Pesquisar No Site
Reciclagem de bitucas de cigarro é alternativa para geração de renda em Caraguatatuba

Reciclagem de bitucas de cigarro é alternativa para geração de renda em Caraguatatuba
O projeto da Prefeitura de Caraguatatuba de reciclagem de bitucas de cigarro já apresenta resultados. Na última quinta-feira (12), entidades sociais receberam capacitação para aprender a utilizar o material reciclado em oficinas de artesanato como fonte de geração de renda.

#PraCegoVer: Representantes das entidades sentados assistindo secretária de Meio Ambiente explicar sobre o projeto (Foto: Rebecca Bonanate/PMC)
Em dois meses de projeto, mais de 17 mil bitucas de cigarro foram coletadas. O material recolhido foi enviado para uma usina de reciclagem de bitucas, onde foi descontaminado e transformado em massa celulósica (papel).
Agora, entidades sociais podem reutilizar o material em projetos de artesanato com a população, podendo gerar renda com a confecção de enfeites, blocos de nota, cadernos, entre outros.
A capacitação contou com a participação das entidades sociais Casa Beija Flor, Casa da Amizade – Rotary Club, Pastoral da Criança, Comunidade Terapêutica Restitui e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
A oficina foi ministrada pela empresa Papel do Quintal, que atua há quase 20 anos com reaproveitamento de fibras naturais e rejeitos. Na capacitação foi mostrado o passo a passo de maneira artesanal.

#PraCegoVer: Participantes durante aula de manipulação da massa celulósica (Foto: Rebecca Bonanate/PMC)
Os coletores de bitucas foram instalados em nove pontos da cidade: Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico ‘Mirante do Camaroeiro’, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão. Nas praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha foram colocados cinzeiros de praias confeccionados com bambu.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Conselho Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Poiato Reciclagem, a única no mundo patenteada para reciclagem do material.
A secretária de Meio Ambiente, Tatiana Soares Scian, explica que a bituca de cigarro representa uma quantia significativa dos resíduos coletados nas ações de limpeza de praias. “Com esse projeto, conseguimos transformar um problema ambiental, que é o descarte incorreto das bitucas altamente tóxicas, em uma solução socioambiental. As instituições serão beneficiadas com o material limpo e reciclado oriundo da bituca e podem transformá-lo em artesanato”, disse.
Entidades interessadas na parceria podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pelo telefone: 3897-2530.
Veja Também Recentes

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.