Pesquisar No Site

Pediatra Zan Mustacch aponta que 3% população nascem com alguma deficiência por fatores ambientais e genéticos

Com pandemia e desemprego, número de denúncias de violências contra idosos e PcD quase dobra
Pediatra Zan Mustacch aponta que 3% população nascem com alguma deficiência por fatores ambientais e genéticos

O médico geneticista e pediatra, Zan Mustacch, responsável pelo Ambulatório de Genética do Hospital Infantil Darcy Vargas, Diretor Clínico do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP) e presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em palestra online, encerrou a 9ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências na última sexta-feira (27), apontando que 3% população nascem com alguma deficiência devido a fatores ambientais e genéticos.

#PraCegoVer: Foto do médico Zan Mustacch. Homem de 72 anos, com barba e cabelos grisalhos ralos. Usa óculos (Divulgação)

Durante a palestra ‘Genética e prevenção às deficiências, o médico explicou, ainda, que gestantes têm 15% de chance de sofrer um aborto espontâneo em algum momento da gestação.

“Durante a gestação, vários fatores poderão determinar algum modelo de comprometimento ao feto. Um deles é tomar remédios sem orientação médica. Outra dica importante é não se submeter a nenhum exame de raio-X durante a gravidez, pois a radiação ionizante pode afetar mãe e o feto. Caso haja necessidade, que seja usada proteção em todas as partes do corpo que não precisam se submeter ao raio-X principalmente durante a gravidez”, ressaltou.

No decorrer de toda as fases da vida, o geneticista recomendou que crianças e adultos, ao passarem por exames de raio-X, devem estar sempre com proteção antirradiação nas demais partes do corpo que não necessitem do exame.

Outra causa de nascimento de pessoas com deficiência são os casamentos consanguíneos, ou seja, entre parentes.

“A consanguinidade no nosso país, com certeza pode ser causa de deficiências. Em cidades pequenas é muito comum matrimônio entre familiares. Esse fator pode causar de 9% a 10% de problemas genéticos no primeiro filho do casal. No segundo, esse número aumenta para 25%” e isso preocupa muito”, disse.

Alimentação inadequada durante a vida, principalmente durante a gestação, infecções severas por sífilis, rubéola, entre outras, uso de produtos tóxicos também são causas importantes para alterações genéticas como cegueira, surdez, microcefalia, problemas no coração, etc.

“Fundamental uma boa alimentação, um ambiente adequado, o prazer de viver para o bom crescimento e desenvolvimento em todas as fases da vida. Uma dica importante é que homens e mulheres façam suplementação de ácido fólico antes de decidirem ter filhos”, disse o pediatra.

Exames Preventivos

É altamente aconselhável, principalmente aos que planejam ter filhos, realizar exames para detectar doenças infecciosas venéreas e avaliar o nível de saúde do aparelho reprodutor dos pais.

Exame Qualitativo de Saúde Conjugal. É altamente aconselhável, principalmente aos que planejam ter filhos, realizar exames para detectar doenças infecciosas venéreas e avaliar o nível de saúde do aparelho reprodutor dos pais. Os exames após o casamento devem ser repetidos de acordo com a necessidade do casal, mas pode ser feito a cada seis meses para exames de sorologias e anual para exames como papanicolau, ultrassonografias, próstata.

Exames para os Homens: Espermograma, em todas as idades, exame da próstata, acima dos 40 anos. Exames para as Mulheres: Papanicolau, colposcopia oncótica, colpocitologia, ultrassonografia transvaginal e mamografia. Exames para o Casal: hemograma completo (glicemia, anemia, colesterol, hepatites, triglicérides, tipo sanguíneo, fator Rh, hormônios), exame anti-HIV, anti-HPV, Sífilis, exame de fezes e urina.

A 9ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências de Caraguatatuba foi realizada pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), entre os dias 23 e 27 de agosto, com palestras online.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando serviços de limpeza e operação Bota-fora em bairros das regiões Centro e Norte do município. Entre os bairros da região Norte está o Garden Mar, que recebeu esta semana equipes da Sesep em todas as suas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, dará continuidade à regularização dominial das ocupações de terras devolutas no município, localizadas no bairro Porto Novo. Trata-se de um processo antigo, de quando o Município firmou convênio com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo –

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e também a navegação. A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento e para a construção dos molhes Norte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (12) para limpeza e tratamento da piscina grande. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (15) após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024