Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza ações para profissionais da saúde sobre combate à sífilis e reforça importância do diagnóstico precoce

Publicado em: 08/10/2021
Destaques
Caraguatatuba registra oito casos de sífilis, em outubro; dado reforça importância de testes e exames
Caraguatatuba realiza ações para profissionais da saúde sobre combate à sífilis e reforça importância do diagnóstico precoce

Caraguatatuba realiza na próxima semana as ações da ‘Semana D’ em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita que é lembrado no terceiro sábado do mês. Neste ano, o dia será 16 de outubro.

#PraCegoVer: Enfermeira faz teste rápido de ISTs em paciente (Foto: Luís Gava/PMC)

As ações serão promovidas pela Secretaria de Saúde e tem como foco estimular a participação dos profissionais da saúde na luta contra a infecção. Também se espera a redução do número de casos de sífilis, ampliação da cobertura de diagnóstico e tratamento adequado, principalmente durante o pré-natal.

Serão três dias (13, 14 e 15 de outubro) de rodas de conversa voltadas aos profissionais da rede para o esclarecimento de dúvidas e discussão sobre casos e protocolos do Ministério da Saúde quanto ao tratamento e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece à pessoa que é diagnosticada com sífilis.

A fiscal de saúde pública e organizadora das ações, Ceci Oliveira, explica que é muito importante a população saber que sífilis tem cura e que o tratamento é eficaz e gratuito. “As pessoas precisam compreender a necessidade do diagnóstico precoce, por isso, é primordial procurar o serviço de saúde”, ressalta.

Ainda segundo Ceci, para as gestantes que possuem sífilis o tratamento é ainda mais necessário. Ela enfatiza que ele precisa se estender à mãe e ao parceiro. “A sífilis requer muita atenção, às vezes, é muito difícil identificar os sintomas. Ela pode causar aborto ou nascimento prematuro”.

O tratamento durante o pré-natal evita que bebê adquira problemas graves como, por exemplo, neurológicos. Por isso, Ceci reforça que fazer o teste, em qualquer período gestacional, é “extramente necessário”.

Qualquer pessoa, a partir dos 12 anos, que possua uma vida sexual ativa, ou que tenha sido exposta a alguma situação de risco, pode realizar os testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – sífilis, HIV/Aids, hepatite C e B.

Os testes são ofertados, gratuitamente, e realizados de forma sigilosa. Ele está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a quinta-feira. Na Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), eles podem ser realizados nos mesmo dias, das 9h às 15h.

Cronograma das ações

Dias 13 e 14 de outubro (para profissionais de saúde): Roda de conversa para equipes de enfermagem do Programa de Saúde da Família (PSF) das UBSs – Presença dos profissionais da Vigilância Epidemiológica do Estado.

Dia 15 de outubro (para profissionais de saúde): Roda de conversa para médicos do PSF – Presença da infectologista da rede municipal de saúde.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores

A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 17/04/2025
Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)

Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2025
Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo

Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/04/2025
Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental

Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 01/04/2025
Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França abre processo seletivo para 39 cargos
Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França abre processo seletivo para 39 cargos

O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba, abre processo seletivo para formação de cadastro reserva em 39 diferentes cargos. As inscrições serão gratuitas, realizadas unicamente via formulário eletrônico, nos dias 05 e 06 de maio de 2025, e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/04/2025