Pesquisar No Site
ADL aponta que taxa de infestação de dengue continua acima de 1% em Caraguatatuba

ADL aponta que taxa de infestação de dengue continua acima de 1% em Caraguatatuba
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba obteve nesta quarta-feira (29), o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada durante o mês de setembro, pelos agentes do controle de dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

#PraCegoVer: Uma imagem que mostra possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti (Foto: Divulgação/PMC)
Essa é a terceira ADL do ano e continua acima de 1%. O resultado aponta que a taxa de infestação do mosquito Aedes aegypti no município é de 1,7%. Esse número é inferior ao obtido na avaliação de junho, que foi de 1,8%.
Segundo o Ministério da Saúde, o resultado indica um estado de alerta. Quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.
A área ‘1’, que corresponde à região próxima ao bairro Tabatinga, na região norte, obteve a taxa mais alta de infestação do município. Ela chegou a 2,33%.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 328 amostras positivas foram coletadas pelos agentes. Ao todo, os agentes passaram por 600 quarteirões e vistoriaram 3.300 imóveis.
Dos recipientes onde estavam as amostras coletadas pelos agentes, 45% correspondem a recipientes passíveis de modificação/alteração, como plásticos, lonas, peças e sucatas, e 35% são móveis, como vasos de planta, baldes, materiais de construção, latas e frascos.
O coordenador do controle da dengue, Ricardo Fernandes, explica que esses recipientes são simples e poderiam ser facilmente limpos para a eliminação de larvas existentes. Ele reforça que “a ajuda da população no controle de criadouros é muito importante”.
Neste momento, Caraguatatuba não tem caso confirmado de dengue. Por isso, os agentes não irão realizar os bloqueios mecânicos que consistem na orientação e informação sobre casos de dengue.
Como ainda não há novos casos da doença, a Secretaria de Saúde irá intensificar as vistorias em imóveis no bairro da Tabatinga, justamente por conta do resultado da ADL.
Veja Também Recentes

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área