Pesquisar No Site
Agentes do CCZ realizam avaliação para indicar nível de infestação de dengue em Caraguatatuba
Agentes do CCZ realizam avaliação para indicar nível de infestação de dengue em Caraguatatuba
Os agentes de controle da dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, percorrendo as ruas e bairros do município para a realização da primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2021.

#PraCegoVer: Agente de controle da dengue faz vistoria em quintal de uma residência (Foto: Divulgação/PMC)
A última avaliação, realizada em novembro do ano passado, indicou que o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti da cidade era de 2,4% que, segundo o Ministério da Saúde, é considerado como um estado de alerta.
De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.
Cerca de 3 mil imóveis, que foram escolhidos por meio de um sorteio no próprio site do Ministério da Saúde, receberão a visita dos agentes do CCZ. As casas são selecionadas por quarteirão e cada um deles possuem cinco casas. A previsão é que o resultado da ADL saia ainda no final de abril.
Nesta segunda-feira (23), os agentes realizam a ADL na região central. Na terça-feira (24), a avaliação será na Martim de Sá. As atividades são ocorrem das 8h às 14h.
Em relação aos cuidados com a Covid-19, o coordenador do controle da dengue, Ricardo Fernandes, disse que “os agentes seguem as orientações do Ministério da Saúde e evitam entrar em residências onde vivem pessoas com comorbidades e idosos, além daqueles que estão com suspeita da doença ou confirmados”.
Vale ressaltar que os agentes do CCZ seguem os protocolos de segurança e as medidas contra a Covid-19, como o uso de máscaras e o distanciamento entre eles e o morador.
Ações de combate à dengue
Além da ADL, o CCZ organizou uma equipe para continuar com as ações de combate à dengue no Poiares. No local, os agentes realizam o bloqueio mecânico de um caso positivo da doença.
Esse tipo de ação inclui a eliminação de criadouros com a remoção, colocação de barreiras e gerenciamento de materiais para prevenir o acúmulo de água em recipientes.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, Caraguatatuba registrou, até esta segunda-feira (26), 10 casos de dengue. Outros 41 casos ainda aguardam resultado.
Veja Também Recentes
Mutirão de limpeza recolhe mais de 380 itens de plástico na Praia do Porto Novo, em Caraguatatuba
A última sexta-feira (9) foi marcada por uma ação de conscientização ambiental na Praia do Porto Novo, em Caraguatatuba. O mutirão de limpeza, apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em parceria com os institutos Argonauta e Supereco, retirou 383 itens de plástico da
Decreto municipal transfere ponto facultativo do Dia do Servidor para 30 de outubro em Caraguatatuba
O Dia do Servidor Público é comemorado anualmente em 28 de outubro, mas o Decreto Municipal nº 2.592, de 25 de setembro de 2026, alterou a data do ponto facultativo para o dia 30 de outubro (sexta-feira) no âmbito da Prefeitura de Caraguatatuba. De acordo com o decreto, publicado na
Prefeitura atua para preservar áreas públicas no Jardim das Palmeiras em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba retirou materiais depositados irregularmente em três terrenos públicos no loteamento Jardim das Palmeiras, na esquina da Avenida Manoel Avelino dos Santos com a Alameda das Medusas, nesta terça-feira (20). A Secretaria de Urbanismo coordenou a ação para impedir novos depósitos irregulares e evitar possíveis tentativas de
Banco de Alimentos de Caraguatatuba recebe reconhecimento estadual por ações de combate à fome e desperdício
A equipe do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba participou, no último dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, da cerimônia do Prêmio Josué de Castro – Edição 2026, que reconhece iniciativas e pesquisas de destaque no combate à fome e na promoção da segurança alimentar e nutricional. Na
Vôlei feminino de Caraguatatuba conquista ouro e prata nas categorias Sub-13 e Sub-15
O projeto Caraguá Agita Esportes 2026 movimentou diferentes espaços esportivos de Caraguatatuba no último fim de semana, com partidas de diversas modalidades e categorias. A programação reuniu 12 equipes e 160 atletas, além de atrair cerca de 300 pessoas aos locais das competições. Ao longo de 24 horas de jogos,