Pesquisar No Site

Com 16% da população com mais de 60 anos, Caraguatatuba não recebe doses de vacina suficientes

Publicado em: 15/02/2021
Com 16% da população com mais de 60 anos, Caraguatatuba não recebe doses de vacina suficientes para idosos
Com 16% da população com mais de 60 anos, Caraguatatuba não recebe doses de vacina suficientes

Caraguatatuba é a cidade da região o com maior número de idosos proporcionalmente à população, sendo um total de 20.856 pessoas com mais de 60 anos, o que significa 16% dos 123 mil habitantes. De acordo com o censo mais atual do IBGE, cidades como São José dos Campos possuem 9% e São Sebastião cerca de 8% de idosos.

Desde o início da pandemia do coronavírus a Organização Mundial de Saúde tem divulgado que o principal grupo de risco são as pessoas de mais de 60 anos e, assim como em outros municípios, Caraguatatuba tem recebido doses insuficientes para os idosos.

Este número de mais de 20 mil idosos é o número oficial, de acordo com o cadastro do portal e-SUS. Mas o município acredita que seja ainda maior, em razão daqueles que não usam o sistema e nunca se cadastraram, mas que agora têm direito à vacina da COVID-19.

Para a faixa etária de maiores de 90 anos a cidade recebeu 400 doses e já foram vacinados até agora 255. A Secretaria de Saúde do município estima aplicar o imunizante para mais de 400 idosos nesta faixa etária, pois muitos deles possuem segunda residência em Caraguatatuba e estão em isolamento social na cidade.

Já na faixa etária de 85 a 89 anos, a cidade recebeu apenas 545 doses do Governo do Estado para vacinar 821 idosos nesta idade. A Secretaria de Saúde terá que adotar um esquema diferenciado para a vacinação que se inicia na segunda-feira (15/02): vacinando por idade, primeiramente só os idosos de 89 anos, depois só os de 88 anos e assim sucessivamente até chegar aos de 85 anos.

A principal preocupação por essa defasagem nas doses de vacina é que os idosos com mais de 60 anos são as principais vítimas da COVID-19 na cidade, com mais de 85% dos óbitos. Entre as comorbidades mais comuns estão hipertensão, diabetes, doença renal, problemas cardíacos, entre outros.

Devido a estes números preocupantes, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba já oficiou o Governo do Estado para envio de mais doses para acelerar a aplicação da vacina neste grupo de risco.

A cidade dos idosos

O motivo para idosos escolherem a cidade de Caraguatatuba como lugar para se viver tem explicação, tanto que a cidade foi destaque no Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), que tem como objetivo avaliar o preparo de 876 municípios brasileiros para a longevidade da população.

O estudo foi feito pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e o município está em 19° lugar no ranking de grandes cidades, que é composto pelos 300 municípios brasileiros com maior número de habitantes analisados no estudo.

A composição geral do estudo é baseada em sete variáveis: indicadores gerais, cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho, além de cultura e engajamento.

Além da iniciativa privada, Caraguatatuba possui um sistema de saúde pública bem estrutura e é exemplo de espaços públicos criados para atender essa população como o CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), local que atendia antes da pandemia, mensalmente, cerca de 2 mil idosos em mais de 50 atividades culturais e esportivas. Conta ainda com as academias ao ar livre, realiza atendimento em casa com medicamentos e equipes do Programa Melhor em Casa da Secretaria da Saúde, além de abrigar o Programa Praia Acessível que proporciona lazer aos idosos nas praias.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

título eleitoral Foto divulgação TRE-AL
Eleitores de Caraguatatuba têm até dia 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar título eleitoral

O prazo para solicitar o título eleitoral pela primeira vez, transferir ou regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio (quarta-feira), no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já tem a

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 23/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para turmas de futevôlei no Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para turmas de futevôlei no Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu novas turmas de futevôlei no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG). As inscrições já estão abertas. O professor Fabio Lunardi será o responsável por ministrar as aulas, realizadas todas as sextas-feiras, das 13h30 às 14h30, das 14h30

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/04/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024