista, arquiteto e artista plástico, Carlo Cury, onde conheceram o espaço ‘Hartant’, destinado ao acervo indígena e outras peças como exemplares de cestaria, instrumentos musicais, ornamentos e cerâmica.

#PraCegoVer: Menina segura quadro com colagens exibido durante atividade do Sito Abra de Dentro com alunos da EMEF Dr. Carlos, em Caraguatatuba (Foto:Adriana Rodrigues/PMC)

A visita foi finalizada no ateliê de cerâmica do artista que mostrou sua oficina de produção, o forno à lenha para queima da cerâmica, carinhosamente apelidado de ‘Karai’ (que significa o Deus do fogo e do ruído do crepitar das chamas sagradas, em língua Tupi) e o showroom destinado à venda de objetos em cerâmica produzidos no ateliê.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância das ações culturais com os alunos. “Essas experiências levadas às unidades e as atividades externas enriquecem a formação dos nossos estudantes. As Artes, por exemplo, ajudam o indivíduo a expressar seus sentimentos. Por meio da Arte, expressão artística e suas diversas linguagens não verbais (pintura, desenho, música, teatro, escultura) é possível trabalharmos no desenvolvimento de competências cognitivas, sociais, motoras, dentre outras. Sobre a vivência na Natureza, sabemos que traz muitos benefícios para a saúde, colaborando para o desenvolvimento integral da criança: intelectual, emocional, social e físico”, concluiu.

Serviço

Sítio Abra de Dentro: Localizado na zona rural de Caraguatatuba, o local acolhe diversas ações culturais da região, agricultura familiar e permacultura, com produção de alimentos saudáveis agros ecológicos.

Contato: (12) 98226-3423 | gabimarotti@hotmail.com |

Página: https://www.facebook.com/sitioabradedentro/

Carlo Cury – Ceramista, arquiteto e artista plástico, nasceu em Piraju/SP, mas adotou a cidade de Caraguatatuba para a produção de suas peças exclusivas, inspiradas em pesquisas da cultura dos povos nativos, arte cerâmica contemporânea e na arte religiosa. É integrante-fundador do Grupo Ubuntu Caraguá Ceramistas.

Ateliê Carlo Cury: Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1.231 Martim de Sá| (12) 3882-4829 e (12) 98195-0786 |  carlocury@ig.com.br

Página: https://carlocury.blogspot.com/

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguá Segura avança para nova fase de operações integradas
Caraguá Segura avança para nova fase de operações integradas

O Caraguá Segura terá uma nova etapa de operações em Caraguatatuba, com maior troca de informações entre as forças de segurança e os setores da Prefeitura envolvidos no programa. As próximas ações foram discutidas em reunião realizada na última semana no gabinete do prefeito Mateus Silva, que também fez um

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/09/2026
Vôlei Adaptado de Caraguatatuba conquista prata e bronze no 2º Torneio da Amizade
Vôlei Adaptado de Caraguatatuba conquista prata e bronze no 2º Torneio da Amizade

As equipes masculina e feminina de Vôlei Adaptado 58+ e 68+ de Caraguatatuba participaram, no último sábado (26), do 2º Torneio Beneficente de Vôlei Adaptado – Torneio da Amizade, realizado no Centro de Apoio Educacional (CAE), no bairro Pontal da Cruz, em São Sebastião. A competição reuniu cerca de 300

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/10/2026
Teatro Mario Covas exibe espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” no dia 24 de outubro
Teatro Mario Covas exibe espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” no dia 24 de outubro

Dirigida pela atriz Ana Rosa e com texto de Paulo Afonso de Lima, o espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” chega ao Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, no próximo sábado (24), às 20h. Os ingressos custam a partir de R$ 50, com opção de ingresso promocional, que

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 19 - Arte, Cultura e Comunicação Publicado em 15/10/2026
Teatro Mario Covas exibe espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” no dia 24 de outubro
Espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” é atração no Teatro Mario Covas em outubro

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 24 de outubro (sábado), às 20h, a peça teatral “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade”, com texto de Paulo Afonso de Lima e direção da renomada atriz Ana Rosa. Em cena, Rogério Fabiano, ator e produtor do espetáculo, revive

Leia Mais Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 29/09/2026
Ação rápida da GCM recupera motocicleta roubada em Caraguatatuba
Ação rápida da GCM recupera motocicleta roubada em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba recuperou, na manhã desta quarta-feira (7), uma motocicleta Honda CG 160 Fan com registro de roubo, no bairro Travessão, Nova Caraguá I. Durante patrulhamento de rotina, a equipe recebeu do Centro de Operações Integradas (COI) a informação sobre a localização da motocicleta na

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/10/2026