Pesquisar No Site
Inscrições abertas para workshop ‘Economia Criativa e Desenvolvimento Territorial – Um debate sob medida para o Litoral Norte’
Inscrições abertas para workshop ‘Economia Criativa e Desenvolvimento Territorial – Um debate sob medida para o Litoral Norte’
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), está com inscrições abertas para o workshop ‘Economia Criativa e Desenvolvimento Territorial – Um debate sob medida para o Litoral Norte’.
Os interessados em participar do workshop devem realizar inscrição pelo formulário online: http://bit.ly/debate_economiacriativa_inscrições. Ministrada pela especialista em economia criativa Ana Carla Fonseca, a oficina será realizada terça-feira (8/6), a partir das 18h, via ferramenta de reunião virtual.
Durante o encontro, a palestrante realizará um bate papo com os empreendedores e gestores da economia criativa sobre os desafios enfrentados pelo segmento, além de tratar sobre as tendências que se apresentam para os negócios e o turismo.
“Esta é uma oportunidade para conhecermos experiências de territórios que vêm se transformando a partir da valorização de sua identidade e da articulação de seus agentes”, declarou Ana Carla.
Sobre Ana Carla Fonseca
Ana Carla Fonseca é diretora da Garimpo de Soluções, profissional de referência em economia criativa, cidades criativas e negócios criativos, é administradora pública da Fundação Getulio Vargas (FGV), onde se formou aos 20 anos; Economista, mestre cum laude em administração, doutora em urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), onde realizou a primeira tese do país sobre cidades criativas, que foi eleita melhor tese prática do biênio, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral.
Liderou projetos em multinacionais por 15 anos, 10 dos quais para a Unilever, na América Latina, em Londres e Milão. Consultora e conferencista em cinco línguas e 32 países, é assessora para o BID e a ONU, tendo colaborado para as três edições do Creative Economy Report e organizado diferentes missões e relatórios internacionais em economia criativa.
Escreveu livros inovadores, como Marketing Cultural e Financiamento da Cultura, Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (pioneiro no tema e agraciado com o Prêmio Jabuti 2007) e Cidades Criativas (finalista do Prêmio Jabuti 2013); e organizou e co-editou livros digitais de escopo global, e.g. Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento (2008), primeira obra mundial com esse recorte e Cidades Criativas – Perspectivas (2009).
Concebeu e co-realizou consultorias de projetos e planos de economia criativa e cidades para governos, no exterior e no Brasil, a exemplo da participação no Plano de Economia Criativa do Estado de São Paulo, do Plano de Economia Criativa do Vale do Ribeira, da coordenação técnica do projeto Território Criativo DF e da cocuradoria do primeiro ano de ocupação da Arena de Economia Criativa do Farol Santander.
Presença frequente como comentarista ou entrevistada na TV Cultura, é curadora de congressos internacionais em economia, cultura e cidades, Diretora de Conteúdo da ExpoGestão desde 2006, membro dos conselhos consultivos da Virada Sustentável, do Instituto Adus de Reintegração do Refugiado, da Confederação Brasileira dos Desportos na Neve, do Instituto pelo Diálogo Intercultural, do Comitê de Avaliação das Organizações Sociais de Cultura do Estado de São Paulo e do Wellbeing Cities Award (Canadá).
Em 2013, venceu o Prêmio Claudia em Negócios e foi apontada pelo jornal El País Brasil como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.
Veja Também Recentes
Estudantes da rede municipal de Caraguatatuba se destacam em desafios de matemática, ciência e astronomia
A curiosidade virou competição e o conhecimento rendeu troféus para 39 estudantes da rede municipal de Caraguatatuba. Eles foram premiados na quarta-feira (23), no Teatro Mario Covas, durante a cerimônia do projeto Mentes Brilhantes 2026, que reuniu disputas de Matemática e Geografia, além de atividades de Astronomia e da Mostra
Prefeitura atua para preservar áreas públicas no Jardim das Palmeiras em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba retirou materiais depositados irregularmente em três terrenos públicos no loteamento Jardim das Palmeiras, na esquina da Avenida Manoel Avelino dos Santos com a Alameda das Medusas, nesta terça-feira (20). A Secretaria de Urbanismo coordenou a ação para impedir novos depósitos irregulares e evitar possíveis tentativas de
Prefeitura capacita 2,6 mil servidores da rede de ensino de Caraguatatuba em curso de Primeiros Socorros
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba promoveu o curso de Primeiros Socorros para 2.600 servidores da rede de ensino, entre professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, inspetores de aluno e gestores das 64 unidades escolares do município, entre julho de 2025 e outubro de 2026. O treinamento
Caraguatatuba conta com 113 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 113 vagas de emprego nesta segunda-feira (28), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Caraguatatuba é campeã invicta no Campeonato da Federação Paulista Regional de Basquete
A equipe masculina de basquete Sub-18 de Caraguatatuba conquistou, na última sexta-feira (2), o título do Campeonato da Federação Paulista Regional. Na decisão, disputada em Taubaté, os atletas caraguatatubenses venceram Guaratinguetá por 72 a 56 e encerraram a competição com 100% de aproveitamento. A campanha contou com sete jogos e