Pesquisar No Site

Caraguatatuba inicia entrega de 130 aparelhos auditivos para pacientes do setor de reabilitação do CEM

Publicado em: 28/04/2021
Caraguatatuba inicia entrega de 130 aparelhos auditivos para pacientes do setor de reabilitação do CEM
Caraguatatuba inicia entrega de 130 aparelhos auditivos para pacientes do setor de reabilitação do CEM

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou hoje (28) a entrega de 130 aparelhos auditivos para pacientes do setor de reabilitação auditiva do Centro de Especialidades Médicas (CEM).

#PraCegoVer: Imagem mostra uma fonoaudióloga segurando o aparelho auditivo (Foto: Luís Gava/PMC)

Ao todo, 68 pacientes serão beneficiados. Desses, 62 possuem perda auditiva bilateral, por isso necessitam de dois aparelhos, e seis com perda unilateral. Nesse caso, o paciente recebe apenas um aparelho.

Por conta da pandemia da Covid-19, a distribuição dos aparelhos será realizada em pequenos grupos de até quatro pessoas, podendo estar acompanhado por apenas um familiar. Serão atendidas 16 pessoas ao dia, quatro por hora.

Um dos contemplados é o pai de Aguida dos Santos, 43 anos. Seu Benvindo Pereira dos Santos, 80 anos, recebeu dois aparelhos na manhã desta quarta-feira (28).

#PraCegoVer: Imagem mostra uma fonoaudióloga colocando o dispositivo em seu Benvindo (Foto: Luís Gava/PMC)

Ao ver que o pai estava conseguindo ouvir melhor, Aguida se emocionou. Ela contou que “não via a hora de ver ele com esses aparelhos, porque é mais segurança pra todos nós”.

Para Lúcia Vosso Dias, 51 anos, a partir de agora a comunicação dentro de casa entre ela e a mãe, Filomena Gomes Vosso, 78 anos, ficará muito melhor.

Assim como seu Benvindo, a paciente possui uma perda auditiva bilateral que, segundo a filha, dificulta ainda mais a compreensão. “Esses aparelhos vão dar mais qualidade de vida pra minha mãe; isso é saúde”, afirmou.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, acompanhou as primeiras entregas do dia, incluindo a dona Filomena e de seu Benvindo. Ao lado do secretário de Saúde, Gustavo Boher, ele enfatizou a importância dos aparelhos. “Pra gente é uma alegria; é mais qualidade de vida e traz segurança para os que necessitam do dispositivo”, completou.

#PraCegoVer: Pacientes e familiares recebem instruções de como utilizar o aparelho (Foto: Luís Gava/PMC)

Após a entrega, o paciente já sai utilizando o aparelho. Segundo o coordenador do setor de reabilitação, Paulo Malta, “o dispositivo possui um regulador digital que está adaptado conforme o resultado da audiometria do paciente”.

Com o auxílio do familiar, ele deverá seguir todas as instruções sobre o manuseio e cuidados que deve ter durante e depois do uso. “Por isso solicitamos que o paciente venha acompanhado por um familiar”, disse o coordenador.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o investimento total nesses aparelhos auditivos gira em torno de 90 mil reais, sendo integralmente custeados com recursos do município.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024
1
2ª Etapa do Brasileiro de Moto Aquática é neste final de semana em Caraguatatuba

A praia do Cento de Caraguatatuba recebe a partir desta sexta-feira (12), a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática, chamada de National Cup 2024. Aberto ao público de forma gratuita, o evento segue até domingo (14), próximo à Praça da Cultura, com instalação de arquibancada para que os

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou esta semana uma atividade em grupo no Centro Comunitário Calixto Leandro, CRAS Massaguaçu, com o tema “O Planeta Precisa da Sua Ajuda. Preserve. Faça Sua Parte”. A atividade contou com o renomado biólogo José Donizeti de Oliveira Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água Publicado em 19/04/2024
Prefeitura encontra mais focos de descarte irregular e pede ajuda da população no combate à prática
Prefeitura encontra mais focos de descarte irregular e pede ajuda da população no combate à prática

A Prefeitura de Caraguatatuba mais uma vez volta a fazer um apelo à população que entre na campanha contra o descarte irregular de inservíveis, lixo e entulhos. A foto que ilustra esta página é de uma área no bairro do Tinga, região Centro/Norte da cidade. Trata-se de um ponto onde

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 25/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (12) para limpeza e tratamento da piscina grande. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (15) após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024