Pesquisar No Site

Prefeitura amplia e moderniza iluminação pública em mais avenidas de Caraguatatuba

Prefeitura amplia e moderniza iluminação pública em mais avenidas de Caraguatatuba
Prefeitura amplia e moderniza iluminação pública em mais avenidas de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua modernizando e expandindo a iluminação em diversas vias da cidade, entre elas as avenidas que cortam os bairros do Britania, Benfica e Poiares.

#PraCegoVer: Imagem mostra o poste galvanizado com braços e luminárias instaladas (Foto: Luís Gava/PMC)

Depois das avenidas Brasília e Prudente de Morais, a modernização e ampliação da iluminação chega às avenidas Gaspar de Souza, na Praia das Palmeiras, Antonio do Rego e Ivo Gonçalves Relva, no Jardim Britânia, e Alcides Alves Pereira, no Estrela D’Alva.

De acordo com a concessionária de iluminação pública, Caraguá Luz, esses logradouros tem pista dupla e eram parcialmente iluminados em alguns trechos, de forma alternada.

Com o novo projeto, a iluminação passa a ser feita a partir do canteiro central com postes de aço galvanizado e luminárias de alto rendimento em toda a extensão das vias.

Confira as alterações e modificações realizadas em cada logradouro

Avenida Gaspar de Souza – Praia das Palmeiras

Comprimento: 513m (aproximadamente)

Como era? – Antes, no local havia 15 luminárias do tipo mercúrio com potência de 125 w. Elas foram substituídas, em 2018, por 15 luminárias LED de 60 w.

Como está? – Hoje, a via tem 30 luminárias LED de 74 w. Essas foram colocadas num poste de aço galvanizado a fogo que foi instalado, no canteiro central da via. As luminárias anteriores estavam em postes da EDP Bandeirantes. Antes da modernização, apenas um lado era iluminado. Com a colocação de dois braços, no poste, ambos os lados ganharam iluminação.

Diferencial – A modernização também contemplou a Praça que fica próxima à Avenida Gaspar de Souza, no sentido praia. Nela, foram colocadas oito luminárias LED de 90 w.

Avenida Ivo Gonçalves Relva – Jardim Britânia

Comprimento: 690m (aproximadamente) – Uma das maiores avenidas do bairro.

Como era? – Antes, no local havia 20 luminárias do tipo mercúrio com potência de 125 w. Elas foram substituídas, em 2017, por 21 luminárias LED de 36 w.

Como está? – Hoje, a via tem 42 luminárias LED de 74 w. Essas foram colocadas num poste de aço galvanizado a fogo que foi instalado, no canteiro central da via. As luminárias anteriores estavam em postes da EDP Bandeirantes.

Diferencial – Com isso, a via tem o dobro em quantidade e potência se comparado com a iluminação anterior. Segundo a Caraguá Luz, a situação do local era precária com vários trechos escuros.

Avenida Antonio do Rego – Jardim Britânia

Comprimento: 515m (aproximadamente) – Faz cruzamento com a Avenida Ivo Gonçalves Relva.

Como era? – Antes, no local havia 13 luminárias do tipo mercúrio com potência de 125 w. Elas foram substituídas, em 2018, por 13 luminárias LED de 60 w.

Como está? – Hoje, a via tem 32 luminárias LED de 74 w. Essas foram colocadas num poste de aço galvanizado a fogo que foi instalado, no canteiro central da via. As luminárias anteriores estavam em postes da EDP Bandeirantes. Antes da modernização, apenas um lado era iluminado. Com a colocação de dois braços, no poste, ambos os lados ganharam iluminação.

Avenida Alcides Alves Pereira – Estrela D’Alva

Comprimento: 280m (aproximadamente)

Como era? – Antes, no local havia seis luminárias do tipo mercúrio com potência de 125 w. Elas foram substituídas, em 2018, por seis luminárias LED de 60 w.

Como está? – Hoje, a via tem 16 luminárias LED de 90 w. Essas foram colocadas num poste de aço galvanizado a fogo que foi instalado, no canteiro central da via. As luminárias anteriores estavam em postes da EDP Bandeirantes.

Todas as luminárias LED são instaladas conforme a necessidade de cada local (rua, avenida, praça, etc.). Essa necessidade é verificada por meio de estudos que são feitos em um programa de computador.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba lança novo Currículo Municipal da Educação Infantil e fortalece política pública para primeira infância
Caraguatatuba lança novo Currículo Municipal da Educação Infantil e fortalece política pública para primeira infância

A Educação Infantil de Caraguatatuba passa a contar, oficialmente, com um documento que reúne a identidade da rede municipal, organiza as práticas pedagógicas e projeta os próximos avanços da primeira etapa da Educação Básica. Elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Apoio Pedagógico da Educação Infantil, o novo

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Sem categoria Publicado em 18/08/2026
Zona Sul de Caraguatatuba recebe Ato Cívico de 7 de Setembro e Ação Solidária
Zona Sul de Caraguatatuba recebe Ato Cívico de 7 de Setembro e Ação Solidária

Caraguatatuba celebra a Independência do Brasil na próxima segunda-feira (7) com Ato Cívico e Ação Solidária na região Sul da cidade. A programação começa às 8h, no Núcleo Esportivo Municipal “Lourenço José dos Santos” (Coliseu), no Perequê-Mirim, e une civismo, valorização da identidade local e serviços e atendimentos à população.

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 04/09/2026
Bota-Fora e Cata-Treco recolhem mais de 24 mil toneladas de materiais em Caraguatatuba
Bota-Fora e Cata-Treco recolhem mais de 24 mil toneladas de materiais em Caraguatatuba

Os serviços de Bota-Fora e Cata-Treco recolheram 24.432,18 toneladas de materiais em Caraguatatuba neste ano. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e inclui a retirada de móveis, resíduos volumosos, entulhos e outros materiais encontrados em vias públicas, terrenos, áreas verdes, margens de rios e locais inadequados.

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 11/08/2026
Judô de Caraguatatuba conquista resultados no Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata
Judô de Caraguatatuba conquista resultados no Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata

Atletas de judô de Caraguatatuba participaram, entre os dias 14 e 16 de agosto de 2026, do Campeonato Brasileiro de Judô de Veteranos e Kata, realizado no Ginásio Poliesportivo Presidente João Goulart – Arena Tartarugão, em Vila Velha (ES). A competição reuniu 374 judocas, entre homens e mulheres, representantes de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 18/08/2026
Mais bolsistas do PEAD são convocados para zeladoria dos bairros de Caraguatatuba
Mais bolsistas do PEAD são convocados para zeladoria dos bairros de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais oito bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até quarta-feira (26/8), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 24/08/2026