Pesquisar No Site

Caraguatatuba capacita 58 profissionais de saúde da Atenção Básica durante semana de combate à sífilis

Publicado em: 18/10/2021
Destaques
Caraguatatuba capacita 58 profissionais de saúde da Atenção Básica durante semana de combate à sífilis
Caraguatatuba capacita 58 profissionais de saúde da Atenção Básica durante semana de combate à sífilis

Caraguatatuba realizou diversas ações em alusão ao Dia Nacional do Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita na última semana. Elas envolveram a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) e rede de Atenção Básica de Saúde.

#PraCegoVer: Equipe da UAMI realiza ação na Praça Candido Motta (Foto: Luís Gava/PMC)

Somente na última semana (dias 13, 14 e 15), 33 enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passaram por capacitações, além de 25 médicos da rede.

No sábado (16), a UAMI realizou uma ação na Praça Candido Mota, no Centro. As pessoas que passavam pelo local recebiam panfletos e instruções de como e onde realizar os testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Durante os encontros, foram abordados assuntos como, por exemplo, o conceito de sífilis adquirida, sífilis em gestantes e sífilis congênita, quando a transmissão passa da mãe para o feto.

Outro tema muito pertinente na capacitação foi quanto ao tratamento. A sífilis, se tratada inadequadamente, pode causar uma série de complicações. Os demais assuntos foram: sinais e sintomas; tratamento; busca ativa de pacientes e de seus respectivos parceiros; tipos de exames para detecção, principalmente em gestantes.

Os profissionais também receberam orientações em relação aos protocolos de enfrentamento da sífilis, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e quais são as estratégias para prevenção e detecção precoce da infecção.

#PraCegoVer: Profissionais de saúde durante a capacitação (Foto: Luís Gava/PMC)

Os encontros foram conduzidos pelas profissionais Janaína Guedes, assessora técnica de saúde publica; Alexandra Freitas, coordenadora da Atenção Básica; Ceci Penteado, da Vigilância Epidemiológica e a médica infectologista Natalia Fernanda Bacellar.

Para a coordenadora da Atenção Básica, as informações sobre a sífilis são de utilidade pública, independente da faixa etária, da classe social e gênero. “Eu espero que os profissionais realizem as buscas ativas, que facilitem o atendimento dos parceiros e contribuam com a adesão ao tratamento de todas as gestantes”, contou.

Alexandra ainda explicou que “a doença gera consequências irreversíveis para o bebê, por isso é imprescindível que os profissionais saibam de todas as informações sobre a sífilis”.

Testes rápidos

O teste é ofertado, gratuitamente, e realizado de forma sigilosa. Ele está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a quinta-feira. Na UAMI, o teste pode ser realizado nos mesmo dias, das 9h às 15h.

Qualquer pessoa, a partir dos 12 anos, que possua uma vida sexual ativa ou que tenha sido exposta a alguma situação de risco pode fazer o teste.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que possui cura. Seu tratamento é rápido, eficaz, gratuito e está disponível em toda a rede municipal de saúde.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em adegas do município
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em adegas do município

Em ação conjunta entre a Secretaria de Urbanismo, Vigilância Sanitária e Polícia Militar, foi realizada a fiscalização de cinco adegas em Caraguatatuba, na última quinta-feira (25). Como resultado, duas adegas foram fechadas por falta de alvará de funcionamento, enquanto outras três foram interditadas por descumprimento do horário estabelecido por lei.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 26/04/2024
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos

  O 3º Geek Games será de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. É considerado o maior encontro regional dos amantes dos games e cosplays, com entrada gratuita. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo está com inscrições abertas para Arena

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Prefeitura informa mudança no local de atendimento do núcleo Morro do Algodão a partir de segunda-feira
Prefeitura informa mudança no local de atendimento do núcleo Morro do Algodão a partir de segunda-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa que a partir da próxima segunda-feira (29/04), o atendimento realizado no Núcleo do Morro do Algodão será transferido para a Central de Benefícios, situada na Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. A mudança visa oferecer uma estrutura mais

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 26/04/2024
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana

Caraguatatuba está prestes a receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre nos próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200 pilotos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024