Pesquisar No Site

Reciclagem de bitucas de cigarro é alternativa para geração de renda em Caraguatatuba

Reciclagem de bitucas de cigarro é alternativa para geração de renda em Caraguatatuba
Reciclagem de bitucas de cigarro é alternativa para geração de renda em Caraguatatuba

O projeto da Prefeitura de Caraguatatuba de reciclagem de bitucas de cigarro já apresenta resultados. Na última quinta-feira (12), entidades sociais receberam capacitação para aprender a utilizar o material reciclado em oficinas de artesanato como fonte de geração de renda.

#PraCegoVer: Representantes das entidades sentados assistindo secretária de Meio Ambiente explicar sobre o projeto (Foto: Rebecca Bonanate/PMC)

Em dois meses de projeto, mais de 17 mil bitucas de cigarro foram coletadas. O material recolhido foi enviado para uma usina de reciclagem de bitucas, onde foi descontaminado e transformado em massa celulósica (papel).

Agora, entidades sociais podem reutilizar o material em projetos de artesanato com a população, podendo gerar renda com a confecção de enfeites, blocos de nota, cadernos, entre outros.

A capacitação contou com a participação das entidades sociais Casa Beija Flor, Casa da Amizade – Rotary Club, Pastoral da Criança, Comunidade Terapêutica Restitui e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

A oficina foi ministrada pela empresa Papel do Quintal, que atua há quase 20 anos com reaproveitamento de fibras naturais e rejeitos. Na capacitação foi mostrado o passo a passo de maneira artesanal.

#PraCegoVer: Participantes durante aula de manipulação da massa celulósica (Foto: Rebecca Bonanate/PMC)

Os coletores de bitucas foram instalados em nove pontos da cidade: Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico ‘Mirante do Camaroeiro’, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão. Nas praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha foram colocados cinzeiros de praias confeccionados com bambu.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Conselho Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Poiato Reciclagem, a única no mundo patenteada para reciclagem do material.

A secretária de Meio Ambiente, Tatiana Soares Scian, explica que a bituca de cigarro representa uma quantia significativa dos resíduos coletados nas ações de limpeza de praias. “Com esse projeto, conseguimos transformar um problema ambiental, que é o descarte incorreto das bitucas altamente tóxicas, em uma solução socioambiental. As instituições serão beneficiadas com o material limpo e reciclado oriundo da bituca e podem transformá-lo em artesanato”, disse.

Entidades interessadas na parceria podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pelo telefone: 3897-2530.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira

Estabelecimentos interessados em participar do 3º Festival Geek Games têm até sexta-feira (19) para realizar as inscrições. O evento será realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. São disponibilizados até oito espaços destinados a lojas comerciais de produtos geek. Caso o número

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou esta semana uma atividade em grupo no Centro Comunitário Calixto Leandro, CRAS Massaguaçu, com o tema “O Planeta Precisa da Sua Ajuda. Preserve. Faça Sua Parte”. A atividade contou com o renomado biólogo José Donizeti de Oliveira Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água Publicado em 19/04/2024
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e também a navegação. A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento e para a construção dos molhes Norte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024